Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Isaias 12:2

Isaias 12:2 "Eis que Deus é a minha salvação; confiarei e não temerei, porque o SENHOR Deus é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação"

 

Nos momentos mais complexos da vida de um profeta ou de um ser humano, quando este recebe uma VOZ de ESPERANÇA do CÉU, compreendemos que toda esta imersão na dependência de DEUS fará toda a diferença.

Dos versos anteriores à ORAÇÃO deste servo de DEUS, quanto à promessa da restauração, seguem versos contra os seus inimigos, a Babilônia, seguido da “versão antiga” da entrada triunfal de JESUS em Jerusalém.

Não podemos desanimar frente às durezas da vida, mesmo que com lágrimas venhamos a semear.

Sabemos que o SENHOR é um DEUS digno de CONFIANÇA, que cuida dos seus filhos, e mesmo diante da dura disciplina, ELE se lembra de SUA ALIANÇA.

E é isto que deve governar nossos pensamentos e sentimentos, senão cairemos na descrença, no domínio das sensações e dos temores que as circunstâncias nos trazem.

Maior sempre será DEUS que nos chamou para sua MARAVILHOSA LUZ.

O medo faz parte das trevas, da escuridão.

Somos da LUZ e NELA devemos perseverar, ainda que “andemos por vales da sobra da morte”.

Temer é não confiar.

Por isso tome posse da PALAVRA DE DEUS como instrumento de alavancagem de tua alma e assim reproduza a FÉ, a ESPERANÇA e o AMOR a tantos que andam perdidos e amedrontados.

Faça sua parte: CONFIE e NÃO TEMA!

ELE é a nossa SALVAÇÃO!


1 Crônicas 12:40

1 Crônicas 12:40 "...havia regozijo em Israel..."


A natureza humana é volúvel demais.

Tempos antes desta expressão "REGOZIJO" que quer dizer muita alegria, vamos notar que muitos haviam fugido dos inimigos, havia uma tensão pela norte do rei Saul e seus filhos, tendo suas cabeças arrancadas e expostas publicamente, muitos mortos.

Levando em conta o sentimentalismo, quando surge uma aclamação por Davi, há uma esperança renascendo, e o que é de suma importância, não ficam olhando para trás, lamentando Saul, chorando seus mortos.

Uma coisa vamos notar e isto faz toda a diferença: "então, entrou o Espírito em Amasai, cabeça de trinta, e disse: Nós somos teus, ó Davi, e contigo estamos, ó filho de Jessé! Paz, paz seja contigo! E paz com os que te ajudam! Porque o teu Deus te ajuda. Davi os recebeu e os fez capitães de tropas" (1 Crônicas 12:18).

Aplicaria de forma rápida algo do Novo Testamento quando vemos que intrepidez e a coragem para testemunhar vinha do ALTO, pela posse do ESPÍRITO SANTO sobre os crentes.

A parceria e amizade, bem como a esperança e a liderança de Davi estava sob as ordens e vontade de DEUS (12:22).

Ao chamarem de "valentes de Davi" (11:11), leremos ao pé do texto que eram como o "exército de DEUS" (12:22//11:14).

Mesmo Davi sendo cuidadoso com as questões do REINO, ele ainda era falho.

Mas a questão que desejo levantar aqui começa:

1. Precisaram renovar a esperança;

2. Precisaram confiar que o líder levantado era posto por DEUS;

3. Precisavam lançar mão do medo e obter coragem;

4. Precisavam acreditar que DEUS era QUEM estava com eles;

5. Precisavam deixar o passado e as lamentações de lado para um novo tempo;

6. Precisavam confessar pecados, deixar as memórias, mesmo de pessoas mortas ou distantes, a fim de focar no novo tempo, na nova oportunidade e na nova liderança.

Postos estes detalhes, a intenção é mostrar, também, que a alegria do povo deve ser gerada pela presença de DEUS, como elemento de motivação e lembrar que devemos reter o que é bom, deixando erros, pessoas, detalhes inúteis no passado.

Se necessário, fazer o que JESUS (se for depositar oferta e souber de alguém que tem algo contra você...) ensinou, e quem sabe, usar mais Crônicas, que aponta um bom caminho, que quando muitos eram "devotos" de Saul, outros milhares preferiram viver o novo tempo, com Davi.

A alegria deve ser completa, não por sentimentos, mas pela certeza de que o SENHOR é a razão da alegria.

Jejum, oração e presença de DEUS.