Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de julho de 2022

NEGUE-SE HOJE E SEMPRE

Romans 1:16-17  16 Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego;  17 visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.

Matthew 10:32-33  32 Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus;  33 mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus.

------------

Matthew 16:21-26   21 Desde esse tempo, começou Jesus Cristo a mostrar a seus discípulos que lhe era necessário seguir para Jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressuscitado no terceiro dia.  22 E Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo, dizendo: Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá.  23 Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens.  24 Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.  25 Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á.  26 Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?

2 Timothy 2:11-13   11 Fiel é esta palavra: Se já morremos com ele, também viveremos com ele;  12 se perseveramos, também com ele reinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará;  13 se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo.

Galatians 2:19-21   19 Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo;  20 logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.  21 Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão.

John 19:17-18  17 Tomaram eles, pois, a Jesus; e ele próprio, carregando a sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário, Gólgota em hebraico,  18 onde o crucificaram e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio.

Mark 8:34-38   34 Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.  35 Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á.  36 Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?  37 Que daria um homem em troca de sua alma?  38 Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos.

## Significado: 1) negar 1a) Afirmar que não se conhece ou conexão com alguém 1b) para se esquecer de si mesmo, perder de vista a si mesmo e os próprios interesses

## 1a) da separação local, após verbos de movimento de um lugar, isto é, de partida, de fuga


Luke 14:26-27  26 Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.  27 E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo.

Romans 12:1-2 1 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.  2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.


Por que DEUS livra Pedro da morte, se sabia que o negaria, que o tentaria, que lhe causaria transtornos?

Quando vemos JESUS alertando seus discípulos quanto a tentações, vamos perceber que eles demoram a entender sua proposta.

Quando pensamos na negação de nós mesmos, de tomarmos nossa cruz, tudo tem seu início na obediência incondicional ao SENHOR.

Não orando, nem sequer ouvindo atentamente, Pedro vem a negar e mais, tentar amenizar a dor de Cristo, sendo por ELE repreendido, a ponto de ouvir uma frase doída: "arreda satanás".

Quando não vigiamos e nem damos ouvidos ao chamado de CRISTO, nos damos conta da gravidade do engano de nossos corações, de nossas vontades.

Ao mergulharmos no Edem, vamos ver que preferências pessoais acabam nos levando para distante da vontade de DEUS - Adão preferiu dar-se ao gosto pessoal sabendo das consequências.

Ouvindo um sermão edificante, acabei me deparando com estas verdade já ditas pelos puritanos.

Isto dá mais força ainda para crermos na grande dificuldade que é lutar contra nós mesmos.

Negação de nossa vontade, assumindo aos olhos de todos que somos do SENHOR se torna relevante.

Mas acima de tudo, devemos dar a nós mesmos, condição consciente de que aceitamos o chamado, obedecemos a voz e resolvemos andar na direção da cruz.

Este é o preço para um seguidor de CRISTO.

Nada mais.

Amar a DEUS sobre todas as coisas é negar a nós mesmos sobre todas as coisas.

E o amor sempre requererá reciprocidade e sacrifícios.

Que DEUS nos tenha em sua infinita BONDADE e MISERICÓRDIA, desde agora e para sempre. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário