Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de julho de 2023

Atos 18:11

Atos 18:11 E ali permaneceu um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus”

 

Um ano e seis meses!

Quem ousaria a permanecer em Sodoma e Gomorra este tempo, ou mesmo ali nas cidades pagãs da Grécia, pelas suas devoções e práticas imorais?

“Corinto era a capital da província romana da Acaia (região sul da Grécia), uma colônia romana e cidade portuária cosmopolita conhecida por sua imoralidade e era completamente pagã. A cidade era cheia de templos pagãos e, na parte sul, havia uma alta acrópole com um templo de Afrodite. A partir do século V a.C., a expressão “corintianizar” significava “ser sexualmente imoral” 

E ali está Paulo, pronto a pregar aos habitantes daquela cidade (por volta de 51-52 d.C.), quando ainda Lucius Junius Annaeus Gallo (Gálio) era procônsul nesta província”.

Localizar e identificar tal líder é importante para sabermos o terreno onde Paulo pisava: Gálio era irmão do filósofo grego Lucius Annaeus Seneca, ambos nascidos em Córdoba, Espanha, filósofo estoico e um dos mais célebres advogados, escritores e intelectuais do Império Romano (https://www.thoughtco.com/life-of-seneca-120977) e (https://www.britannica.com/biography/Junius-Gallio). Gallio, nascido por volta 5 a.C., Córdoba, morreu pelo ano de 65 d.C.), tendo sido o oficial romano que rejeitou as acusações apresentadas pelos judeus contra o apóstolo Paulo (Atos 18:12 –17). Curiosidade à parte, Nero leva a Gálio e seu irmão Sêneca a se suicidarem. Vê-se claramente que Nero era, além de perverso, doente em todas as suas faculdades mentais. E há quem dê valor a governos assim até hoje.

 ENSINAR a PALAVRA era uma garantia da FÉ que outrora fora entregue a Paulo, e que a isto se dedicava e motivo pelo qual viera a morrer e isto demandaria tempo, posto que DEUS lhe aparece em sonho, a fim de lhe mostrar que havia muito a ser feito por aquela gente começando pelas casas onde se hospedava e trazendo pessoas a CRISTO, como Gaio Tício Justo (romano), cuja casa se tornou o centro do trabalho, e Crispo, que teve em sua casa também todos convertidos.

Por causa das divisões posteriores do grupo de Corinto, que acompanharam seus líderes, Paulo agradeceu a Deus por não ter batizado ninguém naquela cidade exceto Crispo, este notável convertido, e Gaio” (1 Coríntios 1:14).

Por conta de judeus obcecados, há uma revolta contra Paulo e ali segue para os tribunais (v.12), ouvem do procônsul: “eu não quero ser juiz dessas coisas” (v.15) e “os expulsou do tribunal” (v.16).

Em algumas citações veremos a revolta contra “Sóstenes”, por ter sido ele o substituto de Crispo, na Sinagoga, pelo fato deste ter se convertido e por terem sido expostos junto às autoridades no tribunal de forma vergonhosa, e em 1 Coríntios 1:1 se menciona um Sóstenes e muitos acreditam que foi o mesmo que com o tempo se converteu e foi companheiro do Paulo, por conta desta agressão (Comentário Bíblico de Matthew Henry, um pastor presbiteriano e comentarista bíblico inglês), " tratamento violento dos judeus de Sóstenes, o chefe da sinagoga que tinha sucedido Crispus por ocasião da conversão deste último ao cristianismo, foi provavelmente devido ao fato de que ele já tinha abraçado o cristianismo e defendeu Paulo, ou que ele era conhecido por ter sido influenciado por Paulo e foi inclinando-se para o cristianismo. Que ele se tornou um cristão e um dos companheiros mais próximos de Paulo podemos inferir a partir 1 Co 1:1), Fortunato (1Co 16:17), Acaico (1Co 16:17 ), Erasto (Rm 16:23. ), Caio (1Co 1:14), Tércio (Rm 16:22), Quartus (Rm 16:23), Chloe (1Co 1:11), e Phoebe de Cenchrea (Rm 16:1)" (Comentário bíblico John Wesley - Metodista - Clérigo Anglicano).

 Paulo teve bons frutos de seus ensinamentos naquela cidade, tanto que a ela, pela BÍBLIA, dedicará especial atenção em duas Epístolas, demonstrando que muitos ali deveriam aprender de fato o que ele ensinou, a fim de não permitirem brechas diabólicas e carnais no correr dos dias.

Mas é o ser humano!

Não bastasse as questões culturais e religiosas imorais e pagãs, ainda precisava inserir ali o cuidado de uns com os outros, da unidade do CORPO, do AMOR que deve ser o elemento a juntá-los, inclusive nas ocasiões solenes, pois fato é que a igreja de Corinto, como a maioria das outras começava em lares, onde pessoas eram chamadas ao arrependimento.

Desistir era uma opção, mas como desobedecer a VOZ DIVINA que dissera a ele sobre um tanto de pessoas que viria à SALVAÇÃO?

QUEM ousa resistir a uma VOZ assim: “Não temas; pelo contrário, fala e não te cales; porquanto eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade (Atos 18:9,10) - numa semelhança incrível ao que DEUS fala a Josué: “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.  9 Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares” (Josué 1:8-9).

A quem temeremos?

Davi irá nos ensinar: “ O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei? ” (Salmo 27:1)

Aprendamos: DEUS chama, DEUS sustenta, DEUS dá PALAVRA, DEUS protege.

FORTALEÇA-SE NA FORÇA DO SEU PODER!


Nenhum comentário:

Postar um comentário