Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de julho de 2024

Odes à Reforma, não aos homens

Sola Fide

Sola Scriptura

Solus Christus

Sola Gratia

Soli Deo Gloria

------------------------------

------------------------------

Justificação pela fé

Não te negamos excelso JESUS

Nem na doutrina

Nem pela tradição.


Simplesmente não te negamos,

Pois reconhecemos tua grandeza

E majestade, como Cordeiro de DEUS.


Não. Jamais de negaremos,

Levando em conta toda Justiça

Que nos fez justos ao Pai.


Não te negamos suficiente Salvador

Nem por templos de mãos

Nem por sacrifícios vãos.


CRISTO de DEUS:

Te afirmamos em fé

Tão somente pela fé,

Qual justo somos levados a viver.


Te afirmamos entre tantas gentes

Para que em nós se cumpra teu Amor,

Tua Vida e tua Obra.


Te afirmamos aqui, em vida,

Para que onde estás, lugar a nós preparado,

Tenhamos firme nossa mão neste arado,


Nesta andança por almas que elegeste,

Por teu sangue precioso

Emanando o chamado deste Pai amoroso.


Te afirmamos hoje,

Para que em nosso amanhã

Vivamos a intensa nuvem...


Aberta em trombetas

Para a grande Mesa dos Santos,

Lugar comprado por ti


Aos que de antemão conheceu.

Assim, te afirmamos aqui,

Pois é nosso CRISTO, a nossa JUSTIFICAÇÃO.


---------------


Sola Fide

Esta certeza do que não pude ver

Mas em ti vinha embutida

Salvação e Graça

Uma fé que remove a montanha,


O monte duro de meu coração

Que agora do pó se levanta

E abraçado é pelo dom que vem de ti,

Suficiente renascer de minha alma.


Somente nesta fé,

Instrumento por ti doado

Para que ao recomeçar tudo


Pudesse eu caminhar junto,

Associado ao teu Amor,

Por fé andar, até a ti encontrar.


---------------


Sola Scriptura

Não é como mãos meramente humanas

Virtudes que se revelam do Céu

Ao povo comprado que agora,

Ensinado, dignifica o Cordeiro.


Não como letras humanas,

Mas ponto de divina inspiração

Esta vem preencher minhas linhas vazias

Acostumadas a compor pequenas letras.


Mais do que invenção,

Está ali a Verdade em revelação,

Filme Eterno exposto aos olhos


A fim de que preparada,

Saiba minha alma quem é o CRISTO

O Filho de Deus Pai, nesta letra abençoada.


---------------


Solus Christus

Desnude-me tua Vida em mim

Como o Salvador que minha alma resgata

Justifica e lança

Ao Eterno Lar.


Da cruz e dor,

Aos braços de teu Amor

Quando de ternura enches meu coração

Para que por ti possa eu te ver.


Espero em ti, Jesus amado,

Somente em ti, a fim de que em ti,

Removas de mim toda culpa


E em teu suficiente agir

Cumpra-se o toda a promessa destinada

De uma vitória que só tu podes dar.


---------------


Sola Gratia

Eis que o sol se põe em Graça

Mais que fascinante

Operante

Profunda mão divina a me tocar.


Pela generosa Graça

Imerecida mão sobre mim

Que me leva ao deleite

Um novo viver


No amparo invisível

Para não me gloriar

Um toque do teu Altar


Donde tal presente emana

O teu doce olhar

Que me faz repousar.


---------------


Soli Deo Gloria

Como me despir de minha falsa piedade

A fim de que a terra produza tua glória,

Senão pela vocação que puseste em mim

Para tudo apontar para ti.


Destas tantas letras

Possa eu entender tal Sacerdócio

Que de ti depende

E te faça crescer e eu diminuir.


Aos clamores de João perto de tuas sandálias

Me encontro prostrado pela tua grandeza

Em ínfima tentativa de pelo menos,


Aos teus pés, como todo joelho estará,

Dobrada minha alma e assim,

Sempre te glorificar.


---------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário