Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Genesis 25:31-32

QUAIS SÃO NOSSOS VALORES REAIS?

Genesis 25:31-32 Disse Jacó a Esaú (seu irmão mais velho): Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura. Ele respondeu (Esaú fala a Jacó, seu irmão mais novo): Estou a ponto de morrer; de que me aproveitará o direito de primogenitura?


Estes versos se adequam aos nossos dias muito bem, quando mostramos quais são nossos valores, sejam recebidos por herança, sejam recebidos por voto ou recebidos por ensino.

Aprendemos claramente que pelas circunstâncias do coração, um homem é capaz de desprezar, inconsequentemente, as mais lindas promessas de DEUS para sua vida.

Esaú é reflexo disso.

Pensemos nos conceitos inseridos sobre o tema primogenitura: "vantagem que tinha o primogênito sobre os demais irmãos na sucessão ou herança dos pais”, “Esaú desprezou o seu direito de primogenitura” (Gênesis 25:34), “naquela época o filho primogênito herdava a liderança civil e religiosa da casa, e era o principal herdeiro da herança da família”.

Com certeza ele sabia bem, tanto que sua resposta a seu irmão era: “de que me vale isto se estou a ponto de morrer”.

Ele estava apenas exausto, cansado de sua peleja, desanimado por alguma circunstância.

Ah! Arrependimento, naqueles dias, depois de ter recebido a bênção paterna, era impossível voltar atrás, considerando votos, juramentos, condição paterna.

Jacó não enganou, mas negociou, e assim, persuadiu seu irmão a abrir mão.

Posteriormente enganará seu pai, já velho.

E o mais interessante: apenas por um prato de comida.

Imagine isto em sua vida: pressões te fazerem abrir mão de valores, aqui, muito mais que financeiros, mas da bênção paterna – remete-nos a imprudência/insanidade de tantos homens que desprezaram JESUS, sendo ELE o MESSIAS, AQUELE que viria pela promessa, dar-nos a HERANÇA ETERNA.

Vemos o desprezo com a obra de DEUS, com a presença na CASA DE DEUS, com a LEITURA DA BÍBLIA, com uma vida de ORAÇÃO, da valorização dos SACRAMENTOS e do voltar atrás quando se entrega à pública profissão de fé.

Desprezo – esta é a realidade. Esaú, como nós, muitas vezes mergulhamos nos desgostos e desânimos e caímos em tentação.

Lembremos de Eva, que sabendo de toda BÊNÇÃO DIVINA, se entrega ao engano e vende-se a satanás.

Todo engano é perigoso, principalmente se somos imediatistas, ou desanimados, pela ansiedade e busca de coisas que demoram e nos fazem olhar atrás.

Lembremos sempre da mulher de Ló, ou dos gadaremos, que expulsaram JESUS de sua vila, por preferirem a manada de porcos ÀQUELE que poderia mudar a vida de todos.

Valores: este texto de hoje nos exorta a pensarmos de fato se damos o devido valor à HERANÇA que JESUS nos comunicou em sua vida, morte e ressurreição.

ELE demora a vir?

Não se venda às motivações do enganoso coração, que este mundo enganoso te oferece.

----------------------------------------------

Obs.: 

DOS VALORES - Tendo Esaú quarenta anos de idade, tomou por esposa a Judite, filha de Beeri, heteu, e a Basemate, filha de Elom, heteu. Ambas se tornaram amargura de espírito para Isaque e para Rebeca. (Gênesis 26:34,35)

Eram mulheres cananeias, de onde Abraão disse que Isaque não tivesse esposa.

DOS ENGANOS - Gênesis 27:32 "Perguntou-lhe Isaque, seu pai: Quem és tu? Sou Esaú, teu filho, o teu primogênito, respondeu"

Lamentável e tarde, pois ele mesmo havia aberto mão diante de Jacó. Sob a tutela da mãe, até mesmo das questões de DEUS com Rebeca, ali estava alguém que DEUS conhecia  coração, e que abriria mão do que lhe era mui precioso.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário