Romans 9:27 Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo.
Romans 9:25-26 25 Assim como também diz em Oséias: Chamarei povo meu ao que não era meu povo; e amada, à que não era amada; 26 e no lugar em que se lhes disse: Vós não sois meu povo, ali mesmo serão chamados filhos do Deus vivo.
Romans 9:16 16 Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia.
Estocados no Egito: Romans 9:17 17 Porque a Escritura diz a Faraó: Para isto mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder e para que o meu nome seja anunciado por toda a terra.
Romans 9:19-21 19 Tu, porém, me dirás: De que se queixa ele ainda? Pois quem jamais resistiu à sua vontade? 20 Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? 21 Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra?
Remanescente escolhido: Romans 9:29 Se o Senhor dos Exércitos não nos tivesse deixado descendência, ter-nos-íamos tornado como Sodoma e semelhantes a Gomorra.
Romans 9:30-33 30 Que diremos, pois? Que os gentios, que não buscavam a justificação, vieram a alcançá-la, todavia, a que decorre da fé; 31 e Israel, que buscava a lei de justiça, não chegou a atingir essa lei. 32 Por quê? Porque não decorreu da fé, e sim como que das obras. Tropeçaram na pedra de tropeço, 33 como está escrito: Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, e aquele que nela crê não será confundido.
Romans 10:3-11 3 Porquanto, desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à que vem de Deus. 4 Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê. 5 Ora, Moisés escreveu que o homem que praticar a justiça decorrente da lei viverá por ela. 6 Mas a justiça decorrente da fé assim diz: Não perguntes em teu coração: Quem subirá ao céu?, isto é, para trazer do alto a Cristo; 7 ou: Quem descerá ao abismo?, isto é, para levantar Cristo dentre os mortos. 8 Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. 9 Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10 Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. 11 Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido.
Se a JUSTIÇA emana da LEI e o fim da LEI é CRISTO, porém se o zelo dos judeus estava sobre a LEI, e rejeitaram a JESUS, logo estão condenado pela sua própria incredulidade na FINALIDADE.
A prática IDEAL da JUSTIÇA repousou sobre CRISTO, e se podemos definir farisaísmo, é a prática sem reconhecimento do FATO, ou seja, JESUS, a QUEM crucificaram.
Logo, em um mundo vil, sem discernimento, a pergunta que Paulo elenca é: "quem subirá ao céu ou descerá ao abismo?"
Não definimos nada em nosso intelecto, mas pela ELEIÇÃO, sua ESCOLHA SOBERANA, que tem como base a sua própria JUSTIÇA.
Do Egito à Babilônia, o experimento era que todos fossem conhecedores do JUIZ, não apenas da JUSTIÇA, e para tanto ELE se faz conhecido, pela sua forma clara de aplicar sus misericórdia e sua ira sobre a Terra.
Se amou a Jacó e aborreceu a Esaú, pela sua DIVINA PROVIDÊNCIA, não há motivos para acharmos que DEUS é injusto, pois terá compaixão de quem ELE quiser.
Assim, o alcance de tais atos do SENHOR está sobre quem ELE mesmo resolveu predestinar a seus fins.
Duro este discurso?
Sim, mas real e factual!
Então precisamos entender de vez que as tais obras da LEI glorificam a DEUS por ser ELE o AUTOR da mesma, não pela prática de vis pecadores que muitas vezes praticam sem ao menos entender o FIM da LEI.
Paulo irá trazer uma realidade: "se o SENHOR não tivesse deixado descendência", e completará "seríamos como Sodoma e Gomorra", ou seja, avaliemos o que ocorreu com a JUSTIÇA e o JUÍZO DIVINO àquelas cidades e dimensionemos do DIA DO SENHOR.
Portanto, a fé que tem origem na JUSTIFICAÇÃO mediada em CRISTO trará ao mundo o CONCEITO REAL do que é crer em DEUS e no seu FILHO, a "PEDRA que os construtores rejeitaram" e quem são estes senão os que traziam a LEI em seu corpo.
Este por ela foram condenados, por ter crucificado ÀQUELE que veio para ser razão da SALVAÇÃO dos que de "antemão conheceu e predestinou".
Eis uma questão: qual a razão do homem tomar de DEUS os méritos e direcionar para seus egos inflados, mesmo em tempos de ignorância?
Vejamos: Romans 10:1-3 Irmãos, a boa vontade do meu coração e a minha súplica a Deus a favor deles são para que sejam salvos. 2 Porque lhes dou testemunho de que eles têm zelo por Deus, porém não com entendimento. 3 Porquanto, desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à que vem de Deus.
A resposta acaba se misturando às respostas paulinas: Romans 10:9-11 9 Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10 Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. 11 Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido.
Assim, para entendermos o que Paulo diz aos Romanos, precisamos compreender isto: Romans 10:8 A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos.
A universalidade da fé não está no alcance de todos, mas no poder de chegar a todos, e salvar os que ELE mesmo quer salvar: Romans 10:12 Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.
Somente poderá invocar aquele que der crédito ao falar de DEUS e DEUS havia falado aos judeus, e estes o rejeitaram, como escreve João.
A formosura dos pés dos proclamadores não está em sua obra, mas na sua obediência e entendimento de que pregar é a missão, anunciar o que DEUS realmente faz e é.
Então poderemos entender algo precioso que tange a harpa da SALVAÇÃO: Romans 10:14-15 14 Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? 15 E como pregarão, se não forem enviados?
E se é o PODER DE DEUS que convence, o ESPÍRITO que capacita e abre o coração, deveremos entender que mesmo diante desta SOBERANA VOCAÇÃO, haverá os que "não obedeceram à ANUNCIAÇÃO" (10:16).
Este é um enigma desde o profeta Isaías.
De tantas palavras de Paulo, veremos ainda: Romans 10:18 Porventura, não ouviram? Sim, por certo: Por toda a terra se fez ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo.
Os sacerdotes gemiam de ciúmes (10:19//11:11) do chamado do SENHOR a outros povos, quando percebiam JESUS se relacionando com outros que não judeus de direito, ou rejeitados por estes.
E desta mistura vamos entender o que JESUS enfatiza àquela mulher no poço de Jacó, dando clareza à sua missão além das tradições.
Dos "rejeitados" (a não exclusividade) para os achados (povo gentio).
Como procurariam se não conheciam ou se eram alvos da religiosidade apenas? (10:20)
Interessante lembrarmos da parábola do semeador, dos tipos de solo, e da boa semente - ela se encaixa nesta realidade paulina.
DEUS nunca rejeita (11:1), mas traz à memória aos que de antemão elegeu, a fim de que, pelo exemplo até mesmo dos pais da fé, recebam estes o bater do martelo do JUIZ, a fim de saberem que ao rejeitar JESUS, nada mais fizeram do que rejeitar a história plantada no passado que veio a se realizar em seus dias.
Perceber que sete mil (11:4) ou um para DEUS e mais que número, é ato de compaixão!
Fecha-se a ideia da SALVAÇÃO (10:5) para poucos na palavra remanescente segundo a "ELEIÇÃO da GRAÇA" (11:5).
Um eco de Efésios sobre a GRAÇA será importante lembrar.
Entendamos que PLENITUDE tem a ver com o próprio CRISTO: Romans 11:12 12 Ora, se a transgressão deles redundou em riqueza para o mundo, e o seu abatimento, em riqueza para os gentios, quanto mais a sua plenitude!
Compreender que a SALVAÇÃO é obra da GRAÇA é entender a razão de Paulo chamar a atenção inclusive dos enxertados: Romans 11:18 18 não te glories contra os ramos, e alerta: Romans 11:21 Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, também não te poupará.
Concluímos com esta palavra paulina: Romans 11:26-27 26 E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador e ele apartará de Jacó as impiedades. 27 Esta é a minha aliança com eles, quando eu tirar os seus pecados.
Leia-se REMANESCENTE!
E tais todos, são os que DEUS escolheu.
A literatura bíblica nos impede de sermos universalistas, e não podemos duvidar da existência de inferno e céu, posto que perderia a razão de um e outro se todos fossem eleitos, salvos e agraciados pelo CHAMADO EFICAZ.
Não haveria árvore do conhecimento se DEUS não trouxesse ao homem a capacidade de crer e obedecer, e de pois deste, retirar toda liberdade da VIDA sem a fé no seu FILHO.
A VOCAÇÃO é irrevogável assim como os dons porque tudo se funde em JESUS CRISTO e se a ELE rejeitam, a ALIANÇA é perpétua, mas aos que a rejeitam, assim como ao FILHO, é-lhes retirada a capacidade de permanência, considerando ser DEUS o que REJEITA ou SALVA.
Então é isto: a predestinação tem a ver com o CHAMADO, e os que vieram pelo CHAMADO contido na PALAVRA, são os que o ESPÍRITO DIVINO convence das suas injustiças e assim se tornam participantes da GRAÇA, elemento central da ALIANÇA.
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Romanos 10:13-15 "Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados?
INVOCAR REQUER CONHECIMENTO, CONHECIMENTO REQUER A PALAVRA, A PALAVRA OUTRORA FORA ANUNCIADA E REJEITADA, O VERBO SE FAZ CARNE, È REJEITADO, A FÉ ELO OUVIR A PALAVRA DESPERTA QUEM CRÊ E SÒ CRÊ QUEM OUVE... simples e complexo...
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