Pesquisar este blog

sábado, 5 de agosto de 2023

Atos 28:8

Atos 28:8 "Aconteceu achar-se enfermo de disenteria, ardendo em febre, o pai de Públio. Paulo foi visitá-lo, e, orando, impôs-lhe as mãos, e o curou"

Paulo, um homem que não media esforços para auxiliar.

Eis um adoecido, que poderia apenas receber uma medicação e assim ser curado, sendo Públio o principal da Ilha de Malta.

Mas aprouve a DEUS solucionar o caso com PODER, que somente DEUS tem e deste ato, muitos outros vieram ter com ele a fim de obter a cura e assim foi.

E desta bênção à comunidade maltesa, estava ali vindo os benefícios para a navegação até o destino final.

Sempre saberemos que as boas ações terão reflexos positivos.

Devemos, assim, praticá-las, fazendo o bem, quando em nossas mãos está em condições de fazê-lo.

Ânimo também surgiu do encontro com irmãos, após sua chegada ao continente, donde seguiu para Roma, e assim obteve graça para com eles estar por sete dias.

Que viagem demorada!

Mas assim deveria ser, e agora morando sozinho e por conta, sempre vigiado por um soldado, e conversando com os judeus, vem com uma palavra branda sobre sua nação, dando a eles o entendimento de que apesar da rudeza com que fora tratado e quase indo à morte, nada tinha contra o seu povo.

A ESPERANÇA DE ISRAEL, chama-se JESUS CRISTO.

Ninguém mais poderá salvar Israel de seu destino senão o MESSIAS que tanto esperam e a QUEM devem se entregar e converter.

A seita que era contestada em todo lugar pelos judeus já era conhecida, mas os judeus em Roma queriam ouvir Paulo, posto que nada tinham contra ele.

"Então, desde a manhã até à tarde, lhes fez uma exposição em testemunho do reino de Deus, procurando persuadi-los a respeito de Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas" (28:23) – é interessante percebermos que Paulo não falava de JESUS sem pô-lo no contexto das profecias e da LEI, pois somente assim teria êxito na pregação.

Hoje, dentro de nossas igrejas, ou locais públicos, precisamos expor desta mesma maneira, conectando fatos e palavras, a fim de podermos adentrar ao coração dos ouvintes e cativá-los pela VERDADE – e pensemos: “persuasão houve, porém ainda permaneceram incrédulos” (28:24).

Vejamos que interessante Paulo falando aos seus ouvintes: E, havendo discordância entre eles, despediram-se, dizendo Paulo estas palavras: Bem falou o Espírito Santo a vossos pais, por intermédio do profeta Isaías, quando disse: Vai a este povo e dize-lhe: De ouvido, ouvireis e não entendereis; vendo, vereis e não percebereis. Porquanto o coração deste povo se tornou endurecido; com os ouvidos ouviram tardiamente e fecharam os olhos, para que jamais vejam com os olhos, nem ouçam com os ouvidos, para que não entendam com o coração, e se convertam, e por mim sejam curados. Tomai, pois, conhecimento de que esta salvação de Deus foi enviada aos gentios. E eles a ouvirão. (28:25-29).

Pois é, se não havia nada a falar de Paulo, agora Paulo mesmo havia dado motivo: “ditas estas palavras, partiram os judeus, tendo entre si grande contenda (28:29).

Encerro minhas leituras em Atos, e com a alegria de mais uma conclusão de textos que DEUS me alegrou em poder escrever.

Por dois anos, permaneceu Paulo na sua própria casa, que alugara, onde recebia todos que o procuravam, pregando o reino de Deus, e, com toda a intrepidez, sem impedimento algum, ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo” (28:30-31):

(a) tempo gasto em missão e perseverança, usando meios e locais, atingindo o público que necessitava; 

(b) pregava o REINO DE DEUS, independentemente de qualquer coisa, e insistentemente, como alguém que sabia que seus dias eram todos contados e que precisava cumprir sua carreira; 

(c) intrepidez mostra que, mesmo debaixo de prisão domiciliar, Paulo empregava esforços para fazer conhecido QUEM o salvou; 

(d) coragem é o sobrenome de Paulo, pois de perseguidor a perseguido, ambos os papéis requeriam coragem – fosse no lado da LUZ ou fosse em meio às trevas; 

(e) nada impedia o apóstolo que sofreu de tudo para chegar ao seu objetivo final, muito menos de testemunhar de JESUS CRISTO, nosso SENHOR; 

(f) sua meta sempre foi apresentar o SALVADOR, e sua obra, e deixará um legado doutrinário sobre CRISTO como nenhum outro.

Ler Atos dos Apóstolos é o mesmo que trafegar aos pés de Lucas, como que ouvindo sua narrativa histórica, e o legado emocionante dos primeiros tempos da igreja.

Mais que isto: é trafegar pelas vias da VERDADE, pelos ATOS DO ESPÍRITO SANTO, que impelia a todos os crentes a corajosamente falar da sua fé, ensinando-nos que também não podemos nos calar.

Que DEUS nos ajude e nos abençoe da PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário