Atos 11:27,28 " Naqueles dias, desceram alguns profetas de Jerusalém para Antioquia, e, apresentando-se um deles, chamado Ágabo (Agaboj cap.21), dava a entender, pelo Espírito, que estava para vir grande fome por todo o mundo, a qual sobreveio nos dias de Cláudio (Klaudi,ou Kai,saroj --41-54 d.C.).
Este texto aqui é par mostrar que
DEUS não se limita a interpretações humanas, quando enfatizamos que o
profetismo não invadiu o Novo Testamento, citando João como o último deles.
Temos Ana (Lucas 2:36–38), que é
chamada de profetiza, e que por mão de DEUS, é usada nos dias de CRISTO ainda
novo.
A grande questão que permeia é a
origem da fala, pois no caso de Ana e Ágabo, o ESPÍRITO estava sobre eles, e não
era espírito enganoso.
Lucas jamais entraria com uma
expressão funcional se não houvesse de fato o chamado profético sobre a mulher e
o homem citado em Atos.
Mas o que isto tem a ver com
edificação?
Simples: para sabermos discernir de
que espíritos procedem falas de “profetismos” que tanto amam falar em “nome de
DEUS”, sabermos ainda que houve sim, no Novo Testamento quem profetizasse, e
que de alguma forma, a REVELAÇÃO estava sendo progressiva, e que não estava
encerrada a dias e tipos de pessoas.
Isto nos faz refletir na SOBERANIA de
DEUS, em seu fazer PROFÉTICO, em sua MENTE ilimitada, e na sua VONTADE de fazer
conhecido fatos que humanamente são impossíveis.
Por isso, por inúmeras vezes, veremos
o ESPÍRITO dando visões aos apóstolos e ao seu povo, como Cornélio, um gentio.
E sem polemizar, podemos ter a
coragem de rejeitar vozes que não testificam de CRISTO e de nosso DEUS, e considerarmos
tais vozes anátemas, mas cuidando para que o que vem do SENHOR seja discernível
entre nós.
Cuide com vozes e para isto, BUSQUE a
DEUS, pois ELE, somente ELE tem PALAVRAS DE VIDA.
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Comentário de Ethelbert William Bullinger
Comentário
de John Calvin
O imperador
romano. Ele começou seu reinado em 41 dC e reinou por 13 anos. Finalmente, ele
foi envenenado por uma de suas esposas, Agripina, que desejava elevar o filho
Nero ao trono.
Lardher’s Works, vol. 1, pp. 253.254, edit. London,
1829
Nessa mesma
época, entre 30 e 70, temos notícias de tremores de terra na Ásia menor, na
Assíria, na Macedônia, em Creta, na 1tália: em 61 e 62 na Laodicéia, Colosso e
Hierápolis; em 63, com a erupção do Vesúvio, em Nápoles, Herculanum e mais três
cidades menores; o incêndio de Roma em 64 (cfr. Tácito, Annales, 14,16; Sêneca,
Quaestiones Naturales, 6, 1; Fl. Josefo, Bell. JD 4. 4. 5). A fome, sob
Cláudio, assolou Roma e Palestina (cfr. At 11:28 e Ant. JD 20. 5. 2).
Assim, Ágabo
dava a entender, pelo Espírito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, o
que aconteceu no tempo de Cláudio César, que reinou entre 41 e 54 d.C. Lake e
Cadbury observam: "A evidência de Suetônio (Claudius xix.) e Tácito (Ann.
xii. 43) mostra que a escassez difundida foi uma característica do reinado de
Cláudio".' Josefo nos fala de uma fome na Palestina entre 44 a 48
d.C.," a qual provavelmente é a mesma mencionada aqui.
Comentário
Bíblico de Beacon
Reinou de
41-48 d.C. A fome veio entre 44-48, sendo 46 a data indicada.
Comentários
da Bíblia por Russell Shedd
At 21:10.At
11:28 Cláudio (conforme At 18:2) foi imperador romano de 41 a 54 d.C. Durante
esse período, houve várias épocas de fome, uma das quais, por volta do ano 46
d.C., afetou seriamente a Judéia.
Champlin
- Comentários de Atos Capítulo 11 versículo 28
Antigo
e Novo Testamento interpretado versículo por versículo por Russell Norman
Champlin
A fome veio
entre 44-48, sendo 46 a data indicada.
Comentários
da Bíblia por Russell Shedd
Barnabé e
Saulo em Jerusalém (v. 27-30). A história extra bíblica menciona períodos de
escassez durante o reinado de Cláudio (41-54 d.C.), um dos quais afetou
especialmente a Judéia (v. 28). A profecia de Agabo produziu generosidade entre
os santos em Antioquia
Comentário
Bíblico da versão NVI por Frederick Fyvie Bruce
Foi por esse
tempo que o profeta Ágabo anunciou na 1greja de Antioquia que estava para vir
grande e generalizada fome. Suetônio, historiador romano, confirma que o
reinado do Imperador Cláudio foi assinalado por épocas em que não houve safras.
Diz-nos Josefo que por volta do ano 46, a Palestina foi castigada duramente por
uma fome, e que a rainha-mãe judia, de Adiabene, no norte da Mesopotâmia,
comprou trigo no Egito e figos em Chipre para acudir às necessidades dos judeus
palestinenses. Ao mesmo tempo Barnabá e Saulo foram enviados a Jerusalém pela
Igreja de Antioquia, conduzindo à igreja-mãe o produto de uma coleta especial
que a igreja-filha levantara para ajudar os cristãos palestinenses em sua
situação angustiosa. A igreja de Jerusalém parece que sofria de pobreza
crônica; mais adiante vamos encontrar Paulo organizando coletas nas igrejas
gentílicas por ele fundadas, a fim de socorrer aquela em suas necessidades. Foi
provavelmente durante esta visita de Barnabé e Saulo, de socorro aos famintos,
que ocorreram os fatos de Gl 2:1-48. A "revelação, em virtude da qual
foram lá (Gl 2:2), seria então a profecia de Ágabo (At 11:28), e as palavras de
Gl 2:10 aplicam-se especialmente a essa visita: "Recomendando-nos somente
que nos lembrássemos dos pobres, o que também me esforcei por fazer".
O
Novo Comentário da Bíblia, por Francis Davidson
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