Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

1 Corinthians 10:12

1 Corinthians 10:12 "Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia"

 

Uma forma de honrarmos ao SENHOR é permanecermos firmes NELE, e seus MANDAMENTOS, pois neles encontramos socorro para dias complicados, até mesmo para discernirmos acerca das coisas que nos vêm como propostas.

O ensino de Paulo nos deixará conscientes da possibilidade de cairmos, seja pela soberba, seja pela tentação que nos invade os sentidos por nos agradarem.

Acresce ao ensino desta VERDADE as questões que envolveram os israelitas, em suas teimosias, murmurações, e consideremos o que o apóstolo diz, que as “ocorrências vieram para nos alertar, servir de exemplo, para não sermos alvos dos castigos que sobrevieram a eles.

Paulo diz que ninguém que é tentado diga que foi assim “por culpa de DEUS”!

O deserto se alimentou de muitos deles, posto que ficaram “prostrados ali” (10:5), e assim vieram a desaparecer do relato de bom testemunho, pois “DEUS não se agradou deles” (10:5).

Quando pensamos em idolatria logo viajamos no “bezerro”, mas a grande idolatria era produto de desobediência e falta de confiança NAQUELE que os livrou das garras de Faraó.

E assim percorremos o nosso deserto, como quem está “vivendo os últimos dias” (10:11) e nestes precisamos resistir de modo digno, a fim de não ficarmos prostrados como aqueles do passado.

Por isso pensar em “estar em pé” é falacioso quando não temos em nosso coração a motivação de viver pela VERDADE e em tudo obedecer.

A beleza de todos os ESCRITOS BÍBLICOS é que DEUS não nos abandona, sem mostrar sua presença conosco: "Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar" (10:13).

Firme seus pensamentos e vontades em CRISTO, como que olhando para aquela “serpente levantada no deserto” (10:9), sendo uma figura de CRISTO, que veio para a cura das nações e em especial, do seu povo.

Para isso sem soberba e sabendo que nossa carne é fraca, e que muito do que consideramos lícito (10:23), não nos convém: “ queremos, porventura, provocar a zelos o Senhor? Acaso, somos mais fortes do que ELE? (10:22).

Cuide, se está se achando poderoso; cuide, se está achando que não cai; cuide, se pensa ser forte o suficiente para ser tentado e resistir; cuide, pois os “demônios” estão à espreita (10:18-21) – a isto Paulo chamará de IDOLATRIA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário