Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de junho de 2023

Jeremias 22:8-9

OLHANDO PARA OS AVISOS


Jeremias 22:8-9 "Muitas nações passarão por esta cidade, e dirá cada um ao seu companheiro: Por que procedeu o SENHOR assim com esta grande cidade? Então, se lhes responderá: Porque deixaram a aliança do SENHOR, seu Deus, e adoraram a outros deuses, e os serviram."

Gosto de reler a Bíblia a cada ano.

Ela gera em mim novos desafios, novas ideias, novas exortações, ainda que de todas já saiba e as conheça pelas tantas leituras.

Gosto de perceber que DEUS mostra a seu povo, às vezes, sob duras penas, o mérito pela desobediência e mais, por não confiar NELE e deixá-LO por outros deuses ou ídolos, que nem deuses são, senão obras de mãos humanas, fruto de insanidade e ignorância.

É tão grave deixarmos DEUS e seu FILHO JESUS, que ELE chama isto de prostituição ou adultério.

E por esta razão, lemos algo sob a profecia de Jeremias, como o verso escolhido, que vai ser um eco de uma palavra a Salomão: "desta casa, agora tão exaltada, todo aquele que por ela passar pasmará e dirá: Por que procedeu o SENHOR assim para com esta terra e esta casa? Responder-se-lhe-á: Porque deixaram o SENHOR..." (2 Chronicles 7:21-22).

O grande problema é que desde o início nosso SENHOR aponta para a bênção e para a maldição, tudo condicionado a uma relação de obediência ou não à sua VOZ: "...mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás..." (Genesis 2:17);

Estamos em sérios riscos, posto que JESUS veio para nos alertar sobre o peso do pecado, levando sobre SI toda a culpa do seu povo, a fim de torná-lo santo para o serviço de ADORAÇÃO exclusiva ao PAI.

Muito belo sabermos que somos criados por DEUS, e que ao longo dos dias, nos chama de “propriedade exclusiva, nação santa”.

Mas temos zombado DELE pelas nossas constantes ações, pensamentos e palavras, como se negássemos a sua PATERNIDADE e SENHORIO, considerando que nosso testemunho tem demolido nossa imagem e semelhança com ELE.

O que fazer?

Como proceder?

A única coisa que nos fará sensatos, prudentes, sábios é a obediência como sacrifício.

Nunca será fácil servir a DEUS, pois trata-se de negarmos a nós mesmos, tomarmos a nossa cruz e seguirmos para sempre – e isto envolve toda a nossa vida, não somente parte dela.

Então, ao lermos as SAGRADAS ESCRITURAS, deveremos perceber que muitos avisos nos são dados, como um preventivo, a fim de nos habilitar tanto para a morte como para a VIDA e por esta razão lemos "...os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando ao Senhor teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele..." (Deuteronômio 30:19).

Nunca perca de vista o essencial: "pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus" (1Pedro 3:18) e "o fim de todas as coisas está próximo" (1 Peter 4:7).

Qualquer outro interlocutor é fraude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário