A soberba precede a ruína
Provérbios 16:18 "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda"
Em todos os momentos felizes e de vitórias do povo de DEUS, o grande responsável por tudo e digno de honra sempre foi o SENHOR.
Cada vez que se louvava seu NOME, assim vinham os instrumentos do céu para pelejar em favo dos seus.
Grandes exércitos foram derrotados, nações conquistadas, tudo pela FORTE MÃO de DEUS.
No entanto, como vaidosos que somos, queremos ostentar os prodígios como se de nós dependesse cada uma das conquistas.
Lendo o Livro das Crônicas, observamos o rei Ezequias tendo sucesso em todo empreendimento, sempre levando o povo a DEUS em sacrifícios de louvor.
No entanto, ao desejar ser mais do que devia pensar de si mesmo (Romanos 12:3-13), seu coração é provado por DEUS, e assim, posto diante de si mesmo para se saber o que ia dentro de si mesmo.
"Contudo, quando os embaixadores dos príncipes da Babilônia lhe foram enviados para se informarem do prodígio que se dera naquela terra, Deus o desamparou, para prová-lo e fazê-lo conhecer tudo o que lhe estava no coração" (2 Crônicas 32:31).
Muitas vezes DEUS nos mostra quem somos e porque razão determinadas coisas ocorrem, para que nosso coração saiba a razão pela qual somos abatidos em um determinado momento.
Todo cuidado é pouco e todo zelo necessário, para que reconheçamos o SENHOR e todos os nossos caminhos (Provérbios 3:6).
Quando falamos de SALVAÇÃO pela GRAÇA, estamos dando todos os méritos a JESUS.
No entanto quando tentamos alcançar por obras retiramos os méritos de CRISTO e depositamos em nós, outros ou na instituição igreja (Efésios 2:8-9).
Aprendamos com JESUS, pois ELE sendo DEUS, esvaziou-se, a fim de ser servo, honrando o PAI em tudo que fez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário