Precisamos entender sobre a presença do ESPÍRITO em nós e sua proposta.
1 João 2:20, 27; 4:13
"E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento.
Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine;
Mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou.
Nisto conhecemos que permanecemos nele, e ele, em nós: em que nos deu do seu Espírito."
Ao lermos o EVANGELHO de João, perceberemos que a Epístola será um reforço a ideias importantes sobre a perseverança no SENHOR, sobre resistir ao anticristo e suas artimanhas, e sobre darmos frutos direcionados ao nosso próximo.
João 14:17 e 26: 17 O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. 26 Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
Logo pensaremos:
(a) que o instrumento dado ao sacerdote no Antigo Testamento pelo óleo derramado dará a ele acesso funcional e relacional, como é o caso dos crentes no Novo Testamento que receberão o Espírito Santo;
(b) que o conhecimento proposto passa pelo anúncio do EVANGELHO sobre “nos ensinar” e que tais ensinos nos darão discernimento sobre como reagir às propostas do “anticristo”, que vai além de mera pessoa, mas de um universo de conceitos;
(c) que sem o Espírito Santo, ou seja, a unção seremos apenas vasos de barro sem conteúdo.
Permanecer debaixo desta unção fará com que vençamos o maligno, perseveremos na VERDADE, aprendamos DELE e assim, tenhamos frutos de tudo que está ensinado nesta carta, para o bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário