Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Romanos 12:3

Romanos 12:3 "Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um"

Forma-se uma sociedade extremamente perigosa e o agente deste perigo é o ego.

Nestes dias últimos notaremos algo que penetra a sociedade num misto de vaidades e prepotências - homens e mulheres tentando se “empoderar”, uma terminologia inútil e ilusória e ao mesmo tempo a sentença.

Se fosse apenas um lance de busca de elevação da autoestima até se entenderia esta camuflagem, uma filosofia antiga que toma conta e se reveste de terminologias perigosas, trazendo às pessoas a intimidação pelo "quem sou e o que serei, e nisto meu degrau está acima do seu não importando que seja você".

O velho "bullying" agora adquire faces de uma crueldade institucional, numa cortesia do diabo, que numa visão de si mesmo além do que devia, acabou na sua própria lápide.

Vaidades e egocentrismos loucos.

Paulo na sua carta aos romanos se depara, ainda no primeiro século, com as personalidades extremamente cheias de si e neste universo das ideias se transformando em ações, recorre ao verso que inicia esta breve meditação.

"Não pensar além do que deve sobre si mesmo" não significa não ser o ser que devemos ser, mas entender a vida com algo leve, que tem seus percalços, suas lutas e derrotas misturadas com vitórias, frutos da existência.

O segredo é pensar que somos uma unidade inseparável onde precisamos olhar os aflitos e amar, de sabermos que somos tão vulneráveis quanto o que padece, mas acima de tudo, olhar tudo como seres conectados, corpo vivo que não pode morrer, mas que, se morrer, teremos a sensibilidade de que parte de nós morreu.

Ah, quisera fôssemos como o PERFEITO CRISTO que abraçava e sentia a dor do outro com a ternura de um DEUS VIVO.

Isto é possível, pois a BÍBLIA nos impacta e nos estimula – apenas faça!

 

Leia o resto dos versos que seguem aquele mencionado acima: 4 Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, 5 assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros, 6 tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé; 7 se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo; 8 ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria. 9 O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem. 10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. 11 No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor; 12 regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes; 13 compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade; 14 abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis. 15 Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram.


Nenhum comentário:

Postar um comentário