Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de julho de 2023

Atos 9:21

Atos 9:21 "Ora, todos os que o ouviam estavam atônitos e diziam: Não é este o que exterminava em Jerusalém os que invocavam o nome de Jesus e para aqui veio precisamente com o fim de os levar amarrados aos principais sacerdotes?"

 

A quem Paulo se referia nas Sinagogas dos judeus?

A JESUS, como o FILHO de DEUS (v.20).

Que confusão!

E que burburinho causava entre tanto o tal enviado de DEUS: "confundia os judeus que moravam em Damasco, demonstrando que Jesus é o Cristo" (v.22).

Começa a saga paulina, agora um cristão convertido, experimentando o sabor das dores que ele mesmo trouxe aos seguidores de JESUS: "decorridos muitos dias, os judeus deliberaram entre si tirar-lhe a vida" (v.23).

Não bastava testemunhar, não bastava adentrar aos recintos da LEI, mas agora tinha sim que afirmar QUEM o alcançou e transformou.

Esta VERDADE terá reflexos constantes em seus escritos, a fim de que saibam todos o que ele era e no que se tornou.

Em todos os lugares, além de sinagogas, ente cidades e vilarejos, ali estava aquém que escreveu: “sejam meus imitadores como sou de CRISTO” (1 Coríntios 11:1), que a “a Graça me basta” (2 Coríntios 12:8-9).

Somente um TRANSFORMADO, como ensina Paulo em Romanos 12, poderá ter afirmações como estas, diante da perseguição que se armou contra ele.

Agora, frágil, este homem é protegido pelos discípulos do SENHOR (v. 23 a 25).

"Em Jerusalém todos, porém, o temiam, não acreditando que ele fosse discípulo" (v.26) – não foram dias fáceis nem para os crentes tampouco para Paulo, mas assim como um Ananias é posto na vida deste servo, aparece um outro, nome destacado, que era Barnabé, que corajosamente e amorosamente abraça a causa de CRISTO, e por conseguinte, a Paulo, agora temido, porém TRANSFORMADO.

Assim segue a pregação de Paulo, a uns agradando e a outros recebendo a hostilidade (judeus e gentios).

Uma curiosidade nas rotas de fuga de Paulo: (aproximadamente Damasco a Jerusalém 362 km e Jerusalém a Cesareia 123 km).

Quanto tem custado as pregações hoje em dia, quando ameaçam a própria BÍBLIA de fogo e a crentes de prisão?

As ideologias mundanas agora invadem os recintos: como agiremos – perseverar é a resposta, na PALAVRA e em CRISTO.

Sabemos em QUEM temos crido.

Uns apostatarão, outros nos entregarão às autoridades e estes tais podem ser inclusive do mesmo sangue, algo dito nos EVANGELHOS por JESUS.

Então prepare-se, pois vem rojão para esta igreja tão acomodada e acostumada com uma vida fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário