Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de julho de 2023

Atos 16:13, 16

Atos 16:13, 16 "indo nós para o lugar de oração" (Atos 16:16) - "saímos da cidade para junto do rio, onde nos pareceu haver um lugar de oração" (Atos 16:13)

 

Percebe algo semelhante ao BOM MESTRE JESUS?

Imersões em ambientes não muito confortáveis, mas onde se buscava a DEUS.

Um ensino útil para quem gosta de ter mais intimidade com DEUS, separando-se dos ruídos da cidade, das casas e até mesmo do comodismo que pode nos afetar.

E interessante que no caso de Paulo e seus amigos, pessoas afluíam, após tempo de ORAÇÃO e tinham suas vidas transformadas, assim como nos dias de CRISTO.

E importante entendermos o tempo para tudo, pois somos instados ao “quarto escuro e solitário” assim como aos campos e locais mais complicados.

Num quarto dificilmente veremos pessoas afluírem.

Numa beira de rio, como este propósito, não o da diversão, já perceberemos pessoas se achegando e se envolvendo com a audição da pregação a que se propõe.

Dois momentos: um para Lídia e outro para uma jovem possessa.

A possessão era muito semelhante aos demônios que diziam a JESUS que era FILHO DO ALTÍSSIMO.

Certa vez escrevi que seria até muito legal, para esta geração que aposta em levar crédito, os ditos do diabo: “estes homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação” (v.17).

Mas tendo noção de quem era a origem, Paulo, já impaciente com o tal espírito maligno, o repreende e logo a mulher fica liberta, tirando o lucro de seus senhores, que a dominavam e assim a colocavam sob a tutela de satanás.

Sob as seguintes palavras, “somos romanos" (Atos 16:21), rejeitavam a VERDADE, e após um grande açoite público e expostos ao público que os atormentava, seguem ao cárcere, presos a um tronco, onde "oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam" (Atos 16:25), servindo de testemunho de quem, independente da circunstância sabe a QUEM serve.

Ao afirmarem serem judeus, romanos ou gregos, a questão que se abre mão de fato é da CIDADANIA ETERNA, o que veremos em muitos momentos da PALAVRA DE DEUS, tanto no Antigo quanto no NOVO TESTAMENTO.

"De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos" (Atos 16:26), não fosse tenebroso aquele instante, poderia ser divertido, mas eles estavam feridos pelos açoites, presos a troncos e portas fechadas – eis que o SENHOR opera seus milagres -  e no absurdo de tudo, o carcereiro, responsável tenta tirar sua vida ao que ouve uma VOZ que parecia angelical: “Não te faças mal” e mais uma anormalidade – “todos estão aqui” (V. 2,28).

Que narrativa de Lucas, em demostrar o PODER DE DEUS, sobre as dores dos seus, e ainda olhar para os carrascos e se compadecer, a ponto de salvar aquele homem da morte e do inferno, este que se converte pela PALAVRA e recepção de JESUS pela fé, é batizado, lhes acode as feridas, leva-os para sua casa para serem alimentados.

O que o ESPÍRITO SANTO pode fazer?

"Manifestava grande alegria, por terem crido em Deus" (Atos 16:34), tudo por terem obedecido e passado à Macedônia – este é o preço da obediência à VOZ DE DEUS.

Faça o mesmo sempre!

Como?

LEIA A BÍBLIA!

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário