Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de julho de 2023

Atos 11:3

Atos 11:3 "Entraste em casa de homens incircuncisos e comeste com eles"

A princípio, a resistência se dá por causa de pessoas que se acham exclusivas, e que DEUS é incapaz de receber outros que não elas.

Esta leitura e realidade atravessam os séculos.

A sequência deste capítulo de Atos dos Apóstolos deveria ser lida com profunda atenção, a fim de obtermos a visão de DEUS sobre o ser humano e não a nossa, que segmenta as pessoas, como estão fazendo há anos.

Seccionar uma sociedade é tornar pessoas menos que as outras, ou mais que as outras.

Aprendemos então com estes atos apostólicos:

(1) DEUS é quem define a forma de vermos as coisas - "segunda vez, falou a voz do céu: Ao que Deus purificou não consideres comum" (Atos 11:9).

(2) A certos tipos de pessoas, como Pedro, que nega três vez quando dizia nunca negar, às vezes tem que dar uma lição e repetir, para que entenda e assim somos muitas vezes - "isto sucedeu por três vezes" (Atos 11:10).

(3) O ESPIRITO SANTO se lança sobre pessoas que ELE mesmo escolhe, que estão sob os cuidados do SENHOR e que são escolhias por ELE e não nós - "então, o Espírito me disse que eu fosse com eles, sem hesitar. Foram comigo também estes seis irmãos; e entramos na casa daquele homem" (Atos 11:12).

(4) A pregação não está restrita a uma etnia, mas a todos quanto vierem a crer e quem define quem virá a crer será o SENHOR - "dirá palavras mediante as quais serás salvo, tu e toda a tua casa" (Atos 11:14).

(5) Graça sobre Graça, bênção da comunhão e do selo que todos recebemos, como envelopes que contém o AMOR DIVINO, a mensagem da cruz, que salva aqueles por quem JESUS morreu - "o Espírito Santo sobre eles" (Atos 11:15).

(6) Trazer à memória muitas vezes nos ajuda a entender as motivações do REINO e não as nossas - "então, me lembrei da palavra do Senhor" (Atos 11:16).

(7) Devemos nos colocar em nossa insignificância, dando significado ao real, ao que DEUS realmente quer realizar, pois não é para judeus apenas - "se Deus lhes concedeu o mesmo dom que a nós nos outorgou quando cremos no Senhor Jesus, quem era eu para que pudesse resistir a Deus?" (Atos 11:17).

(8) Se o EVANGELHO é o PODER DE DEUS para salvação de todo o que crê, como não receber os tantos que DEUS há de chamar - "também aos gentios foi por Deus concedido o arrependimento para vida" (Atos 11:18).

(9) Uma vez entendida as ordens do CÉU, então devemos sair sem medo e anunciar, a todos os cantos, seja onde for - "alguns deles, porém, que eram de Chipre e de Cirene e que foram até Antioquia, falavam também aos gregos, anunciando-lhes o evangelho do Senhor Jesus" (Atos 11:20).

(10) O controle de DEUS é soberano, cuidadoso, cheio da GRAÇA, e se derrama pela VOZ do povo de DEUS, dando seu testemunho, e assim, DEUS usando quem ELE quer, onde ELE quer para um fim proveitoso, para que vidas tenham a VIDA ETERNA, o NOVO NASCER - : "a mão do Senhor estava com eles, e muitos, crendo, se converteram ao Senhor" (Atos 11:21).

Aprendemos, muitas vezes, às duras penas.

Mas não precisamos, se crermos que JESUS andava entre todos, e a todos intencionava se fazer conhecido.

O leproso agradeceu, quando outros nove não.

Mas todos foram curados.

Vamos em frente, e insistamos no fazer o BEM, pois para isto JESUS morreu e ressuscitou.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário