Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de julho de 2023

Atos 17:7

Atos 17:7 "Todos estes procedem contra os decretos de César, afirmando ser Jesus outro rei"

 

Grandes mentiras, péssimos resultados.

Eis que a colheita em breve virá.

Os judeus, ou qualquer outra nação opressora do cristianismo autêntico, saberá no DIA DO JUÍZO o preço que será estimado pelas cabeças que foram mortas durante a história (1 Coríntios 6:2,3).

Nos dias de JESUS estavam acusando-o de blasfêmia por chamar-se DEUS, REI e MESSIAS.

INVEJOSOS ou cheios de raiva ou fervente ciúme, ódio, raiva – sentimento lindo para os tais judeus.

Complicado lidar com esta turma.

O orgulho judeu é abatido no ano 70.

Por menos que isso, poderiam eles ser presos e condenados, mas isto é para o DIA DO SENHOR.

Enquanto isso, na terra dos homens, até no presente século XXI, posicionam-se os servos de satanás contra o REINO e seu CRISTO.

Condenam a PALAVRA DE DEUS, a mesma que por muitos anos esteve à frente dos lares e instituições.

Mas o sistema implantado e em implantação pelo anticristo, já vencido e condenado (saiba-se disso), prospera em perseguir e criticar os cristãos pela sua conduta bíblico-conservadora.

Esperado uma piora, posto que as aflições estarão sendo realidade, e que tendem a ser aumentadas.

Mas a palavra de consolo é que "Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós" (Romanos 8:18), pois Ele virá não apenas consolar os seus, mas regatá-los numa RESSURREIÇÃO INCRÍVEL.

E os tais causadores de males ao povo de DEUS que se preparem para um tempo eterno no LAGO DE FOGO e ENXOFRE que lhes foi prometido, assim como o CONSOLO e a GLORIFICAÇÃO aos cristãos.

QUEM são os tais: Os judeus Ἰουδαῖος, porém δέ, movidos de inveja ζηλόω , trazendo consigo προσλαμβάνω alguns τίς homens ἀνήρ maus πονηρός dentre a malandragem ἀγοραῖος, ajuntando a turba ὀχλοποιέω , alvoroçaram θορυβέω a cidade πόλις e τέ, assaltando ἐφίστημι a casa οἰκία de Jasom Ἰάσων, procuravam ζητέω trazê-los ἄγω αὐτός para εἰς o meio do povo δῆμος (Atos 17:5)


Atos 17:3-5

Atos 17:3-5 “Arrazoou com eles acerca das Escrituras... este é o Cristo, Jesus, que eu vos anuncio... alguns deles foram persuadidos e unidos a Paulo e Silas, bem como numerosa multidão de gregos piedosos e muitas distintas mulheres”

 

Muitas vezes em nossas reuniões, inclusive na igreja, saímos como entramos, como se a pregação fosse para aquela hora da audição e pronto – cumprido o rito.

Mas muitos dos que ouviam Paulo acabavam indo atrás deles, numa tentativa de encher-se ainda mais do conhecimento de CRISTO.

A deficiência da igreja hoje é dotar-se de planos, estratégias, modismos, danças, músicas e tc e ainda não ter em mente a riqueza da PALAVRA que ora é exposta e que é a ÚNICA fonte de conversão e edificação.

Sim!

É lícito termos adereços agregados ao culto, até por uma questão estética, mas o VAZIO em que se encontra a igreja institucional é exatamente porque “vestes e danças”, bons sons, gritos e quedas não preenchem o vazio das almas, tampouco as transformam.

Tais coisas terão peso tenebroso dentro em breve, quando outras modas, permissivas, de aceitação de tudo no culto, acabarão depondo contra o falso cristão que ali está, posto que deram portas abertas a uma coisa e depois no rastro vieram muito mais coisas assustadoras – e a PALAVRA, sendo proibida por falar contra toda esta baderna instalada.

Quer cair? Quer voar? Quer subir nas paredes? Quer um paletó voador? Quer uma saliva ungida? Quer o que mais para entender o perigo de tais práticas?

As pessoas se agregavam, inclusive judeus, aos apóstolos, que muitas vezes eram presos e apanhavam, porque apontava para uma religiosidade fétida e sem sentido, mesmo a prática judaica com que Paulo arrazoava, ou seja, discutia fervorosamente.

Não quer dor de cabeça?

Então a última coisa que você deve fazer é chamar seu caixote cheio de gente de igreja.

Pense no que atraiu as multidões a Paulo senão a PALAVRA DE DEUS e JESUS CRISTO sendo pregado.

LEIA COM ATENÇÃO estes dois versos:

"E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos" (Atos 4:12)

"Porquanto não me envergonho do Evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que nele crê; primeiro do judeu, assim como do grego" (Romanos 1:16)

Pessoas que ouvem o EVANGELHO ou são transformadas pela CONVERSÃO ou serão lançadas no inferno pela mesma PALAVRA, mas que as condenará.

E pense em sua vida, como crente, como testemunha, como pregador ou o que quer que seja.

 

 

 

 

 

Atos 16:37-39

Atos 16:37-39 " Paulo, porém, lhes replicou: Sem ter havido processo formal contra nós, nos açoitaram publicamente e nos recolheram ao cárcere, sendo nós cidadãos romanos; querem agora, às ocultas, lançar-nos fora? Não será assim; pelo contrário, venham eles e, pessoalmente, nos ponham em liberdade.  Os oficiais de justiça comunicaram isso aos pretores; e estes ficaram possuídos de temor, quando souberam que se tratava de cidadãos romanos.  Então, foram ter com eles e lhes pediram desculpas; e, relaxando-lhes a prisão, rogaram que se retirassem da cidade. “

 

Complicado este Paulo, pois recebe a carta de soltura e ao invés de sair, vai mostrar-se o cidadão romano que era.

Claro que tudo tinha fundamento, pois isto o levaria seguro a outros locais, inclusive às autoridades a quem estava desejoso de falar.

Qualquer pessoa teria o grito de liberdade na garganta, ainda mais depois do ato sobrenatural do terremoto.

Mas era Paulo.

Eram apóstolo.

Assim como nosso SENHOR poderia ter dado cabo de todos os seus opressores num ato de sua VOZ, como fizera ao mar agitado, aprouve cumprir-se os propósitos para os quais foram designados.

Hoje, em nosso país e no mundo, vivemos um surto de iniquidade que tem sugerido uma ditadura sistêmica, e em progresso, dando ideias ainda maior de um governo dominado por satanás, aquele príncipe deste mundo que está julgado, mas que ainda se debate em sua derrota, trazendo perseguição a humanos.

A maior vocação do ser humano é pelo próprio bem-estar.

Porém, será que é isto que DEUS requer de nós, um silêncio intimidado pelo “mal”?

Bem, precisamos entender propósitos e tempos de cada ser humano que nasce sobre a terra, a fim de que extraiamos de VONTADE, e assim não nos acovardarmos diante das opressões.

Talvez não vejamos senão mortes e judiação.

Mas ainda assim é possível ter na mente o louvor e a oração, que romperam as cadeias e trouxeram a Paulo direito de defesa.

Os recursos estão aí!

Será que teremos o coração de Paulo, para falar: sou cidadão romano, e quero meus direitos.

Sonho e busca como resultado da oração?

Os versos 37 a 39 mostrarão o temor pelo DIREITO, pela CIDADANIA ROMANA, e o pedido de desculpas dos poderes superiores, que nada mais são que servos de DEUS também, mesmo pedindo-lhes desculpas.

Quando ouvimos a frase “não há impossíveis para DEUS” (Lucas 1:37 // Gênesis 18:13-14 // Jó 42:2 // Lucas 18:27 // Mateus 17:20), veremos que o contexto era complexo, mas era DEUS ordenando.

Agindo ELE, alguém ousa enfrentá-LO?

Se é tempo de dizer "vamos até as últimas consequências", veja se esta é a VONTADE DE DEUS, e se for, siga em frente.

Ir para a Macedônia não era opção humana, mas ORDEM  de DEUS.

** [LÍDIA, A JOVEM ADIVINHADORA, O CARCEREIRO, E OUTROS ANÔNIMOS]

 

Escreve ao anjo da igreja de Éfeso

E ao anjo da igreja em Esmirna

E ao anjo da igreja que está em Pérgamo

E ao anjo da igreja de Tiatira

Escreve ao anjo da igreja de Éfeso: Isto

Ao anjo da igreja em Filadélfia

Ao anjo da igreja em Laodiceia

 

**APOCALIPSE 2:18-29 

18 Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido: 

19 Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras. 

20 Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos. 

21 Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição.  22 Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita. 

23 Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras. 

24 Digo, todavia, a vós outros, os demais de Tiatira, a tantos quantos não têm essa doutrina e que não conheceram, como eles dizem, as coisas profundas de Satanás: Outra carga não jogarei sobre vós; 

25 tão-somente conservai o que tendes, até que eu venha. 

26 Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações, 

27 e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro; 

28 assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã.

29 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

-----------------------------------------

Veja que interessante:

17 Para que o restante dos homens busque ao Senhor,e todos os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado,diz o Senhor, que faz todas estas coisas,

18 Conhecidas sào a Deus, desde o princípio do mundo, todas as suas obras.

19 Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus.

20 Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da fornicação, do que é sufocado e do sangue.

Atos 15:17-20

 

  


Atos 16:13, 16

Atos 16:13, 16 "indo nós para o lugar de oração" (Atos 16:16) - "saímos da cidade para junto do rio, onde nos pareceu haver um lugar de oração" (Atos 16:13)

 

Percebe algo semelhante ao BOM MESTRE JESUS?

Imersões em ambientes não muito confortáveis, mas onde se buscava a DEUS.

Um ensino útil para quem gosta de ter mais intimidade com DEUS, separando-se dos ruídos da cidade, das casas e até mesmo do comodismo que pode nos afetar.

E interessante que no caso de Paulo e seus amigos, pessoas afluíam, após tempo de ORAÇÃO e tinham suas vidas transformadas, assim como nos dias de CRISTO.

E importante entendermos o tempo para tudo, pois somos instados ao “quarto escuro e solitário” assim como aos campos e locais mais complicados.

Num quarto dificilmente veremos pessoas afluírem.

Numa beira de rio, como este propósito, não o da diversão, já perceberemos pessoas se achegando e se envolvendo com a audição da pregação a que se propõe.

Dois momentos: um para Lídia e outro para uma jovem possessa.

A possessão era muito semelhante aos demônios que diziam a JESUS que era FILHO DO ALTÍSSIMO.

Certa vez escrevi que seria até muito legal, para esta geração que aposta em levar crédito, os ditos do diabo: “estes homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação” (v.17).

Mas tendo noção de quem era a origem, Paulo, já impaciente com o tal espírito maligno, o repreende e logo a mulher fica liberta, tirando o lucro de seus senhores, que a dominavam e assim a colocavam sob a tutela de satanás.

Sob as seguintes palavras, “somos romanos" (Atos 16:21), rejeitavam a VERDADE, e após um grande açoite público e expostos ao público que os atormentava, seguem ao cárcere, presos a um tronco, onde "oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam" (Atos 16:25), servindo de testemunho de quem, independente da circunstância sabe a QUEM serve.

Ao afirmarem serem judeus, romanos ou gregos, a questão que se abre mão de fato é da CIDADANIA ETERNA, o que veremos em muitos momentos da PALAVRA DE DEUS, tanto no Antigo quanto no NOVO TESTAMENTO.

"De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos" (Atos 16:26), não fosse tenebroso aquele instante, poderia ser divertido, mas eles estavam feridos pelos açoites, presos a troncos e portas fechadas – eis que o SENHOR opera seus milagres -  e no absurdo de tudo, o carcereiro, responsável tenta tirar sua vida ao que ouve uma VOZ que parecia angelical: “Não te faças mal” e mais uma anormalidade – “todos estão aqui” (V. 2,28).

Que narrativa de Lucas, em demostrar o PODER DE DEUS, sobre as dores dos seus, e ainda olhar para os carrascos e se compadecer, a ponto de salvar aquele homem da morte e do inferno, este que se converte pela PALAVRA e recepção de JESUS pela fé, é batizado, lhes acode as feridas, leva-os para sua casa para serem alimentados.

O que o ESPÍRITO SANTO pode fazer?

"Manifestava grande alegria, por terem crido em Deus" (Atos 16:34), tudo por terem obedecido e passado à Macedônia – este é o preço da obediência à VOZ DE DEUS.

Faça o mesmo sempre!

Como?

LEIA A BÍBLIA!

 

 


Atos 16:5-6

Atos 16:5-6  “... tendo sido impedidos pelo ESPÍRITO SANTO de pregar a palavra na Ásia ... mas o ESPÍRITO de Jesus não o permitiu ... sobreveio a Paulo uma VISÃO na qual um varão macedônio estava em pé e lhe rogava, dizendo: passa à Macedônia e ajuda-nos ... imediatamente, procuramos partir para aquele destino, concluindo que DEUS nos havia chamado para lhes anunciar o EVANGELHO”

 

Nem sempre precisamos de visões para entendermos o chamado de DEUS.

Mas assim como a Pedro, quando indo a Cornélio, ou a Ananias indo a Saulo, às vezes é necessário se ter a clareza de onde devemos estar, posto que DEUS sabe onde, quando e quem necessita do EVANGELHO para suas vidas.

Um homem macedônio lhe aparece em visão – não poderia ser um anjo para dar mais emoção?

Pois bem, as figuras importam, pois Pedro vê um lençol e Paulo um habitante específico de uma região, identificando seu destino.

Lições maravilhosas para tirarmos:

(1) Saber que por boa vontade que tenhamos, o ESPÍRITO é quem vivifica e confere discernimento da VONTADE DE DEUS;

(2) Que pregar poderia ser uma intensão boa de Paulo, mas a PALAVRA teria outro recipiente a recebe-la que não nas regiões por onde queria ir;

(3) Uma música que fala “se não for por mim, por quem será, eis-me aqui”, bate com a intencionalidade DIVINA de salvar Nínive – ali estava a Macedônia, não por rebeldia, mas por ter um trajeto programado;

(4) O ESPÍRITO SANTO impediu e não permitiu que fossem pregar onde planejaram, provando que o tempo é de DEUS, e que ali na Macedônia algo tremendo aconteceria por ser esta a vontade de DEUS;

(5) Obedecer, sempre! Incondicionalmente! Se necessário com visão, mas sempre orientados pelo SENHOR da OBRA.

(6) Paulo ao falar que concluía terem sido direcionados por DEUS, não estava dando a palavra final, porém dando seu voto de obediência. Afinal poderia ter sido uma visão natural e não DIVINA.

A beleza de tudo isso é ver que a IGREJA não tinha paredes, e crescia para todos os lados por vontade de DEUS, implicando no “IDE POR TODO O MUNDO”, sabendo que se DEUS vai junto, as coisas acontecem e todos ficam felizes.

Gosto de ver o versículo que trata de “Lídia, uma vendedora de púrpura” (V. 14 - mulher de Tiatira, vendedora de púrpura, a primeira convertida européia de Paulo, e logo depois sua anfitriã durante sua primeira estada em Filipo), em momento de ORAÇÃO apostólica, e ouvindo-os, tem seu coração arremetido ao REINO, e ousa convidá-los à sua casa, e como consequência um BATISMO coletivo, de sua casa e de todos que ouviram as BOAS NOVAS de SALVAÇÃO.

Vamos chamar de providência, lendo este verso: “Tendo-se retirado do cárcere, dirigiram-se para a casa de Lídia e , vendo os irmãos , os confortaram” (Atos 16:40).

"Tantos que eram conhecedores de DEUS, e que até mesmo poderiam ser adoradores de DEUS, descobrem que em CRISTO se tornam verdadeiros adoradores, e que sem CRISTO não se pode adorar ao SENHOR DEUS, ainda que com boas intenções. A GRAÇA abre as portas para que uma ova visão de adoração surja no coração do ser humano, como o caso de Cornélio e Lídia, e tantos outros. Aqueles que de fato sabem o que é adorar a DEUS, entendem a mediação de CRISTO neste processo. E isto é possível apenas pelo NOVO NASCIMENTO”. (Matthew Henry Notes)

 

"Como era mercadoria de luxo, supõe-se que Lídia era uma mulher de boa posição econômica, temente a Deus: expressão que sugere que Lídia não era judia, mas tinha conhecimento de DEUS e do culto judaico." (Antigo e Novo Testamento interpretado versículo por versículo por Russell Norman Champlin)

 

"A conversão de Lídia mostra que Deus irá revelar a plenitude do evangelho àqueles que Ele faz com que o buscam com sinceridade. Em Jo 6:37 , Jesus disse: "Todo aquele que o Pai me dá virá a mim, e aquele que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora." (Comentario de John Fullerton MacArthur Jr, Novo)

 

Lídia tem seu coração aberto pelo ESPÍRITO SANTO, o mesmo que impeliu a Paulo e seus companheiros àquele destino.

Alguém duvida da eleição divina ou da sua providência?

Algo interessante é percebermos que hoje, onde era Tiatira (Esta cidade era famosa pela sua tintura púrpura obtida de um molusco), está localizada a Turquia, local onde cristãos são perseguidos, oprimidos e até mortos.

E encerrando esta parte, veremos que muitos ainda hoje, adoram a DEUS sem uma entrega plena de suas vidas, a ponto de não abrirem mão de métodos e tradições, misturando sua fé em DEUS com a idolatria – Lídia, em sua experiência com JESUS, assim como o Eunuco que JESUS salvou através de Filipe, passam ao REINO pelo entendimento da MENSAGEM DE CRISTO, tão somente de CRISTO.

O Livro de Atos vai deixar claro que a obra maior do ESPÍRITO SANTO é abrir a mente para que CRISTO passe a ser SENHOR e SALVADOR, e sempre, supreendentemente, sem muitas frescuras – ali na beira da água pessoas recebem o batismo assim como o Eunuco.

A garantia da SALVAÇÃO não está na confissão (necessária), mas no PODER DE DEUS.

E aí?

Reforço questões já levantadas por mim, seja no púlpito, seja nos escritos - duvida da origem e da soberania divina na SALVAÇÃO?

Ainda quer discutir sobre o tal livre-arbítrio na SALVAÇÃO?

"O Senhor lhe (de Lídia e das pessoas) abriu o coração para atender (trazer para perto) às coisas que Paulo dizia" (Atos 16:14): "ao SENHOR pertence a salvação!" (Jonas 2:9)


 

 


Atos 16:5

Atos 16:5 "Assim, as igrejas eram fortalecidas na fé e, dia a dia, aumentavam em número"

A natureza da igreja de fato é ser crescente, seja sob a tensão de perseguições ou mesmo em ambientes saudáveis, de plena comunhão, porque a “SEMENTE” é boa, seja onde for.

Isto em nada se opõe ao critério do semeador e dos tipos de solo.

Se a SEMENTE é boa tende a produzir frutos, e assim, gerar vida.

Precisamos acreditar no POTENCIAL DO ESPÍRITO SANTO, e do EVANGELHO, pois somados, serão conhecidos como GRAÇA e esta é irresistível.

Vejo pessoas relutando ema creditar que a ALEGRIA é algo nocivo, por envolver sentimentos.

Racionalidade não impede emoções.

Somos um todo e quando postos diante das grandezas de DEUS, uma delas o EVANGELHO, tudo explode (dunamis).

Vemos em Atos uma série de ocorrências que nos mostram a clareza desta verdade.

Homens circulando de um lado para o outro, indo a cidades e ilhas, navegando ou andando, seguindo a ordem do “IDE” viram e testificaram mesmo por escrito que a IGREJA do SENHOR crescia em número e uma coisa linda é ver que se fortaleciam nos ensinos dos apóstolos.

Uma coisa atrai a outra, posto que a FÉ VEM PELO OUVIR A PALAVRA DE DEUS, que somente será OUVIDA SE HOUVER QUEM se disponha a ir e a ensinar” (Romanos 10).

A comunidade cristã do primeiro século precisava mais de doutrina do que de musicalidade, não por ser esta segunda desnecessária, mas porque o solo estava sendo semeado para um tempo muito mais longo.

E utilizando um texto interessante, quando colhiam os frutos no passado e as sementes que caiam no solo gerariam novos frutos, e que poderiam deixar para os que vinham atrás frutos que porventura estivessem caídos, num manifesto de cuidado divino e do próximo.

Assim a igreja crescia!

Fruto plantado, fruto colhido, sob o suor e as pisadas de homens e mulheres no passado, tendo assim a realidade de “quão formosos os pés dos que anunciam as boas novas” (Isaías 52:7).

Jamais desistir, perseverar até o fim, fazendo o que o SENHOR nos ordenou.

E se ELE deu ordens, ELE cumprirá o acréscimo de mais e mais pessoas ao REINO.

Faça sua parte, continue a semear!

"Exortai-vos uns aos outros e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis" (1Tessalonicenses 5:11-24); "fortalecei o vosso coração, porquanto a vinda do Senhor está próxima" (1 Pedro 4:7) e "fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder" (Colossenses 1:11).

A garantia é do DONO do campo: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século" (Mateus 28:19-20).


Atos 15:39

 

Atos 15:39 "Houve entre eles tal desavença, que vieram a separar-se. Então, Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre"

Às vezes vamos notar que entre pessoas acaba havendo certas diferenças, do tipo desta que houve entre Paulo e Barnabé, de mesma fé, com mesmo propósito, mas com destinos diferentes.

Não podemos e nem devemos ser piegas, a ponto de nos iludirmos com ambientes sem partidos ou divisões.

Paulo ensinará isto e olhando para o todo das ESCRITURAS, tais divisões não devem ser causa de escândalo (Lucas 17) ou que “nada façamos por partidarismo ou vanglória” (Filipenses 2:3-8), lembrando que não havia divisão no propósito, mas na divisão de território, de idas e vindas na ANUNCIAÇÃO.

Vendo Paulo e Barnabé, que após se reunirão novamente, assim como João Marcos, auxiliando um ao outro, notaremos que os objetivos iniciais foram cumpridos, a ponto de assumir ter cumprido a sua carreira.

Desde os dias de JESUS, notamos os discípulos de João, por propósito eterno, deixando o seu mestre para estar com o MESTRE, em nada desmerecendo a João e este deixando claro que “convinha que JESUS crescesse e ele (João) diminuísse”, posto que reconhecia ser a GLÓRIA pertencente a JESUS.

Algo interessante seria observar que a divisão e as discussões de judeus com JESUS era para desmoralizá-lo, visavam destituir JESUS de sua GLÓRIA, assim como quando avançaram para o lado de Paulo, apedrejando-o e instigando a sociedade a se opor a ele.

Tais tipos de divisão e partidarismo são altamente nocivos e trazem dano ao CORPO, coisa que não ocorreu quando da saída de Barnabé de perto de Paulo.
Mas ali estavam seres humanos, que estavam numa escola relacional de amadurecimento, adquirindo maturidade na medida em que conheciam mais o caráter de JESUS.

Se Barnabé era pai da Consolação, podemos atribuir a Paulo o ser exasperado, irritado, bravo, tanto quanto Pedro tinha sua personalidade facilmente irritável.

Antes de se permitir irritar, deixe-se envolver pelo ESPÍRITO SANTO.

Antes de se permitir irritar e tomar atitudes mais radicais, veja se não há algo a ser feito antes de trazer mais problemas.

Antes de levar divisões, pense qual a motivação, se está adequada a um propósito maior, como foi com Paulo e Barnabé.

Antes de tomar decisões, utilize-se de métodos de amor, posto que depois que um copo for despejado, a única ação a ser realizada é enxugar e para isto, joelhos serão postos n chão, para secar e evitar quedas.

Pense sempre antes de agir!

A isto chamamos de unidade e maturidade!

"Alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Voltemos, agora, para visitar os irmãos por todas as cidades nas quais anunciamos a palavra do Senhor, para ver como passam" (Atos 15:36)

"Mas Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu encomendado pelos irmãos à graça do Senhor" (Atos 15:40)

Atos 16:3

Atos 16:3 "Quis Paulo que ele (Timóteo) fosse em sua companhia e, por isso, circuncidou-o por causa dos judeus daqueles lugares; pois todos sabiam que seu pai era grego"

 

Qual a diferença entre os judaizantes pela discussão levantada sobre a circuncisão e Paulo que veio a circuncidar Timóteo (filho de uma judia crente, mas de pai grego - Atos 16:1)?

Simples: eles estariam indo na direção de judeus pelas cidades a fim de pregar a PALAVRA e sua entrada em Sinagogas e entre os judeus seria inevitável; os judaizantes condicionavam a circuncisão à SALVAÇÃO (diziam que se não circuncidassem os gentios, estes não estariam salvos), o que era totalmente fora dos critérios ensinados pelos apóstolos e pelo SENHOR, considerando o “crer e batizar”.

Timóteo, mesmo tendo mãe judia misturado com pai gentio, sendo um jovem judeu, não fora circuncidado quando criança, mostrando que o entendimento sobre o tema estava além do legalismo, deixando claro que os costumes de circuncidar não estavam sendo obrigatório, mesmo havendo sangue judeu.

Timóteo, cristão piedoso e que tinha bom testemunho nos seus dias, tendo recebido instrução religiosa de sua mãe e avó, compreendia o efeito legalista, e que tendo sido chamado por DEUS para CRISTO, as ordens eram outras.

Meio complicado entender fenômenos culturais e religiosos em nossos dias, sabendo que usos e costumes têm sido impostos sobre crentes, hábitos que nada têm a ver com a PALAVRA, mas que trazem uma aplicação perigosa.

Começamos a pensar em usos e costumes romanistas e caímos logo nos evangelicalismos deturpados, como seitas que usam a PALAVRA com interpretações tortuosas.

Seguir JESUS e os ensinos paulinos nos dará entendimento das discussões vãs entre as igrejas.

 É importante entendermos com muito cuidado o parecer de Paulo sobre Timóteo, a fim de evitarmos contradições e ao mesmo tempo, permissões que não constem nos ENSINOS BÍBLICOS (Atos 15:1-41).

Somos por natureza legalistas, e buscamos sempre proteger rebanhos com usos e costumes, dando a entender que determinadas ações são bíblicas, mas no fundo nada mais são do que decisões de lideranças para proibir o povo de DEUS de se misturar com a velha natureza.

Pode até ter sentido institucional, mas nada bíblico.

O PODER DE DEUS não depende de nada, simplesmente liberta a todo aquele que por ele for tomado.

Veja Paulo, um judeu perseguidor que agora passa a ser perseguido pelos judeus, por pregar tudo que ele mesmo condenava – a LEI mal interpretada levava a uma atitude totalmente errada.

Não devemos trazer nada mais que a GRAÇA para a SALVAÇÃO ser uma OBRA COMPLETA, que não necessita de dias, festas, comidas, etc.

Ao vermos Pedro sendo exortado por DEUS quando do seu acesso à casa do Centurião, um judeu e um gentio, perceberemos tais motivações DIVINAS.

Quando olho para esta passagem de Pedro, vejo aquela mulher levada para o apedrejamento, tendo o flagrante sobre ela, mas sendo absolvida pelo SENHOR DA LEI, SENHOR dos senhores.

E quem ostentava tais pedras eram homens que, caindo em si, largavam suas pedras, por reconhecimento do seu estado de pecado.

"Em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor" (Gálatas 5:6), eu diria, tampouco o costume do batismo, pois se colocarmos neste a valoração, a ponto de se tornar necessário à SALVAÇÃO, diremos que o SACRIFÍCIO DE JESUS foi incompleto e que precisa de complementos.

Se uma pessoa morrer, arrependida de seus pecados, tendo confessado mesmo em seu coração que JESUS CRISTO é SENHOR e SALVADOR de sua vida, e que confessando os pecados mediante arrependimento – diremos que esta pessoa é convertida e que a VIDA ETERNA e o NOVO NASCIMENTO lhe são propriedades concedidas pelo DEUS que com ela fez ALIANÇA ETERNA.

Reflita em que sistema DEUS te pôs e veja que não caia no engodo do legalismo.