Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Atos 21:22

Atos 21:22 "Que se há de fazer, pois? Certamente saberão da tua chegada"

A luta pelo EVANGELHO envolve seriedade e compromisso, em atos de lealdade com a VERDADE, numa expressão de SABEDORIA, a fim de que se somos perseguidos, não seja por atitudes ou palavras que não se relacionam com a VERDADE, mas pelo TESTEMUNHO produzido pelo SENHOR em nossos corações.

As pessoas estavam dizendo a Paulo que ele era conhecido por não “circuncidar” os gentios, posto que era o costume do povo de DEUS como sinal antigo e de fé.

E Paulo sabia disso!

Mas diante de sua chegada, pessoas agora lhe trazem a mente o que seria a causa de perseguição.

Acha que Paulo se abalou?

"Israelitas, socorro!" (21:28) -  é cômico como a falta da fé faz de pessoas seres tolos e maus.

"Agarrando a Paulo, arrastaram-no para fora do templo, e imediatamente foram fechadas as portas e procurando eles matá-lo" (21:30-31) – fico imaginando a cara de Paulo diante de tais pessoas e suas preocupações – ele bem sabia o que ocorreria, pois não somente era sábio, mas tinha propósito com aquele motim.

"Ao verem chegar o comandante e os soldados, cessaram de espancar Paulo" (21:32) – observe que angustiante eram os dias de Paulo, mas lembre-se do dia de Estevão, quando Saulo, ainda não convertido, emulava perseguições aos crentes -  isto machucava, mas não abalava o destino de seu coração – ele chegaria às autoridade a partir de agora.

Ao chegar às escadas, foi preciso que os soldados o carregassem, por causa da violência da multidão, pois a massa de povo o seguia gritando: Mata-o!” (21:35-36)

A soma dos dias de Paulo leva-nos a pensar no significado de servir a DEUS, independente das circunstâncias, posto que por menos que isso, sempre estamos aflitos e desesperados.

"Ser-vos-á, porventura, lícito açoitar um cidadão romano, sem estar condenado?" (22:25)

Ali estava Paulo sendo posto diante do seu objetivo maior – chegar a Cesar.

Paulo diz a todos, para louvor da glória de DEUS, quem ele era, qual sua nova identidade em CRISTO, de sua experiência de CONVERSÃO.

Penso que muitos de nós poderíamos usar o que JESUS fez em nossas vidas e falarmos a todos, mas parece que muitos nem sequer sabem o que JESUS pode fazer, se é que fez alguma coisa além de se sentirem religiosos, como os gregos eram com seus deuses.

"Vindo o comandante, perguntou a Paulo: Dize-me: és tu romano? Ele disse: Sou..." (22:27)

Experiente, Paulo agora segue para outra fase de sua vida, tão dura quanto as anteriores, mas vemos Paulo, depois de espancado, sangrando, sofrido em dores, levantar a voz diante do público e dizer quem é JESUS, o SALVADOR.

E ainda repete o ser Romano, para que, sob os cuidados da corte, seja ele poupado até o fim de seus objetivos.

O princípio do fim: "no dia seguinte, querendo certificar-se dos motivos por que vinha ele sendo acusado pelos judeus, soltou-o, e ordenou que se reunissem os principais sacerdotes e todo o Sinédrio, e, mandando trazer Paulo, apresentou-o perante eles" (22:30).

Eis Paulo agora rompendo o silêncio diante das autoridades dos dois povos, romanos e judeus, posto que o mundo grego já estava servido do PÃO que desceu do CÉU.

Assim foram alguns dias de Paulo e pensando em nossos dias, vejo que precisamos empunhar melhor o bastão da fé, a fim de chegarmos a todos os cantos e pessoas e a elas falarmos do que JESUS fez e tem feito em nossas vidas.

Reajamos com autoridade, pois não é em vão que a MENSAGEM que corria em Jerusalém chegou a nós, no Ocidente, e mais em nossas vidas pessoais e familiares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário