Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de setembro de 2023

Salmo 40:1-2

Salmo 40:1-2 "Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos."

 

O pecado e a opressão são coisas inerentes ao ser cristão, ao ser povo de DEUS.

Não tem como evitar isso ou fugir de tais coisas.

Numa conversa com um jovem, falávamos do sujeitar-nos a DEUS e resistir ao diabo, sobre os dardos inflamados do maligno, dos derredores por onde ele, como devorador feroz, repousa até poder devorar.

O pecado, nesta questão torna-se oculto, como se nem sequer existisse.

Nestes versos veremos algo interessante, seja pela opressão dos inimigos e não tem maior que o próprio diabo.

[1] Tirou-me de um poço de perdição – primeiro o livramento quando no grito por socorro, no meio de toda perdição, mergulhado, a exemplo de Davi e Salomão, num universo de péssimas escolhas, e assim vindo o SOCORRO DIVINO.

[2] Tremedal de lama – não há neste momento forças, senão a patinar e não sair do lugar, usando suas próprias forças e recursos. Quando entra a resposta a quem clamava por urgência do SOCORRO.

[3] Colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos – a misericórdia e a ação divina em direção ao que sofre, ao que clama, e o recurso, de empunhar o perdido e afundado na lama, e todos sujo, retirando de um lugar de imundícia e pondo sobre a ROCHA. Nesta hora entendemos a vinda da ROCHA em forma de CARNE, que nos livra e nos põe sobre seus ombros pastorais e de cuidado, nos fazendo pisar em terreno firme. Um recomeço de caminhada considerando o RENOVO sobre o perdido pecador.

QUAL o drama da sujeira retirada ou pecado?

Simples: se ELE nos firma sobre a ROCHA, temos que ter consciência de que não podemos retornar à lama, mas acima de tudo, não deixar que aos poucos um lodo se forme na “rocha”, por coisas que fazemos e desejamos e que estão distantes da PALAVRA.

É como se DEUS pegasse um Davi de toda sua usura e pecados, perdoando tudo que fez, e ele tornasse a abandonar os mandamentos e estatutos – claro que nosso SENHOR é rico em misericórdia, mas nunca impedirá o deslizamento de cima da rocha, onde nos firmou os pés – e assim, pelo excesso de lodo (lama) despencasse de forma a se ferir nas profundezas do inferno (lama).

Somos chamados a PERSEVERAR nesta questão de sair da lama e ficar na ROCHA, como ordem, imperativo divino.

Por isso, não devemos fazer pouco caso dos dardos, do diabo, e do levar a vida do jeito que achamos legal, pois se há alguém esperto e pronto a destruir, eis aí o diabo.

Não brinque na lama (mundo – inferno), pois poderá ser tarde para um novo banho (sangue de CRISTO).