Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de setembro de 2025

Salmo 145:18

SALMO 145:18 - PERTO ESTÁ O SENHOR DE TODOS OS QUE O INVOCAM, DE TODOS OS QUE O INVOCAM EM VERDADE.

---------------------- TEMPO DE REFORMA ----------------------

Convocando o SENHOR para estar ao teu lado: esta é a ideia central do Salmo.

Hoje é o dia que o SENHOR fez e vamos aproveitar para trazê-lo pra bem junto de nós.

Há dias em que nossa alma está abatida, triste, buscando esconderijo onde ninguém possa vê-la, mas neste mundo é impossível se esconder.

E quando tratamos de nosso PAI, não há NELE intenções de se ocultar de nós.

SOCORRO, é o primeiro ato de AMOR do nosso SENHOR em nossa direção;

CUIDADO, é o passo seguinte para nos dizer que ELE se importa e ama;

SOLUÇÃO, é a forma que ELE encontra para nos dizer que está no CONTROLE.

Veja que bom poder confiar em ALGUÉM assim:

145:19 - Ele acode à vontade dos que o temem; atende-lhes o clamor e os salva / 145:16 - Abres a mão e satisfazes de benevolência a todo vivente / 145:15 - Em ti esperam os olhos de todos, e tu, a seu tempo, lhes dás o alimento / 145:14 - O Senhor sustém os que vacilam e apruma todos os prostrados / 145:8 - Benigno e misericordioso é o Senhor, tardio em irar-se e de grande clemência / 145:4 - Uma geração louvará a outra geração as tuas obras e anunciará os teus poderosos feitos / 145:20 - O Senhor guarda a todos os que o amam / 145:21 - Profira a minha boca louvores ao Senhor / 145:2 - Todos os dias te bendirei e louvarei o teu nome para todo o sempre.

Esta proximidade do SENHOR é para cura da alma, que por motivos singulares a cada um, sofre, se aborrece, mergulha em mundos sombrios dentro de si.

E olhando cada verso, veremos que é possível reagir, pois tanto quanto os autores dos salmos, nós sofremos, pecamos, tropeçamos, nos perdemos.

E o CHAMADO, HOJE, é para levantarmos a cabeça, perdoarmos a quem nos tem ofendido, buscar o PERDÃO do SENHOR, limparmos as nossas mãos e CLAMARMOS por SOCORRO, CUIDADO e SOLUÇÃOTEMPO DE REFORMA

"Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça" (ISAÍAS 59).

Pastor Carlos Puck


segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Psalm 119:94

 Of course. Here is the translation of the text into English:


Psalm 119:94

I am yours, save me, for I have sought

your precepts.


THE BIBLE is the SUFFICIENT DIVINE VOICE over our lives.

Anything, comma, or letter added, will be worthy of doubt.

Therefore, we are satisfied with what we have received, knowing that the hidden

things are kept with GOD, and in His time, the HOLY SPIRIT who

inspires the writers, will open our minds to understanding (Deuteronomy

29:29).

All the Scriptures were contained in the LORD and it pleased HIM

to bring them to us in due time (2 Timothy 3:16).


The Psalmist instructs us in true things about the WORD:


a. “I AM YOURS” implies that we are

governed by GOD and HE will provide the correct methodology to reach us – “Through your precepts I get understanding; therefore I hate

every false way. Your word is a lamp to my feet and a light to my

path.” (119:104,105)


b. BEING HIS

implies a person who follows orders and seeks ways not to err: “Keep steady my steps according to your promise, and let no

iniquity get dominion over me.” (119:133), “I call upon you; save me, and I will keep

your testimonies.” (119:146), “Let your

hand be ready to help me, for I have chosen your precepts.” (119:173).


c. That our

experience, whatever it may be, must originate in the LAW OF GOD, a LAW

that has no errors, and that is above even the most experienced voices: “I understand more than the aged, for I keep your

precepts.” (119:100), and that through DIVINE counsel we will achieve

PEACE, for “Great peace have those who love your law;

nothing can make them stumble.” (119:165).


d. And just like

Psalm 1, there is a relationship of pleasure in testifying of the Holy Writings: “My tongue will sing of your word, for all your

commandments are right.” (119:172) and when we have the impression of

having strayed, we just need to make a 180-degree turn and return to the PATH

(Revelation 2:1-7 and Luke 15:11-32), thinking “I have gone astray

like a lost sheep; seek your servant, for I do not forget your

commandments.” (119:176).


I conclude by thinking of Psalm 19:14: “Let the

words of my mouth and the meditation of my heart be acceptable in your

sight, O Lord, my rock and my redeemer!”.

Salmo 119:94

Salmo 119:94

Sou teu; salva-me, pois eu busco os teus preceitos.

A BÍBLIA é a SUFICIENTE VOZ DIVINA sobre nossas vidas.

Qualquer coisa, vírgula ou letra posta, será digna de dúvida.

Por isso nos satisfazemos no que recebemos, sabendo que as coisas encobertas estão guardadas em DEUS, e no seu tempo, o ESPÍRITO SANTO que inspira os escritores, abrirá a nossa mente para o entendimento (Deuteronômio 29:29).

Todas as Escrituras estavam encerradas no SENHOR e aprouve a ELE trazer a nós no devido tempo (2 Timóteo 3:16).

O Salmista nos instrui em coisas verdadeiras sobre a PALAVRA:

a. “SOU TEU”, implica que somos governados por DEUS e ELE trará a metodologia correta para nos alcançar – “Pelos teus mandamentos alcancei entendimento; por isso odeio todo falso caminho. Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” (119:104,105)

b. SER DELE, implica numa pessoa que segue ordens e busca meios para não errar: “Ordena os meus passos na tua palavra, e não se apodere de mim iniquidade alguma. (119:133), “A ti te invoquei; salva-me, e guardarei os teus testemunhos” (119:146), “Venha a tua mão socorrer-me, pois escolhi os teus preceitos.” (119:173).

c. Que nossa experiência, seja para o que for, deve ser originada na LEI DE DEUS, uma LEI que não tem erros, e que está acima até mesmo das vozes mais experientes: “Entendo mais do que os antigos; porque guardo os teus preceitos.” (119:100), e que pelos conselhos DIVINOS alcançaremos PAZ, pois “Muita paz têm os que amam a tua lei, e para eles não há tropeço.” (119:165).

d. E tal qual o Salmo 1, há uma relação de prazer em testemunhar dos Escritos Sagrados: “A minha língua falará da tua palavra, pois todos os teus mandamentos são justiça.” (119:172) e quando temos a impressão de termos nos afastado, basta dar um giro de 180 graus e retornar ao CAMINHO (Apocalipse 2:1-7 e Lucas 15:11-32), pensando “Desgarrei-me como a ovelha perdida; busca o teu servo, pois não me esqueci dos teus mandamentos.” (119:176).
Encerro pensando no Salmo 19:19:14: “Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!”.


sábado, 27 de setembro de 2025

1 Pedro 5:10

1 Pedro 5:10

E o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, confirmar e fortalecer.

Quando pensamos na provação, na dor, no sofrimento, ficamos atordoados, buscando razões pelas quais os fatos se apresentam a nós, quase que dizendo ser DEUS um culpado por não resolver tais demandas.

Porém, quando paramos para ler as Sagradas Escrituras, vamos notar uma série de pessoas que tiveram suas vidas abaladas por questões muito crônicas e que sofreram tanto ou muito mais que nós e puderam passar pelos questionamentos como nós.

Mas qual a postura de um cristão, diante de tamanha dor?

a. a primeira pessoa que lembramos é Jó, pois ele passa pelo ataque mais cruel de satanás sobre sua vida, sua carne, sua família;

b. mulheres como Ana, que atormentada pela esterilidade, era ridicularizada por outra mulher com quem seu marido houvera reproduzido;

c. quem sabe poderíamos citar Abraão, que após receber uma promessa agora se via obedecendo e sendo levado às últimas consequências por um sacrificar a sua promessa, seu próprio filho.

Pois bem, questionamos a DEUS.

Jogamos com nossas emoções enganosas e acabamos nos afundando em depressão e coisas que nos deixam reféns de crítica ao CRIADOR.

Mas pense: ELE diz em sua Palavra que “agradou moer seu CRISTO”, em Isaías 53, para que pela moedura fôssemos sarados e nossos pecados cobertos.

Cruel ou necessário?

Agora pensemos na nossa dor, não apenas comparando com os eternos propósitos divinos, mas como lição de moedura para que entendamos o rigor que sobrou a JESUS por nossos pecados.

O CRIADOR, DEUS SOBERANO, nunca será culpado de nossos pecados ainda que tenha pleno domínio sobre tudo.

E a resposta, consolo, virada de jogo se cumpre realmente quando o glorificamos como CRISTO o fez, e atribuímos a DEUS o senhorio de todas as circunstâncias, de toda dor que possamos passar.

A vida é o estágio preparatório para entendermos a REDENÇÃO que nos leva, pelo rasgar da carne de nosso MESTRE JESUS, a fim de podermos entrar pelo “rico e novo caminho” (HB 10).

Independente de compararmos sofrimentos alheios, precisamos nos centrar em propósito, ainda que desconhecendo-os.

DEUS está no controle, DEUS está na dor, e Elias diria que o procurou no vento... mas achamos também nosso DEUS em nossas maiores dores e perdas.

Não podemos deixar de confiar que o PODEROSO DEUS está à parte de nosso sofrimento.

“Ainda que atravessemos o vale da sombra da morte”, o SENHOR ali estará, junto, no vale, e levará nossa alma a um local de descanso.

Queremos sempre comungar de alegrias, mas nosso SENHOR pediu ao PAI três vezes, assim como Paulo, para que a dor passasse longe, mas ambos entenderam a GRAÇA e a VONTADE DIVINA, sabendo que era necessário, por um tempo, ter a tribulação em suas carnes.

O espírito estar pronto e a carne ser fraca é a condição para não nos deixarmos abater, ainda que doa muito.

Se a CRISTO agradou ao PAI moê-lo, e se ao chamar Paulo, dissera o Senhor a Ananias que Paulo saberia o que era sofrer, então devemos nos conformar ao chamado para a dor.

Senão, nos dias finais de grandes tribulações, seremos fracos a ponto de negar a dor como parte do nosso treinamento para não apostatarmos e não preferirmos a proposta do anticristo.

Logo, posicionamento envolve ter o maná e a areia se misturando, mas sem preferir voltar ao Egito, ao mundo de onde fomos tirados.

Somente assim provaremos do melhor do REINO.


quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Efésios 5:15-17

Efésios 5:15-17 (nvi)

Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem (ANDAM); que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade (remindo o tempo), porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.

-----------------------------------------------------------------------

Como sempre, Paulo tem uma palavra interessante aos povos que pregou.

Deixa-nos, também, um chamado para a SANTIDADE em tudo o que fazemos.

E seus conselhos e ensinos devem nos provocar a mudanças necessárias:

a.        Nossa caminhada é cercada de observadores, e precisamos ter muito cuidado com o que acabamos oferecendo de TESTEMUNHO para com os de dentro da nossa comunidade como aos descrentes, tanto que falará neste mesmo capítulo da “embriaguez” na contramão do “encher-se do Espírito Santo;

b.        Vemos em Atos dos Apóstolos recados claros de causar espanto às pessoas pelo agir do Espírito sobre os que DEUS convertia e sobre quem o Senhor derramava seu Espírito Santo;

c.         Aconselhará Timóteo assim: “exercita-te, pessoalmente, na piedade, pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser” (1 TIM 4:7,8), “tem cuidado de ti mesmo e da doutrina, continuando nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes” (1 TIM 4:16);

d.        Aos crentes de Tessalônica assim escreverá: “porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação” (1 TES 4:7).

Trata-se de uma repercussão já antiga, quando Davi ora e diz "cria em mim um coração puro, ó DEUS, e renova dentro de mim um espírito estável" (SAL 51:10), "que só poderá entrar no  Santo Lugar, aquele que tem as mãos limpas e o coração puro" (SAL 24:3-4), "como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra" (SAL 119:9).

DEUS nos chama para uma vida bem diferente da que vemos nos “não de Deus”, pois os dias estão muito complicados, maus e exigem que sejamos sábios.

SABEMOS QUAL A VONTADE DE DEUS – ESTÁ NA BÍBLIA – LEIAMOS!

REMIR O TEMPO, APROVEITAR PARA SERMOS SANTOS E DARMOS SEMPRE O MELHOR TESTEMUNHO PARA A SALVAÇÃO DE VIDAS.

Pastor Carlos Puck


1 Reis 19:11,12

1 Reis 19:11,12

¹¹ Disse-lhe Deus: Sai e põe-te neste monte perante o Senhor. Eis que passava o Senhor; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do Senhor, porém o Senhor não estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto; ¹² depois do terremoto, um fogo, mas o Senhor não estava no fogo; e, depois do fogo, um cicio tranquilo e suave.  

 

Tendo escrito sobre as lutas de Paulo com suas demandas físicas e emocionais, notei que este servo de DEUS tinha uma relação que lhe permitia viajar distante das situações que o cercavam, mesmo tendo a negativação de seus pedidos, a fim de que sua carne não pensasse nada além do que devia de si mesma.

Refiro-me a Paulo, nos momentos que estava diante de uma escrita à igreja de Corinto, em seu capítulo 12. Quem já leu o texto sabe do que se trata.

E de repente me pus à leitura das Letras Sagradas, e me vi diante deste magnífico texto, quando do encontro de Elias com o SENHOR.

-------------------

"Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu" (Romanos 12:3, NVI).

-------------------

Dentro deste pensamento, fui à leitura do caso de Elias, junto a personagens como Acabe, Jezabel, profetas de baal, Obadias, Hazal, Jeu, Eliseu.

E diante de tudo isto, diante dos "Horebes e Carmelos da vida" (1 Reis 19:8/1 Reis 18:16-40), de cavernas onde se escondia ou fugia, de montes onde a DEUS ouvia: a providência, a DIVINA PROVIDÊNCIA.

Como podemos conviver com todas as PALAVRAS UNGIDAS pelo SANTO ESPÍRITO, quando vemos o SENHOR falando e atendendo a uns e a outros, tanto outros, não respondendo com a intensidade do seu PODER.

Ao me deparar com CRISTO, suas orações, suas dores, seu destino, compreendo com mais clareza o que é SERVIR A DEUS e fazer a sua VONTADE.

DEUS é maravilhoso suficiente e poderoso suficiente para nos livrar de todos os males que afrontam nossa fé.

No entanto estar nesta carne, sobre tais ataques, a exemplo de Jó, veremos que o que DEUS quer ensinar e requer de todos, e FIDELIDADE na hora da luta e se for o caso, na hora da morte.

Não somos donos da história de nossas vidas, nem tampouco senhores da arte de modelar os vasos – isto é atributo de DEUS,

Muitos teimam em achar que suas decisões serão passíveis de aprovação, baseando-se em teorias de liberdade humana.

Nada disso!

O que precisamos entender, claro, sobre o DOMÍNIO PLENO de DEUS, é que arcamos com as reponsabilidades, mas tudo dentro da VONTADE DECRETADA por DEUS, pois em nada ELE é surpreendido.

Então o que precisamos saber?

Que embora no CONTROLE de tudo, ELE quer que nos conheçamos, seja como servos, seja como pecadores, seja como gente que necessita de sua GRAÇA, como pessoas que Ele criou para sua exclusiva GLÒRIA e para exercício de sua VONTADE.

E neste conceito, o inferno e seus demônios, os anjos que anelaram, os homens que pecaram saberão exatamente que são e a que vieram.

As quedas todas da hoste angelical e da hoste humana nunca estiveram longe dos olhos divinos e sabemos que precisamos DELE para tudo, dependemos DELE para tudo.

Veja que o verso mostra a ONIPOTÊNCIA, ONIPRESENÇA e ONISCIÊNCIA de quem é DEUS e atributos que somente a ELE pertencem.

Ao lermos “mas o Senhor não estava”, saberemos que ELE está acima de tudo e todos e ainda que a natureza todas lhe esteja subordinada, não cremos no panteísmo, quando imaginamos DEUS nas coisas - vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono (Isaías 6:1) – ELE está elevado e acima de tudo e todos a fim de mostrar-nos quem somos (limitados e que o procuramos no tangível) e adequar-nos à sua própria existência, pois é nesta existência que encontraremos que o TRANSCENDENTE se torna IMANENTE (Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos (Isaías 57:25) - Teologia Sistemática - Louis Berkhof.

Me convenço a cada dia nas palavras de Paulo, aos Romanos, que mais do que uma DOXOLOGIA, uma declaração de dependência de DEUS:

Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! (Romanos 11:33-36).

Para a visão de Elias, mesmo sendo servido por anjos, DEUS estava presente e falando, mas seus medos e terrores o afrontavam, assim como o “espinho na carne de Paulo”, posto que este havia passado por uma experiência não tão diferente de Elias, de ter contato com a ETERNIDADE ainda nesta vida.

Ainda no universo da Inteligência Artificial do Google, veremos algo interessante que brota da filosofia, a ciência sem respostas, mas com as permissões filosóficas e até poéticas: "Conhece-te a ti mesmo" é um aforismo grego gravado no Templo de Apolo em Delfos, que significa a importância do autoconhecimento e da reflexão sobre a própria natureza, os limites e o papel no mundo. Essa máxima convida o indivíduo a entender suas qualidades e imperfeições para obter um conhecimento mais profundo de si, do universo e dos deuses, sendo fundamental para o desenvolvimento pessoal e para a busca de uma vida autêntica e significativa. (I.A. Google)

Um dos aforismos mais famosos da história, “conhece-te a ti mesmo”, encontrava-se no pórtico de entrada do templo do deus Apolo, na cidade de Delfos na Grécia, no século IV a. C.

(https://www.todamateria.com.br/conhece-te-a-ti-mesmo/)

 

E destas andanças pela vida, permito-me, novamente ousar diante do SENHOR, a fim de que, assim como a mim, ELE se revele a todos que porventura tenham acesso aos textos que leio.

E quando de minha conversão, pensei, com meus limites humanos, que DEUS haveria de se manifestar a mim, na minha caverna e monte, na catedral onde entrei, de forma visível e humana... e que surpresa tive: ¹¹ Disse-lhe Deus: Sai e põe-te neste monte perante o Senhor. Eis que passava o Senhor; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do Senhor, porém o Senhor não estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto; ¹² depois do terremoto, um fogo, mas o Senhor não estava no fogo; e, depois do fogo, um cicio tranquilo e suave.  

A VOZ serena de um rapaz, que me disse: “vim trazer a resposta que você procura” e me apresentou JESUS de Nazaré, o VERBO vivo que me fez REVIVER e sair do VALE DA MORTE, para onde eu seguia.

E finalizo este longo texto que tanto me falou com as virtudes daquele que convidou homens a um barco, não os deixou à deriva, mas com eles seguiu, e como DEUS-FILHO e dono da criação, dormia em sono profundo, despertado apenas pelo medo daqueles tímidos que com ELE navegavam.

Confio que JESUS está conosco sempre, nas repostas dadas e não dadas, nas dores e curas, nas cadeias e liberdades, na morte, inclusive... "Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos" ( Salmo 116:15) – e lembremos: “Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar;” (Isaías 53:7, 10).

-----------------------------------

¹³ Porque é ele quem forma os montes, e cria o vento, e declara ao homem qual é o seu pensamento; e faz da manhã trevas e pisa os altos da terra; Senhor, Deus dos Exércitos, é o seu nome. 

Amós 4:13

 

⁶ Então, ouvi uma como voz de numerosa multidão, como de muitas águas e como de fortes trovões, dizendo: Aleluia! Pois reina o Senhor, nosso Deus, o Todo-Poderoso. 

Apocalipse 19:6

 

Jesus acalma uma tempestade

Mt 8.23-27; Lc 8.22-25

35 Naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes Jesus: Passemos para a outra margem. 36 E eles, despedindo a multidão, o levaram assim como estava, no barco; e outros barcos o seguiam. 37 Ora, levantou-se grande temporal de vento, e as ondas se arremessavam contra o barco, de modo que o mesmo já estava a encher-se de água. 38 E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro; eles o despertaram e lhe disseram: Mestre, não te importa que pereçamos? 39 E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança. 40 Então, lhes disse: Por que sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé? 41 E eles, possuídos de grande temor, diziam uns aos outros: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?

Marcos 4

 


quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Salmo 63

Salmo 63:3 Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam

O capítulo 2 Co 12 nos mostra um volume de ataque contra a pessoa de Paulo e na leitura dele, como sendo um ato protetor contra a auto exaltação pela própria visão que diz ter recebido de um terceiro céu, e trata como algo de uma outra pessoa.

Neste momento Deus lhe afirma o VALOR da GRAÇA e de SI MESMO para Paulo, como sendo suficientes.

E alegando ter um ESPINHO NA CARNE e por ser-lhe um ataque de satanás pede socorro ao ALTÍSSIMO.
Tal socorro lhe é negado: o retirar do tal desconforto, que não impediu o servo de continuar a cumprir sua missão.

Neste momento ouve, após orar insistentemente, que "A GRAÇA DE SEU DEUS BASTARIA".

Este mesmo Paulo é o autor, inspirado pelo CÉU, a dizer que os filhos de DEUS são "SALVOS PELA GRAÇA", e que as obras são apenas consequência desta CRIAÇÃO e deste operar salvador... Para glória de DEUS

Por mais forte que a visão fosse (2 CO 12:1-10), as dores intensas, em nada seria mudada a realidade do maior encontro que Paulo teve em sua vida e que se tornara suficiente: o encontro com JESUS.

Nada além da GRAÇA!

Se DEUS afirmar isto em nossas vidas, assim será: suportar até mesmo a não resposta à dor e angústia, ganhará significado com a consciência de um DEUS conosco, o JESUS, o EMANUEL, DEUS CONOSCO (Mateus 1:21-25).

Vivamos a GRAÇA, pois de fato ela é melhor que a vida, para a VIDA e que expressa o AMOR DO SENHOR PELOS SEUS FILHOS, PELOS SEUS ELEITOS.

Paulo afirmará, confiante na GRAÇA que o alcançará: "Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte" (Carta aos Coríntios 12).

Filipenses e Efésios são cartas que chamo de grande recheio para uma história começada e finalizada com sucesso, ainda mais deliciosa de ler para dar clareza à mente - o "sabor dos sabores", a GRAÇA que veio dos Céus, o VERBO que se fez carne.

Não se preocupe: o ESPÍRITO SANTO garantirá o final vitorioso destas nossas histórias montadas no REINO DE DEUS.

Pastor Carlos Puck

terça-feira, 23 de setembro de 2025

Um poema de Puck... Poetas não morrem

 


Um poema de Puck...

Poetas não morrem. 
Poetas ressurgem. 
Poetas são como borboletas azuis: 
Ninguém as vê quando quer, 
Elas aparecem como que por encanto. 

São perseguidores da utopia: 
Se sonham, oh poetas, sonham com vida. 
Se acordam, acordam para a vida. 

Estes poetas, meninos marotos, 
Brincam como quem pensa saber algo diferente.

Poeta: poeta rima com vida 
E assim mesmo foge à regra,
Pois poeta que é poeta, 
Persiste em dizer que regra é exceção.

Poeta permite-se fechar os olhos:
Poeta vê de olhos bem fechados
E delira entre as letras e linhas
Apenas ser ele o poeta.


Em inglês, pelo I.A. (GEMINI.AI) e a musicalidade pelo MUREKA.AI

------------------------------

Poets don’t die.

Poets are reborn.

Poets are like blue butterflies:

No one summons them at will;

They appear as if by enchantment.


They are seekers of utopia:

If they dream, oh poets, they dream of life.

When they awaken, they awaken to life.

These poets, mischievous souls,

Play as though they know something different.


Poet: a name that rhymes with life,

Yet, it eludes the rule,

For a poet who is truly a poet

Insists that the rule is the exception.


A poet allows himself to close his eyes:

A poet sees with eyes wide shut

And wanders in a daze between letters and lines;

To simply be is to be the poet.

----------------------------

https://www.mureka.ai/pt/song-detail/QyTxjV3D498nay6riQafQ6?is_from_share=1

https://www.mureka.ai/pt/song-detail/Go9nrUUoS86cZuWfQs9fRf?is_from_share=1




segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Psalm 1

traduzido pelo Gemini.

"If you abide in Me, and My words abide in you, you will ask what you desire, and it shall be done for you" (John 15:7), for the WORD at the center will give us an understanding of what is truly lawful for us to ask and receive from the Lord, in a parallel with "not as I will, but as You will" (Matthew 26:39), always keeping in mind Psalm 119:105, which says, "Your word is a lamp to my feet and a light to my path."

If we want to walk in the paths of righteousness, we must pay attention to what the Psalmist brings us about the Truth and what we have to avoid: "not to walk in the counsel of the ungodly, nor stand in the path of sinners, nor sit in the seat of the scornful" (Psalm 1:1).

John Calvin, in his commentary on the Psalms, will show us an interesting way to begin this verse 1, even though he uses the standard, which is always beautiful to all: "Oh, the blessedness of the man!", a beautiful and emphatic form of expression, in an exclamation that separates the verses in a very interesting way.

And based on these biblical actions of interpretation, I dare to reconstruct the Psalm thus, in a paraphrase but with the same inspired letters:

Oh! The blessedness of the man! Who has his delight in the LAW of the LORD, and in His LAW meditates day and night. This man is like a tree planted by streams of water, which brings forth its fruit in its season, whose leaf also shall not wither; and whatever he does shall prosper. This is because he knows the LAW OF THE LORD, and thus will not walk in the counsel of the ungodly, nor stand in the path of sinners, nor sit in the seat of the scornful. The ungodly are not so, but are like the chaff which the wind drives away. Therefore the ungodly/wicked shall not stand in the judgment, nor sinners in the congregation of the righteous. For the LORD knows the way of the righteous, but the way of the ungodly shall perish.

This reminds us of Joshua 1:7: "Only be strong and very courageous, that you may observe to do according to all the law which Moses My servant commanded you; do not turn from it to the right hand or to the left, that you may prosper wherever you go."

Let us take into account that "the LAW of the LORD is perfect" (Psalm 19:7), "Blessed are the undefiled in the way, who walk in the law of the LORD. Oh, that my ways were directed to keep Your statutes!" (Psalm 119:1, 5), "I will meditate on Your precepts, and contemplate Your ways. I will delight myself in Your statutes; I will not forget Your word. Open my eyes, that I may see wondrous things from Your law" (Psalm 119:15, 16, 18).

The conclusion of Psalm 1 adds wisdom to what Paul will say: "For our citizenship is in heaven, from which we also eagerly wait for the Savior, the Lord Jesus Christ, who will transform our lowly body that it may be conformed to His glorious body, according to the working by which He is able even to subdue all things to Himself" (Philippians 3:20-21), "All Scripture is given by inspiration of God, and is profitable for doctrine, for reproof, for correction, for instruction in righteousness, that the man of God may be complete, thoroughly equipped for every good work" (2 Timothy 3:16-17).

From this perspective, and with due literary permissions, we will be aware of the role of the WORD OF GOD in our lives in order to avoid/flee from "men who will be lovers of themselves, lovers of money, boasters, proud, blasphemers, disobedient to parents, unthankful, unholy, unloving, unforgiving, slanderers, without self-control, brutal, despisers of good, traitors, headstrong, haughty, lovers of pleasure rather than lovers of God, having a form of godliness but denying its power. And from such people turn away! For of this sort are those who creep into households and make captives of gullible women loaded down with sins, led away by various lusts, always learning and never able to come to the knowledge of the truth" (2 Timothy 3), "beware of dogs" (Philippians 3:2).

For a long time, these difficult days have been present. We read that Adam and Eve did not listen to the LORD and ended up in "counsels, paths, and tables" where Satan disguised himself as a good counselor... We can also fall for this deceit if we are not vigilant and do not immerse ourselves in the WORD OF GOD. May God bless us every day until the return of our beloved JESUS, who wants His church to be: "holy, pure, glorious, without stain or wrinkle, holy and blameless through the WORD" (Ephesians 5:26-27). 

Heaven and hell are real and are the end for everyone, for so it is written. 

We will either be the "righteous or the wicked."

SALMO 23

 🩵🩷💝🙂💝🩷🩵

*SALMO 23,  PARA UM BOM DIA*


O Salmo 23, uma composição de Davi, nos revelará a suficiência de nosso supremo Pastor.


Suficiência por aprendermos que tendo um PASTOR, todas as coisas se tornam parte de sua soberania e providência e PESSOA.

Daí dizer que nada faltará, por bastar apenas a presença DELE em nossa vida.


Ser nosso SENHOR, o nosso real DESCANSO, além de nossas buscas e inquietudes, de nossas mais profundas tristezas, tendo NELE repouso tranquilo e restaurador, além de qualquer medida humana.


Saber disso nos faz entendermos que mesmo que achemos ter responsabilidades mil,  jamais serão elas capazes de nos fazer repousar em paz, em águas e pastos limpos e verdejantes, num poema que mostra a perfeição de um Criador.


Ainda que se montem vales sombrios e assustadores, ainda que tudo se transtorne, ainda que tudo pareça fora do controle...

Jamais seremos nós os atores principais e sua presença resignificará toda a nossa existência.


O PASTOR que é desenhado na mente poética de Davi que posteriormente se concretizará em nosso amado CRISTO, que dirá sobre si mesmo afirmará ser ELE o BOM PASTOR.


Ter em mãos este Salmo nos levará a um lugar especial como trata delicadamente e de preferência, a Casa do SENHOR por toda a Eternidade, coisa que a poesia nos faz imaginar, crer e tomar em fé a prova maior de confiança nesta vida e noutra ainda mais perfeita por causa do PASTOR ETERNO.


Se alguém almeja DESCANSO, basta olhar para este PASTOR, glorioso e cheio de AMOR, que nos acolhe em sua ternura, para nos semear confiança de que ELE basta e nada falta por ser ELE tudo.


Guarde e conte a todos sobre este Amado PASTOR.


Assim estará levando a PAZ que excede todo o entendimento, pois ELE é a fonte.


ELE cura as pessoas com a Verdade, POIS ELE É A VERDADE ABSOLUTA E ÚNICA.

Salmo 1

 "Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito" (João 15:7), pois a PALAVRA no centro nos dará entendimento do que realmente nos é lícito pedir e ter da parte do Senhor, num paralelo com  "não seja como eu quero, mas como tu queres" (Mateus 26:39), tendo sempre em mente o salmo 119:105, que diz "Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e, Luz para os meus caminhos".

Se queremos andar pelas veredas da Justiça, deveremos prestar atenção no que o Salmista nos trará sobre a Verdade e o que temos que evitar: "não andar no _conselho_ dos ímpios, não se _deter_ no caminho dos pecadores, nem se _assentar_ na roda dos escarnecedores" (Salmo 1:1).

João Calvino em seu comentário sobre os Salmos, nos mostrará uma forma interessante de iniciar este verso 1, mesmo ele usando o padrão que é lindo sempre por todos: *_Oh, bem-aventurança do homem!_*, uma bela e enfática forma de expressão, numa exclamação que separará os versos de forma bem interessante.

E com base nestas ações bíblicas de interpretar, ouso remontar o Salmo assim, numa paráfrase mas com as mesmas letras inspiradas:

Oh! Bem-aventurança do homem!

Ter o seu prazer na LEI do SENHOR, e na sua LEI meditar de dia e de noite.

Este homem é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem-sucedido.

Isto se dá por conhecer ele a LEI DO SENHOR, e assim não andará no _conselho dos ímpios_, não se _deterá no caminho dos pecadores_, nem se _assentará na roda dos escarnecedores_. 

Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa.

Por isso, os perversos/ímpios não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos.

Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.

Isto nos remete a Josué 1:7: "Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares".

Levemos em conta que "a LEI do SENHOR é perfeita" (Salmo 19:7), "Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do SENHOR. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos" (Salmo 119:1,5), "Meditarei nos teus preceitos e às tuas veredas terei respeito. Terei prazer nos teus decretos; não me esquecerei da tua palavra. Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei (Salmo 119 15, 16, 18).

A conclusão do Salmo 1 vem somar sabedoria ao que Paulo dirá: "nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas" (Filipenses 3:20-21), "toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra" (2 Timóteo 3:16-17).

Sob esta ótica, e com as devidas permissões literárias, estaremos conscientes do papel da PALAVRA DE DEUS em nossas vidas a fim de evitar/fugir de "homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes. Pois entre estes se encontram os que penetram sorrateiramente nas casas e conseguem cativar mulherinhas sobrecarregadas de pecados, conduzidas de várias paixões, que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade" (2 Timóteo 3), "acautelai-vos dos cães" (Filipenses 3:2).

Desde muito tempo, estes dias difíceis se fazem presentes.

Leremos que Adão e Eva não deram ouvidos ao SENHOR e acabaram em "conselhos, caminhos e mesas" onde satanás se travestia de bom conselheiro...

Podemos cair no engodo também se não vigiarmos e mergulharmos na PALAVRA DE DEUS.

Deus nos abençoe todos os dias até a volta de nosso JESUS amado, que quer sua igreja assim: "santa, pura,  gloriosa, sem mácula, nem ruga,  santa e sem defeito pela PALAVRA" (Efésios 5:26-27).

O Céu e o inferno são reais e o fim de todos, pois assim está escrito.

Ou seremos os "justos ou os ímpios".

terça-feira, 16 de setembro de 2025

Salmo 84:1

Salmo 84:1 Quão amáveis são os teus tabernáculos, Senhor dos Exércitos! 


O que ganhamos e o que perdemos?

Há tempos pessoas com seus esforços deixaram um legado, que chamamos de igreja.

Muitos sofreram, muitos ainda sofrem para anunciar o REINO de DEUS.

Porém tudo começa no que defino como PRAZER a partir deste Salmo:

(a) trata-se de uma figura do Eterno, como diz o Salmo 23, "habitar na Casa do Senhor para todo o sempre";

(b) trata-se de um amor sem medidas por ser ali onde ouvimos e aprendemos da PALAVRA, além da ministração dos SACRAMENTOS e testemunho coletivo;

(c) o verso 2 dirá que o pardal encontra sua casa e a andorinha ninho para si, mas o salmista o seu espaço nos ALTARES.

O que perdemos é o que DEUS reservou para sermos abençoados.

O que ganhamos é o que DEUS reservou para que desenvolvamos a SALVAÇÃO.

Quando leio que devemos participar da CEIA DO SENHOR até que ELE venha (1 Coríntios 11:26), percebo logo que desprezar esta VERDADE é desprezar o próprio CRISTO, representado no cálice e no pão.

E se desprezamos aqui, certamente não entendemos nada das correlações com a ETERNIDADE.

Por isso valorize sua igreja, a comunhão com gente de mesma fé, pois um DIA estaremos todos juntos, a começar aqui e por toda a ETERNIDADE.

Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvam-te perpetuamente (Salmo 84:4).


segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Eclesiastes 3:5

Eclesiastes 3:5 “tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar”

 

Tudo chega ao fim. E é interessante pensarmos nisto.

Depender de DEUS é bom para termos NELE a fonte de discernimento sobre os tempos e as questões do coração.

Achamos que temos que ficar perto de quem nos faz mal usando o "orar por inimigos e pelos perseguidores" como ponto de interpretação.

No entanto, mesmo tendo uma “mesa pronta diante dos nossos adversários e o cálice transbordando”, precisamos da sabedoria para gestão dos tempos e das pessoas.

Somos piegas quando pensamos que JESUS a todos suportou e por todos morreu e para isto devemos estar juntos de todos e de tudo (leia-se o Salmo 1).

Nunca!

O chamado de CRISTO para ser o MARTIR, passaria pelos piores algozes, a quem ELE chamaria de raposas, hipócritas, filhos do diabo e por quem a sua MORTE não produziu absolutamente nada, senão o atestado e postura para a CONDENAÇÃO ETERNA.

Não! Não é motivação para sair destruindo vidas, até porque ELE mesmo estava suportando tudo para revelar o AMOR.

A grande questão do martírio era cumprimento de Isaías 53, quando vemos o PAI entregando seu FILHO, e tendo por motivação o AMOR.

E que AMOR e a quem AMOU?

Os que NELE creram, o receberam e foram feitos filhos de DEUS” (João 3).

Este “tempo de abraçar e deixar de abraçar”, se entre eleitos, filhos de DEUS, tende a findar, num tratado de sabedoria e perdão.

E se percebemos o TEMPO a favor desta iniciativa, precisamos, sempre dirigidos por DEUS e em ORAÇÃO, buscar recursos no CÉU e trazer ao coração, a fim de abençoarmos aqueles que nos apedrejaram – os que nos mataram, mas ainda assim, sendo ESCOLHIDOS de DEUS.

Se pensarmos em Estevão, veremos a realidade em favor de um jovem Saulo, perseguidor, que tem aos seus pés as vestes do jovem apedrejado e morto, que pede perdão pelos seus algozes.

Não implicará em PERDÃO a todos os que ali se encontravam, mas a uns específicos e de forma clara, ao eleito por DEUS, Saulo – e se prestarmos a atenção, no chamado de Saulo (Atos 9), leremos que nem todos os seus companheiros de viagem se converteram e foram instados a cair no chão e ficar cegos pelo PODER DE DEUS – ah! e nem todos foram ate Ananias.

Portanto, sendo eleito de DEUS, e sabendo que os ofensores são eleitos de DEUS, e pela RAZÃO DIVINA e sua SABEDORIA, devemos a estes, quem sabe em voto sincero, nos humilharmos em PERDÃO pelas faltas e feridas que nos causaram.

Logo, e concluindo, observaremos se o TEMPO de abraçar não está nos chamando à RECONCILIAÇÃO.

DEUS, em seu AMOR e PERDÃO, abraçou apenas os ELEITOS por ELE.

Pergunte-se se não chegou o tempo de tornar a abraçar – talvez doa e mexa com vaidades e orgulhos, mas quem a DEUS serve e ama, saberá lidar, como JESUS, com o pedir ao PAI que abençoe.


sábado, 13 de setembro de 2025

Romanos 1:16

Os nossos elementos motivadores à missão:

Romanos 1:16 “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê”

--------------------------------------------------------

Interessante quando nos pegamos negando a fé pela pressão, pela roda de pecadores em que nos assentamos, por não ter desejo de congregar...

Percebemos logo que algo está falhando em nós: O QUE HOUVE?

PODER DE DEUS para a SALVAÇÃO do que crê – se este PODER existe em nós, a pergunta que vem à mente é: qual a razão pela qual temos que “implorar” ou criar atividades que atraiam as pessoas para a COMUNHÃO da IGREJA?

Temos que organizar uma série de distrações, passatempos, atividades, pois apenas o EVANGELHO, este PODER de DEUS que nos transforma já não é suficiente, não atrai...

Atônitos e maravilhados” (Atos 2) é a expressão que Lucas usa em Atos, a fim de mostrar a grandeza e a suficiência do EVANGELHO, pregado num dia em que vidas foram PODEROSAMENTE convertidas pelo testemunho do REINO.

Se o “sermão” de Pedro fosse pregado hoje, muitos estariam dando as costas, pois usa palavras duras e de juízo.

O que aconteceu conosco? Quando perdemos o gosto de CONGREGAR?

Seria um reflexo do Salmo 1, das influências dos que estão juntos de nós?

Ou um eco da parábola relatada em Lucas 14:16-24...

Após alguns anos da composição dos EVANGELHOS e do histórico ATOS DOS APÓSTOLOS, João chegará em APOCALIPSE e alertará profeticamente às pessoas e lideranças sobre o abandono da fé e a necessidade de ARREPENDIMENTO e RETORNO – que nada mais é que chamar os “crentes” à conversão.

Quando deixamos de dar valor ao significado do EVANGELHO como PODER, instrumento de mudança, estamos seriamente correndo o risco de termos ter que nos CONVERTERMOS, pois pensamos que DEUS não dá as costas quando nos confinamos em doutrinas verdadeiras, mas guardadas em gavetas empoeiradas.

DEUS nos chama a crer, como diz o verso inicial, a fim de vermos nossas vidas operosas e frutíferas.

Par Carlos Puck