Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de junho de 2022

O drama de Ana e o jeitão de Eli e a postura de Elcana

O drama de Ana e o jeitão de Eli e a postura de Elcana


1 Samuel 1:8   8 Então, Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que estás de coração triste? Não te sou eu melhor do que dez filhos?

1 Samuel 1:19-21  19 Levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o SENHOR, e voltaram, e chegaram a sua casa, a Ramá. Elcana coabitou com Ana, sua mulher, e, lembrando-se dela o SENHOR,  20 ela concebeu e, passado o devido tempo, teve um filho, a que chamou Samuel, pois dizia: Do SENHOR o pedi.  21 Subiu Elcana, seu marido, com toda a sua casa, a oferecer ao SENHOR o sacrifício anual e a cumprir o seu voto. 

1 Samuel 1:21   21 Subiu Elcana, seu marido, com toda a sua casa, a oferecer ao SENHOR o sacrifício anual e a cumprir o seu voto. 


1 Samuel 1:10-11   10 levantou-se Ana, e, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente.  11 E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.

1 Samuel 1:15-16   15 Porém Ana respondeu: Não, senhor meu! Eu sou mulher atribulada de espírito; não bebi nem vinho nem bebida forte; porém venho derramando a minha alma perante o SENHOR.  16 Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque pelo excesso da minha ansiedade e da minha aflição é que tenho falado até agora.

1 Samuel 1:22   22 Ana, porém, não subiu e disse a seu marido: Quando for o menino desmamado, levá-lo-ei para ser apresentado perante o SENHOR e para lá ficar para sempre. 

1 Samuel 1:24-28   24 Havendo-o desmamado, levou-o consigo, com um novilho de três anos, um efa de farinha e um odre de vinho, e o apresentou à Casa do SENHOR, a Siló. Era o menino ainda muito criança.  25 Imolaram o novilho e trouxeram o menino a Eli.  26 E disse ela: Ah! Meu senhor, tão certo como vives, eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, orando ao SENHOR.  27 Por este menino orava eu; e o SENHOR me concedeu a petição que eu lhe fizera.  28 Pelo que também o trago como devolvido ao SENHOR, por todos os dias que viver; pois do SENHOR o pedi. E eles adoraram ali o SENHOR.


1 Samuel 1:9  9 Após terem comido e bebido em Siló, estando Eli, o sacerdote, assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do SENHOR,

1 Samuel 1:12-14   12 Demorando-se ela no orar perante o SENHOR, passou Eli a observar-lhe o movimento dos lábios,  13 porquanto Ana só no coração falava; seus lábios se moviam, porém não se lhe ouvia voz nenhuma; por isso, Eli a teve por embriagada  14 e lhe disse: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti esse vinho!

1 Samuel 1:17   17 Então, lhe respondeu Eli: Vai-te em paz, e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.


# Não se guie pelas aparências e não julgue pelo que vê ou que ouve.

# Não deixe seu cônjuge à mercê de sua vontade ou dor.

# Não abandone seu amado ou amada na luta pelos seus sonhos.

# Não deixe de dar assistência quando alguém lhe pedir socorro.

# Cumpra seus votos, mesmo que custe a distância do que recebeu -  fez voto, cumpra.

# Antes de examinar uma situação, pessoa, ou voto, pense que deve orar antes.

# Disponha teu coração a buscar ao Senhor, mesmo lhe parecendo uma situação impossível.

# Não se culpe pela dor e críticas alheias, bem como de zombarias. Mas estabilize suas emoções aos pés do Senhor, na presença dele, no seu altar.

# Uma vez recebida a bênção, não tome posse dela como sendo sua, mas como algo que pertence a quem deu, no caso de Ana, ao Senhor.

# Exalte ao que concedeu a bênção, sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário