Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de maio de 2024

Gênesis 18:14

221

Certo é que "agindo DEUS, ninguém impedirá" - DEUS é soberano.


Gênesis 18:14 "Acaso, para o SENHOR há coisa demasiadamente difícil?"


Nos dias de Abraão vemos extraordinárias ações de DEUS.

Cremos que o SENHOR remove oceanos com seu PODER maravilhoso, da mesma forma que remove um ventre para dar à luz filhos.

Veremos que este mesmo DEUS, ainda sendo poderoso, não converte o coração dos moradores das cidades de Sodoma e Gomorra.

É importante aprendermos, então, que:

 

(a) quando ELE quer, ELE faz, e o que faz, o faz segundo seu propósito;

(b) delimita uma condição de eleitos (descendentes de Abraão) e condenados (filhos de Sodoma);

(c) expande seu querer a quem ELE quer bem, não a quem nós achamos que merece.

 

Pense:  "Abraão e Sara eram já velhos, avançados em idade; e a Sara já lhe havia cessado o costume das mulheres" (18:11) e "daqui a um ano, neste mesmo tempo, voltarei a ti, e Sara terá um filho" (18:11) - DEUS promete ao casal e não depende da credulidade - simplesmente fala que fará.

E DEUS dá uma ordem e condição para a bênção: "que guardem o caminho do SENHOR e pratiquem a justiça e o juízo" (18:11).

DEUS não trabalha ao acaso, em vão e tudo tem uma finalidade.

"Que é o homem para indagar ao SENHOR?"


Atos 4:32

222

Precisamos ousar e abençoar quem está ao nosso lado.


Atos dos Apóstolos 4:32 "Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum."


Quando olhamos para a obra de CRISTO em nossas vidas, vamos logo entender os ditos de Paulo acerca do que JESUS deixou para estar conosco e nos salvar. 

Não há tesouro maior em nossa vida quando olhamos para nossa herança, os filhos. 

E olhando ao nosso DEUS e PAI de CRISTO, remetendo seu AMADO para se dar a pecadores, colhemos lições como:


(a) desta multidão de crentes e salvos, a unidade de socorro era motivada pela sua fé, pelo seu amor, pela capacidade de entrega ao outro;

(b) que muitas vezes dar é desinibir-nos de ouvir o brado silencioso do coração de quem necessita de algo;

(c) que assim como a SALVAÇÃO veio a nós por meio de JESUS e este não ouvia sons, pois estávamos mortos, então nem sempre nosso vizinho terá força ou voz para requisitar socorro.


O segredo da passagem está na unidade, porém a expressão "um coração e uma alma" elucidará a realidade de quem sente profundamente o outro e por ele é capaz de sacrificar.

Portando, se você e eu somos parte da multidão dos que creem, é hora de colocar em prática tantas lições que "fazem as cadeias cairem e a libertação vir ao próximo" (4:31).

O PODER está aí... use-o!