Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Jó 6:24

Jó 6:24 "Ensinai-me, e eu me calarei; dai-me a entender em que tenho errado"

Um servo de DEUS em meio a tantos reveses, cai em si e detecta em seu coração a incapacidade de entender tudo aquilo que vem sobre ele, e leva em consideração, mesmo tendo mantido uma vida aos pés de DEUS. Ele questiona sua existência, suas obras, seus sentimentos e o próprio DEUS. Mas seu questionamento ao SENHOR passa muito mais pela avaliação de si mesmo do que aquilo que vê ocorrer e entende ter a mão de DEUS. Não é das coisas mais fáceis lidar com o desconhecido, ainda mais quando somos extremamente limitados. Muitas vezes, para absorver o ensino, é preciso se esvaziar de si mesmo, de suas razões, de toda sua construção e olhar de fora, para ver onde e de onde procedem todas as coisas. O salmista diz para "DEUS sondar seu coração e ver/mostrar se há algum caminho/rotina maus. E pede para que seus passos sejam em direção ao ETERNO" (salmo 139). Cair em si foi o exercício mais profundo de um filho que sai da casa do pai e resolve reconhecer suas equívocos. Por isso é compreensivo em Jó esta permeabilidade, esta osmose, esta questão de mergulhar em universos ainda desconhecidos, mas possíveis de sondagem. Eis a questão que mata toda soberba: "DEUS me ensina onde tenho errado, me faz entender isto, e assim ficarei quieto". Quando queremos de fato nos aquietar e saber que ELE é DEUS, perceberemos que a VOZ DIGNA de ser ouvida e de nos dar entendimento/discernimento de tudo é a de DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário