Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Genesis 37:10

NADA POR ACASO

Genesis 37:10 Acaso, viremos, eu e tua mãe e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra?

Meros sonhos, delírios de um jovem ou revelação de DEUS?
Entre os seus irmãos, seus pais, estava ali, um jovem, nos seus dias a pastorear rebanhos, juntos a seus irmãos, conforme a tradição.
Ali estavam o primogênito e os tantos outros, que compunham a seleção de filhos de Israel, que depois se tornariam as famosas terras divididas por seus nomes.
De sonhos, fossem o que fossem, apontava DEUS caminhos que aos olhos dos demais traziam ciúmes, contendas e ignorância dos dias vindouros.
A fome, a dificuldade, a dureza dos dias somente DEUS sabia que viria.
Mas é critério do SENHOR escolher alguém a quem revelar seus desígnios, ainda que por sonhos, visões ou parábolas.
Assim tem sido e assim sempre será.
E o jovem, comunicando aos seus familiares sobre as viagens oníricas, acabaria por ser maltratado pelos seus, quando na verdade deveriam estes dar ouvidos e buscar discernimento.
Quando estamos envolvidos nas tramas humanas, preferimos dar margem às nossas reações carnais, do que à busca do NOME DO SENHOR, que era quem governava e ainda governa todas as coisas.
Mal sabiam aqueles irmãos do jovem José que posteriormente tudo se cumpriria literalmente.
E para tal sonho cumprir-se, dentre os DESÍGNIOS DIVINOS, estava a solidão, a dor, o sofrimento e o desprezo, bem como armações para justificar atos "ilegais".
Neste ponto começamos a entender por que razão até mesmo em Nazaré JESUS CRISTO pouco fez, ou por que motivo o FILHO DE DEUS vem e é vituperado, lançado em humilhações, dores e morte.
Nunca entenderemos o funcionamento exato do REINO, mas assim foi necessário.
E como um padrão, uma figura, uma sombra, eis que a partir de um jovem emerge a solução para a fome e suprimento de seu povo, quem sabe recordando, não homens, mas DEUS, de uma promessa feita a Abraão, de que passariam quatrocentos anos fora de sua terra, e apenas depois retornariam?! (Genesis 15:12-14)
Podemos concluir que os meios de comunicação de DEUS com os homens podem variar, em tempos e locais, mas saberemos que dentro de SUA SOBERANIA, ELE é quem ditará os formatos em que a mensagem chegará aos homens, aos olhos e ouvidos, não importando se entenderão.
Olho para nossos dias e penso qual seria a leitura de um José ou Paulo se fossem postos, como em ficção, numa rua cheia de wi-fi, internet, e-mail, redes sociais, vídeo-chamadas...
Ficariam malucos e quem sabe teriam suas conclusões.
O tempo, espaço, gente - este é o propósito de toda forma de comunicação do CRIADOR à criatura, a fim de que saibam que o CONTROLE de tudo está em suas mãos, ainda que sacrifiquemos os mensageiros, ainda que desejemos seguir nossas intuições.
É sempre bom saber que se tudo está nas mãos DELE, não importa o fundo do poço - certamente sairemos cumpriremos o seu PROPÓSITO.
O jovem José que o diga, e sua família, que se curve.
"Disse-lhes José - ao copeiro e ao padeiro: Porventura, não pertencem a Deus as interpretações? Contai-me o sonho" (Genesis 40:8).
"Então, Faraó mandou chamar a José, e o fizeram sair à pressa da masmorra; ele se barbeou, mudou de roupa e foi apresentar-se a Faraó" (Genesis 41:14). 
"Respondeu-lhe José: Não está isso em mim; mas Deus dará resposta favorável a Faraó" (Genesis 41:16).
"E todas as terras vinham ao Egito, para comprar de José, porque a fome prevaleceu em todo o mundo" (Genesis 41:57).

Nenhum comentário:

Postar um comentário