Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Provérbios 22:6

Provérbios 22:6 “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”

Educar um filho não é das tarefas mais simples e ser casado também.

Levando em conta que nossa sociedade tem se tornado promíscua em seu caráter, complica-se mais ainda a questão de EDUCAR nossos filhos.

Considerando a proposta no verso, veremos que:

(a) educar ganha a força dos antigos sacrifícios que eram oferecidos ao SENHOR, ou seja, requer de fato entrega total da parte de quem educa;

(b) educar significa mais do que entulhar crianças em igrejas e escolas: é dar-lhes palavras/atenção que construam o caráter de JESUS nos seus corações, e sabendo que foi DEUS quem as criou para herança entregue aos pais;

(c) educar traz o que DEUS manda, não apenas sugere: “nosso Deus, é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te” (Deuteronômio 6:4-9).

Vemos pais que mal servem de exemplo e destroem o caráter dos filhos, maltratam, maldizem são violentos, mal exemplo para seu lar, seja por ações ou palavras, mostrando-se maus exemplos, ferindo os corações quando deveria apenas habitar o AMOR.

Antes que seja tarde, abrace sua família, pois o diabo não brinca em serviço - seus ataques são vis.

E para tal ataque temos as “Efésios 6:10-19 - A Armadura de Deus”, além das ordens expressas do nosso SENHOR, que passam pelos ensinos de Paulo e seguem como ordens no Antigo Testamento sobre nossos filhos.

E precisamos aprender de vez: o que nossos filhos ou cônjuges veem em nós, serão reflexos da tal “permanência no CAMINHO da SALVAÇÃO”.

Temos orado ao SENHOR para que traga nossos filhos para a CASA DELE de volta, mas o que nossos filhos têm visto em nossas próprias casas e vidas, quando apenas recebem incentivo ao sucesso estudantil e profissional?

E não é por força nem por violência que ganharemos suas almas para DEUS, mas pelo SANTO ESPÍRITO, que habita onde há vidas que lhe pertencem.

Reflitamos sobre o que temos dado a eles como ensino e testemunho.

Que a GRAÇA IRRESISTÍVEL e a ALEGRIA DA SALVAÇÃO alcancem a todos.

Pr. Carlos Puck


Nenhum comentário:

Postar um comentário