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quinta-feira, 20 de julho de 2023

Atos 11:27,28

Atos 11:27,28 " Naqueles dias, desceram alguns profetas de Jerusalém para Antioquia, e, apresentando-se um deles, chamado Ágabo (Agaboj cap.21), dava a entender, pelo Espírito, que estava para vir grande fome por todo o mundo, a qual sobreveio nos dias de Cláudio (Klaudi,ou Kai,saroj --41-54 d.C.).

Este texto aqui é par mostrar que DEUS não se limita a interpretações humanas, quando enfatizamos que o profetismo não invadiu o Novo Testamento, citando João como o último deles.

Temos Ana (Lucas 2:36–38), que é chamada de profetiza, e que por mão de DEUS, é usada nos dias de CRISTO ainda novo.

A grande questão que permeia é a origem da fala, pois no caso de Ana e Ágabo, o ESPÍRITO estava sobre eles, e não era espírito enganoso.

Lucas jamais entraria com uma expressão funcional se não houvesse de fato o chamado profético sobre a mulher e o homem citado em Atos.

Mas o que isto tem a ver com edificação?

Simples: para sabermos discernir de que espíritos procedem falas de “profetismos” que tanto amam falar em “nome de DEUS”, sabermos ainda que houve sim, no Novo Testamento quem profetizasse, e que de alguma forma, a REVELAÇÃO estava sendo progressiva, e que não estava encerrada a dias e tipos de pessoas.

Isto nos faz refletir na SOBERANIA de DEUS, em seu fazer PROFÉTICO, em sua MENTE ilimitada, e na sua VONTADE de fazer conhecido fatos que humanamente são impossíveis.

Por isso, por inúmeras vezes, veremos o ESPÍRITO dando visões aos apóstolos e ao seu povo, como Cornélio, um gentio.

E sem polemizar, podemos ter a coragem de rejeitar vozes que não testificam de CRISTO e de nosso DEUS, e considerarmos tais vozes anátemas, mas cuidando para que o que vem do SENHOR seja discernível entre nós.

Cuide com vozes e para isto, BUSQUE a DEUS, pois ELE, somente ELE tem PALAVRAS DE VIDA.

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Comentário de Ethelbert William Bullinger

Comentário de John Calvin

 

O imperador romano. Ele começou seu reinado em 41 dC e reinou por 13 anos. Finalmente, ele foi envenenado por uma de suas esposas, Agripina, que desejava elevar o filho Nero ao trono.

Lardher’s Works, vol. 1, pp. 253.254, edit. London, 1829

 

Nessa mesma época, entre 30 e 70, temos notícias de tremores de terra na Ásia menor, na Assíria, na Macedônia, em Creta, na 1tália: em 61 e 62 na Laodicéia, Colosso e Hierápolis; em 63, com a erupção do Vesúvio, em Nápoles, Herculanum e mais três cidades menores; o incêndio de Roma em 64 (cfr. Tácito, Annales, 14,16; Sêneca, Quaestiones Naturales, 6, 1; Fl. Josefo, Bell. JD 4. 4. 5). A fome, sob Cláudio, assolou Roma e Palestina (cfr. At 11:28 e Ant. JD 20. 5. 2).

 

Assim, Ágabo dava a entender, pelo Espírito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, o que aconteceu no tempo de Cláudio César, que reinou entre 41 e 54 d.C. Lake e Cadbury observam: "A evidência de Suetônio (Claudius xix.) e Tácito (Ann. xii. 43) mostra que a escassez difundida foi uma característica do reinado de Cláudio".' Josefo nos fala de uma fome na Palestina entre 44 a 48 d.C.," a qual provavelmente é a mesma mencionada aqui.

Comentário Bíblico de Beacon

 

Reinou de 41-48 d.C. A fome veio entre 44-48, sendo 46 a data indicada.

Comentários da Bíblia por Russell Shedd

 

At 21:10.At 11:28 Cláudio (conforme At 18:2) foi imperador romano de 41 a 54 d.C. Durante esse período, houve várias épocas de fome, uma das quais, por volta do ano 46 d.C., afetou seriamente a Judéia.

Champlin - Comentários de Atos Capítulo 11 versículo 28

Antigo e Novo Testamento interpretado versículo por versículo por Russell Norman Champlin

 

A fome veio entre 44-48, sendo 46 a data indicada.

Comentários da Bíblia por Russell Shedd

Barnabé e Saulo em Jerusalém (v. 27-30). A história extra bíblica menciona períodos de escassez durante o reinado de Cláudio (41-54 d.C.), um dos quais afetou especialmente a Judéia (v. 28). A profecia de Agabo produziu generosidade entre os santos em Antioquia

Comentário Bíblico da versão NVI por Frederick Fyvie Bruce

 

Foi por esse tempo que o profeta Ágabo anunciou na 1greja de Antioquia que estava para vir grande e generalizada fome. Suetônio, historiador romano, confirma que o reinado do Imperador Cláudio foi assinalado por épocas em que não houve safras. Diz-nos Josefo que por volta do ano 46, a Palestina foi castigada duramente por uma fome, e que a rainha-mãe judia, de Adiabene, no norte da Mesopotâmia, comprou trigo no Egito e figos em Chipre para acudir às necessidades dos judeus palestinenses. Ao mesmo tempo Barnabá e Saulo foram enviados a Jerusalém pela Igreja de Antioquia, conduzindo à igreja-mãe o produto de uma coleta especial que a igreja-filha levantara para ajudar os cristãos palestinenses em sua situação angustiosa. A igreja de Jerusalém parece que sofria de pobreza crônica; mais adiante vamos encontrar Paulo organizando coletas nas igrejas gentílicas por ele fundadas, a fim de socorrer aquela em suas necessidades. Foi provavelmente durante esta visita de Barnabé e Saulo, de socorro aos famintos, que ocorreram os fatos de Gl 2:1-48. A "revelação, em virtude da qual foram lá (Gl 2:2), seria então a profecia de Ágabo (At 11:28), e as palavras de Gl 2:10 aplicam-se especialmente a essa visita: "Recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também me esforcei por fazer".

O Novo Comentário da Bíblia, por Francis Davidson

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