Pesquisar este blog

sábado, 5 de agosto de 2023

Atos 26:27

Atos 26:27 "Acreditas, ó rei Agripa, nos profetas? Bem sei que acreditas"

Paulo, neste momento, e após um a boa exposição de sua defesa e dos fatos que cercavam o assédio dos judeus quanto à doutrina, tendo apelado às autoridades e sendo oferecido a uma possível liberdade, agora segue ao Imperador, considerando querer testemunhar de sua fé.

Interessante, que após conversar com Agripa, no conselho dos chefes de estado, Paulo é quem faz uma pergunta desconcertante: “acredita nos profetas?
E não espera a resposta, e afirma: “bem sei que acreditas!”.

Estava armada a defesa e ao mesmo tempo o selo de que sabendo das profecias sobre o Messias, suas mãos estavam livres do sangue de tais ouvintes.

Para afirmar tais coisas, ajudou bastante ter a cidadania romana.

Senão certamente teria sido entregue ao tribunal judeu, que de misericórdia nada tinha e de mentiras se acercava.

Acredito já ter mencionado tal versículo em comentários anteriores, mas extraio desta vez (1) que Paulo, sábio e não louco, não ficava restrito ao medo e às acusações, nem de todas as agitações populares; (2) Paulo, estando certo de sua mensagem e disso fazendo sua missão, avançava cada vez mais do seu objetivo final, mesmo sendo alvo de xingamentos, surras ou cadeias, e ainda se utilizando de tudo que DEUS lhe deu como ferramenta, a fim de cumprir sua carreira; (3) é fato que ao tratar com Agripa sobre conhecer os profetas, este deveria ter conhecimento de tudo que lhe passava na mente, posto que se indagado de todas as coisas, teria que ter a resposta segundo o costume judaico, e isto só possível conhecendo bem as ESCRITURAS; (4) Paulo não se punha em serviço pelo seu currículo, sua história, nem tampouco suas qualificações judaico-romanas, mas sempre considerando tudo como “valor menor que a GRAÇA”.

Hoje, frente aos tribunais, precisamos nos certificar de todo nosso conhecimento bíblico, a fim de não expormos nosso SENHOR à vergonha, e tampouco pagarmos o preço da ignorância.

Desconhecer a DEUS é desconhecer a QUEM nos chamou das trevas para a LUZ, a fim de desenvolvermos nossa SALVAÇÃO, vivermos em SANTIDADE e estarmos cheios do ESPÍRITO SANTO, pois somente assim viveremos a plenitude da GRAÇA e mais, a EXCELÊNCIA do nosso CHAMADO para a VIDA.

Se vivermos de forma digna do EVANGELHO, saberemos por ELE quais as respostas a dar.

Perigo que corremos é nos perguntarem o que Paulo perguntou a Agripa: "Acreditas, ó rei Agripa, nos profetas?

Qual seria nossa resposta?


Nenhum comentário:

Postar um comentário