Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

1 João 4:4-5

Como é bom saber de nossas origens e de nosso destino, que é eterno em CRISTO.


1 João 4:4-5 “Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo. Eles procedem do mundo; por essa razão, falam da parte do mundo, e o mundo os ouve.”

Há uma íntima ligação entre MENSAGEM, MENSAGEIRO e destinatários nesta vida.

JESUS quando ora pelos seus não pede que os tire do mundo, mas os livre do mal.

E este pedido não é à toa, pois ELE mesmo diz em sua PALAVRA que este mundo jaz no maligno.

ELE apela ainda pelas certezas dos seus: tenham bom ânimo, pois venci o mundo (mal) e nós também seremos vencedores (já somos NELE).

No meio deste contexto, entram recados claros para todos que devem resistir ao diabo/mundo:

 

(a) o tempo e a voz do verbo trazem a ideia de algo já concluído, ainda que pareça estarmos num tempo de espera – o famoso “tetelestai” vale para esta situação, tanto do vencer o mal quanto ver no SENHOR a sua vitória – ter bom ânimo/coragem;

(b) resistência às tantas vozes que surgem dos falsos ensinos, das falsas doutrinas, dos falsos profetas pela UNIÃO com CRISTO – e tal resistência vem da sujeição a DEUS e sua PALAVRA;

(c)  que se não somos deste mundo, somos do SENHOR e se DELE somos, temos diferenciais, e um deles é claro aqui – nossa comunhão com os perdidos deve ser tão e somente para levar a VERDADE a eles, posto que estão perdidos.

 

Isto posto, surge a pergunta: estamos cientes do que devemos ter de comunhão com as ideias deste mundo perdido?


------------

"Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições (tribulações); contudo, tenham ânimo (coragem)! Eu venci o mundo" (João 16:33)

"Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou" (Romanos 8).

----------------

*conquistar

levar à vitória, sair vitorioso

de Cristo, vitorioso sobre seus inimigos

de cristãos, que permanecem firmes na sua fé até a morte diante do poder de seus inimigos, tentações e perseguições

quando alguém é processado pela lei, vencer o caso, manter a causa de alguém

----------------

"Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra" (João 14:23)

 

"É por isso que uso parábolas: eles olham, mas não veem; escutam, mas não ouvem nem entendem. “Cumpre-se, desse modo, a profecia de Isaías que diz: ‘Quando ouvirem o que digo, não entenderão. Quando virem o que faço, não compreenderão. Pois o coração deste povo está endurecido; ouvem com dificuldade e têm os olhos fechados, de modo que seus olhos não veem, e seus ouvidos não ouvem, e seu coração não entende, e não se voltam para mim, nem permitem que eu os cure’. “Felizes, porém, são seus olhos, pois eles veem; e seus ouvidos, pois eles ouvem. (Mateus 13:13-16)

 

"Bem-aventurado aquele que lê, e bem-aventurados aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo." (Apocalipse 1:3)

 

"Sejam praticantes da palavra, não apenas ouvintes, enganando a vocês mesmos." (Tiago 1:22-25)

 

"Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus." (João 3:21)

 

"Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha." (Mateus 7:24)

 

"Pelo que guardareis os meus mandamentos e os fareis. Eu sou o Senhor." (Levítico 22:31)

 

"27 As minhas ovelhas conhecem a minha voz, e eu conheço-as, e elas seguem-me. 28 Dou-lhes a vida eterna e jamais perecerão. Ninguém as arrancará de mim, porque meu Pai é quem mas deu. 29 E sendo ele mais poderoso do que ninguém, ninguém as pode roubar." (João 10:27-29)


Nenhum comentário:

Postar um comentário