Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de maio de 2025

João 8:7

João 8:7

"Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra nela".

Temos muitas pedras nas mãos, nos bolsos, nas mangas... tudo para os outros.

Esquecemos que adoecemos pelo peso das mesmas e descobrimos que JESUS quer que as lancemos ao solo: quem sabe por nos lançar ao pó por identidade criacional, ou de repente para um confronto em nossas almas tão justiceiras e santinhas.

Não importa!

Entendo que ao perceberem a VOZ DE CRISTO, a começar dos mais experientes (Romanos 14:1-23), que se acham donos da verdade, as pedras são largadas das mãos e vão ao solo (espelhos da alma).

E as lições brotam pela PALAVRA mesmo:

(a) O juízo deve ser posto em balança não enganosa, e apenas darmos ao outro aquilo que é justo - tratar da maneira que queremos ser tratados (Mateus 7:12);

(b) Saber que a moeda com que avaliamos os outros, será a moeda que DEUS usará para nos avaliar - ou seja - cuidarmos para encarar o RETO JUIZ, e não nos estribarmos na GRAÇA somente quando convém e nela nos escondermos com máscaras;

(c) Entendermos que JESUS tirou o peso do JUIZO e da morte de uma mulher, não porque ela era inocente, mas por ELE ser o SENHOR do PERDÃO e da VIDA - logo "vá e não peque mais", pois "onde estão os que te acusavam?"

Esta dimensão da GRAÇA não nos permite esconderijos em falsa piedade, em falsa religiosidade, em falsas argumentações de que me fizeram mal ou estou magoado.

A GRAÇA só é GRAÇA para mim se eu entender o "esvaziar-me", o "encher-me", o "negar-me" e o "siga-me".

Doutra forma posso ser tudo, menos FILHO e SERVO do DEUS ALTÍSSIMO.


terça-feira, 27 de maio de 2025

Apocalipse 22:13

 

Apocalipse 22:13

Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.

Um dos impressionantes da PALAVRA DE DEUS é deixar clara toda situação que o povo vive e viverá, mediante testemunho de pessoas em relatos bíblicos, até mesmo históricos, ainda que a BÍBLIA nos baste como REGRA de FÉ.

Acho bárbara a expressão de JESUS que diz estar no COMEÇO e ser ELE mesmo o inicio de tudo (CL 1:16-18 – RM 11:33-36), e afirmando assim se coloca como início e fim de tudo, posto que ELE será AQUELE que virá entre as nuvens com PODER e GLÓRIA (AP 1:7-8).

Tudo será feito novo, tudo que era se desfará, e acima de tudo, ELE reinará eternamente sobre todos (AP 11:15 // LC 1:33).

Ação preparatória: ELE VOLTARÁ – PRESTE ATENÇÃO!

E precisamos atender a este chamado de sua volta, como sendo palavras claras aos que viam nosso SENHOR subir (AT 1:11).

(a) O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! (Apocalipse 22:17);

(b) Eis que venho sem demora. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro (Apocalipse 22:7);

(c) Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão (2 Pedro 3:10);

(d) Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite (1 Tessalonicenses 5:2);

(e) Porque ainda um pouquinho de tempo, e o que há de vir virá, e não tardará (Hebreus 10:37).

Dirá: “a graça do Senhor Jesus seja com todos” (AP 22:21), anuncia a quem se deve adorar “adora a Deus” (AP 22:9 - AP 5:6-12), exortando que “se alguém tem ouvidos, ouça” (AP 13:9).

Estamos muito concentrados nesta vida passageira, neste pó.

O que estamos esperando para acreditar de vez nesta VERDADE?

quinta-feira, 22 de maio de 2025

Genesis 1:3

Genesis 1:3

E disse Deus: Haja luz; e houve luz.

A declaração da PALAVRA é que quando DEUS olhou para as obras de suas mãos, disse: “e viu Deus que a luz era boa” (1:4), quando o caos estava instalado.

Percebamos que para DEUS criar tudo do nada, do caos, do vazio, basta uma palavra de ordem sobre tudo e as coisas vêm à existência – JESUS dava ordens sobre o, para produzir vida, mostrando sua presença nos dias da criação.

Deus fez separação entre a luz e as trevas” (1:4), antes de criar o homem, fazendo a noite e o dia, diferenciando um do outro, do “vazio e sem forma” (1:1).

No início, o casal vivia sob a luz criada e num convívio profundo com a LUZ DIVINA, em encontros diários e intensos, de muito poder, levando em conta a presença do SENHOR com eles.

JESUS, a LUZ veio ao mundo e de novo os homens amaram mais as trevas do que a LUZ (João 3:19) - Rejeitaram! (João 1:9) – e é a intenção divina mostrar a diferença entre trevas e LUZ e fazer dos seus filhos luz (1 Tessalonicenses 5:5).

A lógica é esta: nos dias em que o VERBO se fez carne, houve o seguir a estrela (luz), que conduzia à manjedoura, com presentes ao menino, e que é levado, anos depois, à sua crucificação gerando as mais densas trevas sobre a Terra, a terrível exposição de nosso SENHOR por uma torpe escolha de Adão pelo diabo.

Bem se saiba que não há chances para quem tem amado mais as trevas, preferindo o mundo e rejeitando a SALVAÇÃO que JESUS trouxe.

No entanto, aos que o RECEBERAM, “viram grande LUZ”, pela luz foram chamados e para estes, eis o NOVO CÉU e a NOVA TERRA, pois tudo passará (Apocalipse 21).

Esperamos o “DIA”, quando a LUZ criada, sol e lua, e qualquer outra fonte de energia, não serão mais necessários, pois “a LUZ de DEUS ofuscará a tudo e se bastará, e será eterna” ... “o Senhor será a tua luz perpétua, e o teu Deus, a tua glória...” (IS 60:19/AP 21-22).

Eis a SALVAÇÃO que veio aos homens de coração liberto pela VERDADE, para viverem a intensidade da GRAÇA, e poderem experimentar a VIDA ETERNA.

Então, ajamos diferente do começo e do meio da história humana, de Adão a JESUS, quando pessoas decidiram rejeitar a LUZ – se queremos viver a ETERNIDADE sob a LUZ do CRIADOR e SOBERANO DEUS, certamente o encontro com a LUZ (JESUS) nesta vida será condição essencial e única para a VIDA ETERNA (1 João 2:8).

VIVA JESUS – VIVA NA LUZ – VIVA PARA A LUZ!

Pastor Carlos Puck


quarta-feira, 21 de maio de 2025

Apocalipse 22:8,9

 

Apocalipse 22:8,9

Eu, João, sou quem ouviu e viu estas coisas. E, quando as ouvi e vi, prostrei-me ante os pés do anjo que me mostrou essas coisas. Então, ele me disse: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, para adorá-lo dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. ADORA A DEUS.

Se torna muito simples entender a PALAVRA quando ela se mostra de forma clara e pontual.

Veja o comportamento de João diante de um anjo e a resposta que este dá ao apóstolo: “prostrei-me ante os pés do anjo ... para adorá-lo” e o anjo vai direto ao que deve ser feito “não faças isso ... adora a Deus”.

Se João mesmo escreveu: “porém a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem" (João 4:23-24), então não deveria mudar a sua forma de ver anjos.

Lucas 4:8, ouvindo direto da boca de JESUS, escreverá a essência da criação em relação ao seu CRIADOR: “ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás culto”.

É muito grave e uma ofensa a DEUS quando desvio DELE a ADORAÇÃO que somente ELE deve receber e distribuo a criaturas que são falíveis e mortais – torna a pessoa blasfema.

Onde isto repercutirá: “para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, ... toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor ... para a glória de Deus Pai” (Filipenses 2:9-11) e “digno é o Cordeiro que foi morto   de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor” (Apocalipse 5:12).

Os MANDAMENTOS acerca de quem se deve adorar e a diante de quem se deve prostrar são fáceis de entendimento desde o Antigo Testamento, pela boca de Moisés.

Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos” (Apocalipse 5:13).

Retirar esta VERDADE para impor ou redesenhar o que é um ídolo é uma artimanha do diabo, a mesma serpente que enganou Adão e Eva, a fim de produzir erros na obediência a DEUS.
Logo, ainda que possa dar nomes aos atos litúrgicos para dobrar joelhos e alçar clamores a criaturas, e pô-las num altar como se dignas fossem, ou tentem clamar a pessoas, ainda que mortas e juntas a DEUS, se produzirá um rito blasfemo.

Como posso mudar este versículo para adequar a doutrinas hereges ou idólatras: "Tu, Senhor e Deus nosso, és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas existem e foram criadas" (Apocalipse 4:11).

A maior tristeza para um ser humano é chegar diante de DEUS um dia e saber que venerar significa “sentir ou demonstrar adoração por; cultuar os santos - venerar é sinônimo de: cultuar, idolatrar” (Dicionário On-line).

Poderá ELE perguntar: “você não tinha um dicionário?” e ainda “quem te ensinou este erro?”

Encerro deixando mais versículos:há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo” (1 Timóteo 2:5), pois “se deu a si mesmo em preço de redenção” (1 Timóteo 2:6).

Então está tudo mais claro – agora é só aprender e ensinar.

Pode ganhar alguns inimigos, mas pelo menos estará levando ao REINO DOS CÉUS.

Lucas 12:20 - As mortes de cada dia nos dai hoje...

Hebreus 9:27-28

Como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo

As mortes...

Estamos aqui e sabemos que a certeza dos vivos são suas mortes.

A BÍBLIA deixa claro isto o tempo todo.

Ao tratar da morte e final do tempo terreno Salomão mostrará que “a vida é uma vaidade e um correr atrás do vento”, uma inútil existência se não vivida diante e tão somente para a glória de DEUS.

Falará sobre “o pó que torna ao pó e a sopro, alma, espírito que torna ao CRIADOR que o deu”.

A “alma vivente” é a grande questão da eternidade, pois é um sopro que surge do ETERNO para viver.

Ela passa a existir e receberá seu destino: “vida ou morte”.

E das mortes que menciono, eis o que deverá importar ao ser humano, distinto de tudo e de todo ser vivente: sua ALMA.

E assim se vai aos evangelhos ouvir: "Mas Deus lhe disse: Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?" (Lucas 12:20).

Ou mergulharemos na voz de João sobre a segunda morte: "Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo" (Apocalipse 20:14).

O que precisamos entender é que as mortes são exatas, pontuais e definidas por DEUS.

Hoje, antes de virarmos pó, temos um CHAMADO para a VIDA ETERNA.

E este é o motivo pelo qual DEUS mandou JESUS CRISTO morrer numa cruz, sofrer as consequências de nossos pecados, e descer ao "hades" para sofrer as nossas culpas.

Logo, Salomão estava tão certo quanto João, e pelas falas de JESUS, que é o real AUTOR de toda a BÍBLIA.

Por isso, aqueles antigos chamados dos já desgastados folhetos evangelísticos se tornam necessários hoje: "onde passaremos a eternidade, após a morte?"

Eis a grande questão das mortes e da destinação da alma, que nos fez eternos: ou passaremos com DEUS ou com o diabo.

Estar com DEUS só por meio de JESUS, o FILHO (João 14:6).

Há tempos atrás tive contato com a literatura "A Morte da Morte na Morte de Cristo | John Owen".

Precisamos entender as dimensões da morte à luz da BÍBLIA, nos abstermos de TEMÊ-LA, e lidarmos melhor com os dias que se findam, e fugir de toda a aparência de engano, que se traduz por teorias como o purgatório ou a reencarnação, invenções diabólicas para distrair ou consolar os descrentes ou desconhecedores da BÍBLIA – padres e médiuns falam e vira lei.

Precisamos buscar em DEUS as certezas da SALVAÇÃO AQUI e HOJE, pois após a morte, nunca mais haverá esperança aos que não se entregaram a JESUS de forma genuína e bíblica.

Eis o verso completo: "da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo, assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá pela segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam" (Hebreus 9:27-28).

CREIA, OBEDEÇA e fuja destas aparências doutrinárias do mal.


sábado, 17 de maio de 2025

Salmo 118:6-7

 

Salmo 118:6-7

O SENHOR está comigo; não temerei. Que me poderá fazer o homem? O SENHOR está comigo entre os que me ajudam; por isso, verei cumprido o meu desejo nos que me odeiam.

Estar aos pés do SENHOR, submisso ao seu cuidado e mandamentos, traz-nos segurança que jamais teremos em vida ou de qualquer coisa ou pessoa:

(a) Presença – e não qualquer presença – é a mesma relatada pelo Rei, quando comenta que “ainda que passe pelo vale da sombra da morte”; o mesmo rei que diz “não me repulses de tua presença”; O rei que sob a tutela do SENHOR declara não aceitar a afronta do inimigo maior de Israel (Golias).

(b) Temor – atributo que deve estar no coração do homem apenas quando referir-se ao CRIADOR, pois quanto a todas as demais criaturas, receberemos a voz divina “sê forte e corajoso”, “não temas”, “EU te mandei, então seja forte” – sob esta VOZ que derruba os “cedros do Líbano”, que acalma tempestades, que expulsa as trevas e o inferno - podemos confiar e andar junto, pois nosso medo se vai.

(c) Homem – oh, criatura presunçosa, que pensa não sofrer as consequências de seus atos, o que fará no DIA em que os OLHOS DO SENHOR vierem sobre você? Isaías nos ensinará: “porque o Senhor é o que te dá força na tua fraqueza, e te sustenta com o seu poder” (IS 40:29) ou aplicarmos à nossa existência a voz do autor das Crônicas: “porque o Senhor é o que te faz vencer as tuas batalhas, e te dá paz no teu coração” (1 CR 22:18).

Presunção, vaidade, soberba – tudo cai por terra quando sabemos que o SENHOR está sempre conosco e se torna nossa vingança e galardão contra todos os nossos inimigos – POR ISSO, NÃO TEMA, SEGUE EM FRENTE E CONFIA QUE ELE É!

segunda-feira, 12 de maio de 2025

Atos 2:39-47

Atos 2:39-47

39 Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar. 40 Com muitas outras palavras deu testemunho e exortava-os, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. 41 Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas. 42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. 43 Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. 44 Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. 45 Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. 46 Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, 47 louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.

A relevância da Igreja onde está dependermos primariamente que o VERBO se fez carne e habitou entre nós.

Deste habitar do VERBO, JESUS CRISTO, vamos perceber que ELE se misturava, se envolvia, era sensível ao próximo.

E nesta vivência de DEUS entre os homens, se assemelhando a eles, e ainda por tê-lo feito à sua imagem e semelhança, agora se despe de si mesmo e de um templo e tempo em que ELE mesmo não precisava senão revelar seu JUIZO FINAL.

Foi escolha de JESUS se envolver.

E no Livro de Atos dos Apóstolos teremos lições preciosas sobre esta mutualidade, deixando de lado toda tentativa de associar JESUS a movimentos sociais.

Vejamos:

(a) JESUS que era, é e sempre será SANTO decidiu se despir e deixar de ficar cuspindo sua SANTIDADE na cara de pecadores - simplesmente os acolheu;

(b) JESUS deixou modelo para o primeiro tempo de sua ausência, a fim de que a igreja que se fazia presente alcançasse a simpatia do povo, pregando, amando e cooperando;

(c) JESUS modelou o caráter de pessoas pela presença do SEU ESPÍRITO, que foi quem capacitou tanto ao entendimento quanto à obediência e mudança de mentalidade;

(d) JESUS estava presente em cada ato de cada apóstolo e quando Pedro resolveu selecionar quem iria atender, é exortado novamente pelo SENHOR - Pedro ainda assim, já tendo pregado arrependimento, recebe em sonho para considerar seus procedimentos seletivos como obra da carne, da carne de Pedro (Atos 10:9-16).

Do texto cuja verdade é impressa como padrão aos fieis ainda destacamos: (2:39) promessa para perto e longe, a missão que sai de sua zona de conforto e vai a todos os povos, condicionando-se à palavra de JESUS (Mateus 24:14); (2:40) salvai-vos, não era apenas uma questão de se proteger de um mundo caído, mas de uma religiosidade rota, cuja fonte eram fariseus que negavam ao SENHOR em tudo o que ELE fazia; (2:41) o batismo imposto aos novos crentes, ia além de um recurso de marcação de pessoas, mas tratava de uma confissão, um distintivo que se tornaria a regra para toda a igreja; (2:42) perseveravam, inclui o EVANGELHO, a maturidade no conhecimento da DOUTRINA deixada por CRISTO aos seus apóstolos – não ficavam em festa apenas, em brincadeiras e atrativos para buscar gente de fora, mas um intenso desejo de conhecer AQUELE que os salvara e que agora se tornara a razão de viver e desejar continuar firme; (2:42) ainda nos mostra a ORAÇÃO como fonte do contato com o REINO, e colocando o pão à mesa, para saciar duas coisas – a memória do SENHOR que partiu o PÃO com seus amigos externando a sua morte e seguindo com o suprir as necessidades de gente que não tiha acesso ao alimento, levando em conta inclusive a visão paulino da Coríntios 11; (2:43-44) vai mostrar que o TEMOR produziria a todos o mover de DEUS entre eles, trazendo ainda mais produção de , unidade, desejo de estarem juntos; (2:45-46) Vendiam, distribuíam, supriam, uniam-se, tanto no templo como nas casas, estavam felizes com as contribuições e ajudas, em cujos corações havia a alegria, produto da COMUNHÃO.

Pense comigo, e esta meditação breve se dá por perceber como estamos nos afastando do MODELO IDEAL...

Como DEUS acrescentará se não nos movemos de nossos bancos de comodismo?

Louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo”.

A igreja está fria, quase morrendo na comunhão, pois ser simpático não tem sido uma habilidade dos crentes.

Queremos mudança nas vidas e queremos cada uma delas formatadas segundo a DOUTRINA, mas impressiona que tal DOUTRINA estava colada na COMUNHÃO e MUTUALIDADE.

Ou mudamos ou plantaremos igrejas VAZIAS DE DEUS e cheias de letras mortas.


sexta-feira, 9 de maio de 2025

Salmo 18:28

 

Salmo 18:28

Tu, Senhor, manténs acesa a minha lâmpada; o meu Deus transforma em luz as minhas trevas.

Escrevendo sobre LUZ, e enfatizando pareceres bíblicos sobre nosso AMADO CRISTO, percebo cada vez mais a incompatibilidade entre LUZ e trevas e sem jargões.

ELE diz “Jesus disse: Eu sou a luz do mundo” (João 8:12) e nos diz que “vós sois a luz do mundo” (Mateus 5:14).

É nisto que se fundamenta o EVANGELHO da GRAÇA: em que sejamos luz por ser ELE a LUZ.

Quando JESUS diz “este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más. Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam manifestas” (João 3:19-21), ELE define bem os termos da humanidade salva e condenada, e as razões pelas quais a condenação veio.

Olhando para o Salmo em destaque veremos que o que mantém nossa vida, em VIDA ACESA, como lâmpada que não pode ser escondida, é o SENHOR, que é LUZ, o ESPÍRITO SANTO.

ELE derrama a cada dia o óleo para que não apaguemos e isto se dá quando da LUZ nos aproximamos, como dependentes dela.

Paulo dirá “vocês todos são filhos da luz, filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas” (1 Tessalonicenses 5:4-5), e tudo porque o SENHOR transformou nossas trevas em LUZ, dando entendimento ao Salmo 18.

Encerramos por Apocalipse: “a cidade não precisa de sol nem de lua para brilharem sobre ela, pois a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua candeia” e “eles não precisarão de luz de candeia nem da luz do sol, pois o Senhor Deus os iluminará; e eles reinarão para todo o sempre” (Apocalipse 21:23 e 22:5).

quarta-feira, 7 de maio de 2025

Romanos 15:1-3

Romanos 15:1-3

Ora, nós que somos fortes devemos suportar as debilidades dos fracos e não agradar-nos a nós mesmos. Portanto, cada um de nós agrade ao próximo no que é bom para edificação. Porque também Cristo não se agradou a si mesmo; antes, como está escrito: As injúrias dos que te ultrajavam caíram sobre mim.

Os tempos estão bem difíceis: pessoas não estão entendendo em definitivo a mensagem de CRISTO.

Veja: (1)forte” é sinônimo de quem está no EVANGELHO há mais tempo e deveria ter uma leitura mais sensível do próximo; (2)debilidade” é podermos assimilar que pessoas podem estar mais necessitadas de nosso apoio ao invés de nossa crítica; (3)agradarmos a nós mesmos” é o princípio da negação, de sabermos que não estamos aqui para sermos mimados, mas para levarmos em conta que, se somos mais maduros, devemos dar nossa destra de amor; (4)bom para edificação”, é olharmos para o que é relevante para trazer cuidado ao outro e não ficarmos perdendo tempo com mágoas, ranços; (5)CRISTO”, ELE é o padrão, é o verdadeiro motivacional – ELE negou a si mesmo e recebeu o castigo por entender que éramos fracos, débeis.

Tu, porém, por que julgas teu irmão? E tu, por que desprezas o teu?” (Romanos 14:10) - vai apontar para nossa natureza pecaminosa, pois Paulo nos chama para deixarmos as falhas alheias de lado, e entendermos que a moeda de JUÍZO será usada por DEUS sobre todos e a forma que tratamos, terá peso em como seremos tratados.

O DESCANSO da GRAÇA é para todos, frágeis ou fortes, maduros e imaturos, e não podemos esquecer disso.

Percebamos que é hora de deixar ransos e viver CRISTO.


segunda-feira, 5 de maio de 2025

Salmo 130:3-4

Salmo 130:3-4

Se tu, SENHOR, observares as iniquidades, Senhor, quem subsistirá? Mas contigo está o perdão, para que sejas temido.

Lemos uma constante chamada na PALAVRA ao arrependimento e à conversão do povo de DEUS.

Isto se renova a cada livro que lemos: dos juízes, em meio aos reis, profetas e apóstolos.

E seguimos não compreendendo duas coisas: o sentido de um DEUS fiel que quer salvar e o sentido de um povo que não o teme, e o abandona, preferindo agradar a si mesmo e se esquecendo que a tudo DEUS perscruta e pedirá contas.

Disso extraímos versos preciosos como os que seguem:

Pereceu da terra o piedoso, e não há entre os homens um que seja reto” (Miqueias 7:2); “Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. (Romanos 3:10-12); “Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem sequer um” (Salmo 53:3); “Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam abominação; já não há quem faça o bem. Do céu olha o SENHOR para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus. Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.” (Salmo 14:1-3).

A questão é: porque DEUS insiste?

Eis outros versos: “Mostrarás fidelidade a Jacó, e bondade a Abraão, conforme prometeste sob juramento aos nossos antepassados, na antiguidade” (Miqueias 7:20); “Mas, quanto a mim, ficarei atento ao Senhor, esperando em Deus, o meu Salvador, pois o meu Deus me ouvirá” (Miqueias 7:7); “Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O SENHOR não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia” (Miqueias 7:18); “Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades; quem sara todas as tuas enfermidades; quem da cova redime a tua vida e te coroa de graça e misericórdia” (Salmo 103:3-4); “Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem” (Salmo 103:13); “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1:29); “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus” (Romanos 5).

E a base da FIDELIDADE de DEUS é simples de entender: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos” (João 15:13), sempre na direção da ALIANÇA.

Quando leio sobre Jacó, um nome que tinha o caráter duvidoso, junto à sua mãe, que maquina um engano contra o marido, percebo o quanto DEUS abate e ao mesmo tempo REDIME.

E lendo os EVANGELHOS, percebo que ao mesmo tempo em que não há motivos em nós para que DEUS derrame a sua GRAÇA, vejo CRISTO expressando profunda compaixão por pecadores, salvando-os, mediante seu PODER e enfatizando PAZ e VIDA ETERNA sobre estes.

Ao vermos tamanha ação de AMOR (João 3:16), devemos obrigatoriamente ouvir o clamor dos profetas e apóstolos e nos arrependermos urgente de nossos pecados, confessando ser JESUS nosso SENHOR e SALVADOR, dando a ELE a honra devida, a fim de obtermos seu PERDÃO e AMOR eternos: CONFESSE JÁ!


Provérbios 22:6

Provérbios 22:6

"Educa a criança no caminho em que deve andar; e, até quando envelhecer, não se desviará dele."

Entenda a EDUCAÇÃO CRISTÃ e saiba que ela deve ter suas raízes em casa: "o objetivo final da educação cristã não é apenas produzir estudantes bem-informados, mas discípulos de Cristo que vivem e respiram os ensinamentos cristãos em seu cotidiano. No coração da educação cristã, encontramos as bases bíblicas e teológicas. A BÍBLIA É A FONTE PRIMÁRIA de orientação e instrução na educação cristã" (redação revista quero).

"A educação cristã é um processo intencional e sistemático de transmissão de ensinamentos e valores cristãos. Ela não é apenas uma forma de educação que inclui a fé cristã como um componente adicional, mas sim um sistema que centraliza a fé em Jesus Cristo em todas as facetas do aprendizado" (idem fonte).

Qual a importância dos olhos dos pais sobre os filhos?

1.      Saber o que é e de quem procedem o ensino nas escolas – de onde derivam e para onde desejam conduzir a mente dos filhos até mesmo nas universidades – linha educacional, professores etc.

2.      Detectar se o inferno não é o autor das lições que os professores passam para o aprendizado dos filhos, observando o comportamento, as reações a correção, as vontades mudadas, os amigos que bebem das mesmas fontes e os arredores de todos que convivem na escola.

3.      Perceber o quanto os pais investem de tempo com a leitura da BÍBLIA, com a ORAÇÃO, com a ADORAÇÃO, com tempo fora de telas e junto aos filhos, e de todas as idades – os filhos estão abandonados.

4.      Fazer a leitura de como os filhos reagem à disciplina, a fim de saber se a falsa ideia de liberdade ou do “eu que sei de mim” já não invadiu a mente dos filhos – liberdade tem sido ênfase na educação escolar.

Dentro desta perspectiva entenderemos que o “servo de DEUS no passado” fazia: “ensina com persistência os teus filhos, falando delas (SAGRADAS LETRAS) assentados em vossa casa e andando pelo caminho” (DT 6:7).

Temos urgência de educar nossos filhos para o REINO ETERNO, pois estão tentando roubar as suas mentes – REAJAMOS ENQUANTO NÃO OS PERDEMOS.

Tempos difíceis! Sim, muito difíceis!

Pr Carlos Puck