Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de julho de 2023

Atos 6:1

Atos 6:1 "Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária"

 

A Lei judaica previa cuidado especial sobre órfãos e viúvas.

De heranças, na colheita, na divisão dos dízimos dado aos levitas - em todo instante ali estava o SENHOR cuidando dos mais frágeis.

Irá repercutir claramente na voz dos profetas, bem como no Novo Testamento, especificamente em Tiago e Timóteo.

E certamente a negligência com esta classe de pessoas despertou a atenção dos gregos, a ponto de fazer com que os discípulos despertassem para o fato e inclinados aos cuidados, buscassem uma solução.

Assim aprendemos algo importante na vida da liderança apostólica: sua missão específica era aprofundar-se da PALAVRA e à ORAÇÃO, e as questões sociais agora começariam a ter um grupo específico para tal.

Nesta busca por responsáveis pela manutenção social das viúvas, a comunidade agora elegeria homens cheios do ESPÍRITO SANTO, com boa reputação e sábios.

O ESPÍRITO SANTO era quem estava movendo todos eles e capacitando-os ao bom serviço.

Logo depender de DEUS era condição importante.

Soma-se a isto homens de boa reputação, afinal, estariam em contato com viúvas e exigia-se atenção para isto, pois eram sete homens a serem escolhidos.

Assim começa um time de homens para o trabalho social, que sob a imposição das mãos apostólicas, tratariam das necessidades dos irmãos.

Assim surge os cristãos prontos a dar seu testemunho e tirar o motivo da reclamação grega, além do que dar suporte aos apóstolos e atender a uma comunidade que crescia a cada dia.

Envolver-se com a obra de DEUS requer todo cuidado e bom testemunho para com os de fora, serviço para os de casa, e sabedoria para falar, como foi o caso de Estevão.

Que tenhamos esta consciência de cuidado com o outros, dando bom testemunho de amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário