Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de julho de 2023

Atos 15:39

 

Atos 15:39 "Houve entre eles tal desavença, que vieram a separar-se. Então, Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre"

Às vezes vamos notar que entre pessoas acaba havendo certas diferenças, do tipo desta que houve entre Paulo e Barnabé, de mesma fé, com mesmo propósito, mas com destinos diferentes.

Não podemos e nem devemos ser piegas, a ponto de nos iludirmos com ambientes sem partidos ou divisões.

Paulo ensinará isto e olhando para o todo das ESCRITURAS, tais divisões não devem ser causa de escândalo (Lucas 17) ou que “nada façamos por partidarismo ou vanglória” (Filipenses 2:3-8), lembrando que não havia divisão no propósito, mas na divisão de território, de idas e vindas na ANUNCIAÇÃO.

Vendo Paulo e Barnabé, que após se reunirão novamente, assim como João Marcos, auxiliando um ao outro, notaremos que os objetivos iniciais foram cumpridos, a ponto de assumir ter cumprido a sua carreira.

Desde os dias de JESUS, notamos os discípulos de João, por propósito eterno, deixando o seu mestre para estar com o MESTRE, em nada desmerecendo a João e este deixando claro que “convinha que JESUS crescesse e ele (João) diminuísse”, posto que reconhecia ser a GLÓRIA pertencente a JESUS.

Algo interessante seria observar que a divisão e as discussões de judeus com JESUS era para desmoralizá-lo, visavam destituir JESUS de sua GLÓRIA, assim como quando avançaram para o lado de Paulo, apedrejando-o e instigando a sociedade a se opor a ele.

Tais tipos de divisão e partidarismo são altamente nocivos e trazem dano ao CORPO, coisa que não ocorreu quando da saída de Barnabé de perto de Paulo.
Mas ali estavam seres humanos, que estavam numa escola relacional de amadurecimento, adquirindo maturidade na medida em que conheciam mais o caráter de JESUS.

Se Barnabé era pai da Consolação, podemos atribuir a Paulo o ser exasperado, irritado, bravo, tanto quanto Pedro tinha sua personalidade facilmente irritável.

Antes de se permitir irritar, deixe-se envolver pelo ESPÍRITO SANTO.

Antes de se permitir irritar e tomar atitudes mais radicais, veja se não há algo a ser feito antes de trazer mais problemas.

Antes de levar divisões, pense qual a motivação, se está adequada a um propósito maior, como foi com Paulo e Barnabé.

Antes de tomar decisões, utilize-se de métodos de amor, posto que depois que um copo for despejado, a única ação a ser realizada é enxugar e para isto, joelhos serão postos n chão, para secar e evitar quedas.

Pense sempre antes de agir!

A isto chamamos de unidade e maturidade!

"Alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Voltemos, agora, para visitar os irmãos por todas as cidades nas quais anunciamos a palavra do Senhor, para ver como passam" (Atos 15:36)

"Mas Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu encomendado pelos irmãos à graça do Senhor" (Atos 15:40)

Nenhum comentário:

Postar um comentário