Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de agosto de 2023

1 Samuel 8:7

1 Samuel 8:7 “Atende à voz do povo em tudo quanto te diz, pois não te rejeitou a ti, mas a mim, para eu não reinar sobre ele"

Após um devaneio dos filhos de Samuel, que não temeram a DEUS e andaram por caminhos distantes do seu pai, Joel e Abias acabam abandonando o ministério do seu pai, temente a DEUS, porém idoso (8:1-3).

Precisamos prestar atenção no que DEUS manda e não na forma que achamos melhor dirigir o seu povo.

Muitas vezes deixamos o SENHOR por motivos torpes, por não dedicarmos tempo em ouvi-lo e assim obedecê-lo.

É triste o fim de uma vida toda dedicada ao SENHOR e no “repente”, termos que sair do papel, a fim de outros tomarem nosso lugar.

Pelo erro dos filhos de Samuel, o povo sem sabedoria, mas num traço lógico da avançada idade do servo de DEUS, pede que seja posto um rei sobre eles, e o que faz a diferença, “como as demais nações tem um” (8:5).

Porém não consultaram a DEUS para saber se o tempo de Samuel havia acabado e o desprezaram por estar velho.

A resposta de DEUS foi imediata: “atende ao povo e busca um rei” (8:7).

Desprezar um servo ordenado por DEUS e em seu chamado é o mesmo que dar as costas ao SENHOR, não pelos méritos do servo, mas pelo TEMPO e PROPÓSITO DE DEUS.

O diálogo de conforto de DEUS com Samuel é algo especial: "Disse o SENHOR a Samuel: Atende à voz do povo em tudo quanto te diz, pois não te rejeitou a ti, mas a mim, para eu não reinar sobre ele, segundo todas as obras que fez desde o dia em que o tirei do Egito até hoje, pois a mim me deixou, e a outros deuses serviu, assim também o faz a ti" (8:7-8).

Intimidade, amizade, cuidado, identidade, lealdade entre DEUS e Samuel.

Após severos avisos e ameaças de como seria o reinado de sua escolha (que contemporâneo este texto), entendendo que era fruto de sua escolha, então DEUS afirma que iriam recorrer ao ELE novamente, pedindo livramento: “então, naquele dia, clamareis por causa do vosso rei que houverdes escolhido; mas o SENHOR não vos ouvirá naquele dia” (8:18).

O SENHOR, tão presente, tão amigo, tão provedor, agora está declarando que se afastará do seu povo pela sua péssima escolha, por preferir homens a ELE.

Seremos como todas as outras nações” (8:20), e se esqueceram de tudo que o SENHOR fez por eles durante a vida de Samuel – este desejo maluco de querer ser somo os demais, sabendo que o povo de DEUS é propriedade exclusiva do SENHOR, sacerdócio real e nação santa – é falto de sabedoria e reconhecimento, além de gratidão.

E esta ingratidão terá um eco eterno, quando desprezaram o FILHO DE DEUS em tempos mais distantes do que estes vividos por Israel – e a VOZ DIVINA repete: “atende à sua voz e estabelece-lhe um rei” (8:22).

Perceba que pelo erro dos filhos de Samuel, abre-se uma lacuna no coração do povo, e assim, pela má ação, a má escolha.

Quando estivermos diante de questões tão sérias, o melhor a fazer não é substituir pessoas ou coisas, mas ORAR AO SENHOR, e DELE obter a resposta, pois da mesma forma que houve nos dias de nosso CRISTO, as pessoas, na representação dos sacerdotes, gritaram “Barrabás”.

Provérbios 16:1: “a resposta certa vem de DEUS sempre”.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário