Pesquisar este blog

sábado, 5 de agosto de 2023

Atos 27:10

Atos 27:10 "Senhores, vejo que a viagem vai ser trabalhosa, com dano e muito prejuízo, não só da carga e do navio, mas também da nossa vida"

Em Paulo, vemos um homem guiado por DEUS.

E neste servo, podemos acreditar que sempre falava da parte de DEUS, e dando conselho aos navegantes alertava dos perigos daquela navegação.

Mas não quiseram ouvir: "mas o centurião dava mais crédito ao piloto e ao mestre do navio do que ao que Paulo dizia" (27:11).

Como sempre dizemos, “se conselho fosse bom não era dado, mas vendido”, ali estava um insensato a percorrer os mares sem atinar aos perigos.

Como nos enganamos com os tempos e as eras: “soprando brandamente o vento sul, e pensando eles ter alcançado o que desejavam, levantaram âncora e foram costeando mais de perto a ilha de Creta" (27:13) – aquela brisa escondia um desígnio curioso e DEUS haveria de usar Paulo para mais um sinal extraordinário da parte DELE e no verso 14 surge um “tufão de vento”, que arremeterá o navio e causará danos a ponto de naufragarem.

OBEDECER é bem mais justo!

Mas obedecer a um prisioneiro?

Açoites, vendaval, perda de carga, fome – imagino a cabeça do comandante.

Três dias à deriva, e já castigados pelo medo e cansaço, sob forte tempestade, a “esperança se vai” (v. 20).

Pergunto de que forma alimentamos nossas esperanças?

Esperamos as tempestades ou nos organizamos para ouvir o CONSELHO DE DEUS?

E em meio a tempestade Paulo levanta sua voz e trata com o emocional dos navegantes:

“Senhores, na verdade, era preciso terem-me atendido e não partir de Creta, para evitar este dano e perda. Mas, já agora, vos aconselho bom ânimo, porque nenhuma vida se perderá de entre vós, mas somente o navio. Porque, esta mesma noite, um anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo, dizendo: Paulo, não temas! É preciso que compareças perante César, e eis que Deus, por sua graça, te deu todos quantos navegam contigo. ”

Atos 27:21-24

 

É intrigante, que em meio a tanta convulsão, um homem tenha fé e certeza de que tudo concorrerá para o BEM DETERMINADO POR DEUS, e para isto, além de disposição, a coragem.

O texto me remete a Josué e sua fé e as certezas de DEUS com ele, independente de circunstâncias e pessoas.

Muitas vezes as pessoas são teimosas e somos nós quem devemos impor o que DEUS diz, a fim não somente de aclamar as pessoas, mas mostrar que DEUS é conosco sempre.

Gosto da afirmação paulina: “é preciso que compareças perante César”.

Aqui entendemos que não era obstinação de Paulo chegar a César, mas um propósito de DEUS e por isso DEUS o preservou intacto diante de todos aqueles que tentavam contra ele.

Quantas vezes nosso SENHOR nos estimula a continuar na fé, tratando de sua voz em nosso coração dizendo “ Fulano, não temas! ”?

Eis que certo está, e ensinado pelos apóstolos: "AQUELE que começou a boa obra, vai completar" (Filipenses 1:6).

Problema é que não confiamos e tentamos resolver com nossos próprios esforços, o que normalmente não dá certo, pois “a Palavra Final vem do SENHOR” (Provérbios 16:1).

Veja o que é confiança em DEUS: "portanto, senhores, tende bom ânimo! Pois eu confio em Deus que sucederá do modo por que me foi dito, porém é necessário que vamos dar a uma ilha" (Atos 27:25-26).

E teimamos em nossos temores e preocupações, gerando a tão maligna ansiedade.

CONFIE!

Isto basta: ânimo e confiança.

Seus desertos e lutas, com este espírito, certamente serão reais, mas o estado de espírito será outro.

Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário