Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de julho de 2023

Atos 18:5,6

Atos 18:5,6 "Quando Silas e Timóteo desceram da Macedônia, Paulo se entregou totalmente à palavra, testemunhando aos judeus que o Cristo é Jesus. Opondo-se eles e blasfemando, sacudiu Paulo as vestes e disse-lhes: sobre a vossa cabeça, o vosso sangue! Eu dele estou limpo e, desde agora, vou para os gentios"

 

Lendo a expressão “entregar-se totalmente”, veio-me à mente analisar tais palavras e encontramos no texto, que nos vai remeter ao “impulso de cumprir sua missão”, mesmo com a rejeição dos judeus e sendo ele um dos principais da tradição judaica:

Importava a glória de CRISTO e à igreja de Filipos enfatizará: “bem que eu poderia confiar também na carne. Se qualquer outro pensa que pode confiar na carne, eu ainda mais: circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu, quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo” (Filipenses 3:4-7) e reforçando seus traços diante dos seus dizendo mais à frente “varões, irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseus” (Atos 23:6).

Aprendo que de nada adiantará a pregação se o ESPÍRITO SANTO não mexer nas estruturas pré-montadas nos corações humanos pelas suas tradições.

Nos dias de Paulo, não estavam tentando aplicar-se a uma nova tradição, mas desejavam mostrar o EVANGELHO DE JESUS que havia sido deturpado pelos judeus, na má interpretação das profecias e dos escritos messiânicos, bem como deixar claro, a todos os gentios que se a tradição judaica não salvava, tampouco as religiões pagãs poderiam apontar um caminho para a ETERNIDADE.

E desta NOVA PREGAÇÃO, assim como rejeitaram a JESUS, rejeitam a sua MENSAGEM.

Haviam chegado da Macedônia Timóteo e Silas, e interessante a citação que Paulo fará ao primeiro em uma de suas cartas pessoais: "virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos" (2 Timóteo 4:3).

Quase que numa “coincidência” veremos os “opondo-se e blasfemando”, gerando em Paulo o que comumente chamamos de “consciência tranquila” posto que cumpriu seu papel de pregador aos judeus.

Agora, vejam a coragem de sua atitude, e que será tratada em suas Epístolas: “sacudiu Paulo as vestes e disse-lhes: sobre a vossa cabeça, o vosso sangue! Eu dele estou limpo e, desde agora, vou para os gentios” – o alcance desta frase é eterno e não sejamos piegas ao pensarmos que ele estava sendo duro demais.

Lembremos de todas as ações DIVINAS em todos os tempos, quando DEUS resolve, por exemplo, “enviar a chuva para acabar com toda criação por ter vista que as suas obras eram más”.

E desprezando ainda hoje, muitos, de muitas nacionalidades e posições sociais, repetem a história, mostrando que assim como judeus, os gentios também têm um coração complicado, incrédulo e que é capaz de rejeitar a SALVAÇÃO por apenas satisfazer os critérios de seu coração e achar-se seguro do que é hoje.

Ah! Quisera o SENHOR abrir-lhes os olhos para que vejam e os ouvidos para que ouçam!

Quisera DEUS ligar os seus motores da fé e os abastecesse com a VERDADE, a fim de dar-lhes do conhecimento de CRISTO, AUTOR DA VIDA e SENHOR DE TUDO e TODOS – pois mal sabem eles, “que ao nome de Jesus se dobrará todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra e toda língua confessará que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

Desprezar a CRISTO é desprezar o DEUS VIVO!

Quem recebe vocês, recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou" (Mateus 10:40 - NVI).

Eis a segurança de Paulo e de sua ligação com JESUS CRISTO.

Será esta a nossa, enquanto estamos nesta vida, para testemunhar de QUEM de fato é JESUS em nossas vidas?


Nenhum comentário:

Postar um comentário