Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de novembro de 2023

2 Crônicas 34:19

2 Crônicas 34:19 "Tendo o rei ouvido as palavras da lei, rasgou as suas vestes"

 

Tantos reinados, tantos líderes.

De repente em Judá, surge um menino chamado Josias, que aos oito anos (34:1) assume o trono de Judá, e aos dezesseis começa a buscar ao SENHOR (34:3).

Corajosamente destrói todos os ídolos presentes em seu reinado, sem ao menos ter o LIVRO DA LEI em mãos, pois um servo guiado por DEUS sabe o que é lícito e adequado à sua nação.

Percebemos que não é questão de idade, mas de consciência, de alguém que DEUS levanta para obedecer incondicionalmente: "fez o que era reto perante o SENHOR, andou em todo o caminho de Davi, seu pai, e não se desviou nem para a direita nem para a esquerda" (34:2).

As expressões aplicadas no verso dão clareza no que requer o SENHOR de cada um de nós diante de sua PALAVRA, quando somos por ELA confrontados e segundo Paulo podemos entender: "toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2 Timóteo 3:16-17).

Josias compreendeu o que DEUS deixara aos homens como legado e agora se envergonhava de não ter sido observados os MANDAMENTOS de DEUS.

É possível e necessário ser jovem e ao mesmo tempo consciente da PALAVRA DE DEUS (rasgar as vestes).

Tão jovem e tão decidido; ousado em ações; exemplo em reverência.

Tratava-se da PALAVRA DE DEUS e não uma ideia de homens, nada de inovações cultuais, pois os outros reis, inovando, tornaram-se loucos.

Sua aparência ao rasgar as vestes era pública, um ato público, onde todos o notariam – ele era o rei (se é que o leitor entende).

Os versos 34:27-28 mostrarão que DEUS se agradou e ouviu a Josias e lhe prometeu que os castigos constantes no LIVRO DA LEI não o alcançariam e que descansaria em paz com seus pais, pois se humilhou, o coração se enterneceu, rasgando as vestes, com profundo clamor.

Em Josias a ALIANÇA é renovada, a LEI aprendida e o SENHOR buscado.

Uma aplicação muito simples e que se torna uma pergunta: como tem tratado a PALAVRA DE DEUS e em que ela tem te levado a buscar o SENHOR, conhecer a SUA VONTADE e assim produzido OBEDIÊNCIA?

A PALAVRA DE DEUS nunca foi um produto para nos agradar, mas para nos orientar naquilo que DEUS requer de SEU povo.

Então, use-a!

 

 

 

 


Provérbios 16:18

A soberba precede a ruína

Provérbios 16:18 "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda"


Em todos os momentos felizes e de vitórias do povo de DEUS, o grande responsável por tudo e digno de honra sempre foi o SENHOR.

Cada vez que se louvava seu NOME, assim vinham os instrumentos do céu para pelejar em favo dos seus.

Grandes exércitos foram derrotados, nações conquistadas, tudo pela FORTE MÃO de DEUS.

No entanto, como vaidosos que somos, queremos ostentar os prodígios como se de nós dependesse cada uma das conquistas.

Lendo o Livro das Crônicas, observamos o rei Ezequias tendo sucesso em todo empreendimento, sempre levando o povo a DEUS em sacrifícios de louvor.

No entanto, ao desejar ser mais do que devia pensar de si mesmo (Romanos 12:3-13), seu coração é provado por DEUS, e assim, posto diante de si mesmo para se saber o que ia dentro de si mesmo.

"Contudo, quando os embaixadores dos príncipes da Babilônia lhe foram enviados para se informarem do prodígio que se dera naquela terra, Deus o desamparou, para prová-lo e fazê-lo conhecer tudo o que lhe estava no coração" (2 Crônicas 32:31).

Muitas vezes DEUS nos mostra quem somos e porque razão determinadas coisas ocorrem, para que nosso coração saiba a razão pela qual somos abatidos em um determinado momento.

Todo cuidado é pouco e todo zelo necessário, para que reconheçamos o SENHOR e todos os nossos caminhos (Provérbios 3:6).

Quando falamos de SALVAÇÃO pela GRAÇA, estamos dando todos os méritos a JESUS.

No entanto quando tentamos alcançar por obras retiramos os méritos de CRISTO e depositamos em nós, outros ou na instituição igreja (Efésios 2:8-9).

Aprendamos com JESUS, pois ELE sendo DEUS, esvaziou-se, a fim de ser servo, honrando o PAI em tudo que fez.


2 Crônicas 28:22-23

2 Crônicas 28:22-23 "No tempo da sua angústia, cometeu ainda maiores transgressões contra o SENHOR; ele mesmo, o rei Acaz, pois ofereceu sacrifícios aos deuses de Damasco, que o feriram, e disse: Visto que os deuses dos reis da Síria os ajudam, eu lhes oferecerei sacrifícios para que me ajudem a mim. Porém eles foram a sua ruína e a de todo o Israel"

 

Estudando a vida dos reis de Judá e de Israel, me deparo com surpreendentes ações que nos mostram como somos falhos em servir a DEUS.

Ensinando sobre Davi, Salomão, Roboão e seguindo o texto, me deparei com Acaz, um homem que poderia ter observado os atos de seus pais e percebido o que era bom e ruim, e o quanto DEUS era fiel aos fiéis.

Mas estes dois versos mostram que nos entregamos ao nosso coração, a sentimentos enganosos, capazes de devorar qualquer boa obra que tenhamos feito.

As escolhas batem às portas e precisamos buscar ao SENHOR, para que em meio a tantas opções e caminhos, saibamos aprender que ELE, DEUS e PAI de nosso SENHOR JESUS CRISTO nos deixou lições do alheio, para que possamos reprogramar nossa mente decaída, afetada pelo pecado que diariamente nos assedia.

Nossa carne tende ao mal.

Nosso coração nos engana.

E como enfrentar estas situações que requerem imediatas atitudes?

(1) Buscando na PALAVRA DE DEUS a orientação pertinente ao momento que vivenciamos; (2) Colocar nossos corações em oração, a fim de poderemos demonstrar ao SENHOR, pela comunhão com ELE, nosso interesse no que ELE tem preparado para aqueles que ELE AMA.

Acaz buscou recursos em deuses se deixando levar por vitórias dos inimigos e vendo que eram poderosos em seus combates.

Nos livros das Crônicas e de Reis, vamos ver homens (reis) que ouviram DEUS e seguiram seus MANDAMENTOS e enquanto eram fiéis, o SENHOR era com eles.

Veja: "Assim diz o Senhor: 'Acaso não há Deus em Israel? Por que você mandou consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom? Por isso você não se levantará mais dessa cama e certamente morrerá!'. E Acazias morreu, conforme a palavra do Senhor anunciada por Elias." (2 Reis 1:16-17).

Aprendamos com os erros do passado a fim de buscarmos QUEM de fato criou todo o universo e o governa com mão forte – o SENHOR DEUS, junto ao SEU magnífico e poderoso FILHO JESUS.

Não entregue sua vida ao desespero: ESPERE EM DEUS!