Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Salmo 10:14

Salmo 10:14

Mas tu enxergas o sofrimento e a dor; observa-os para tomá-los em tuas mãos.

Na lida do dia, quando a tempestade chega, é como um vento forte que desmonta nossas coragens e nos põe amedrontados, como os discípulos no barco.

De fora, quem está na praia, nota duas coisas: loucos foram por que quiseram, ou olha e se compadece da coisa terrível...

São vozes que, se ouvirmos, teremos ainda mais medo.

Pessoas e suas interpretações.

No dia da tempestade, mar calmo e travessia em tempo bom - mas eis que o "de repente" chega, assim como um acidente.

Quando se pega a estrada para a viagem, ou voo, ou "Titanic", temos nossas seguranças e nos preparamos, mas acidentes é surpreendem a todos.

E é nesta realidade que inicia sua oração: "Por que, Senhor, te conservas longe? E te escondes nas horas de tribulação?" (v.1)

Muito parecido com o Salmo 13, com outros Salmos que mostram o medo na mente humana.

No entanto, em todos eles, podemos notar, como no dia da tempestade com Jesus, que HÁ UMA REAÇÃO, um clamor dos homens.

Quando notamos Jesus em repouso, compreendemos está frase: "TU enxergas o sofrimento e a dor e ao vê-los toma-os nas TUAS mãos".

QUE MUDANÇA!

E a lição maior é que não somos órfãos nesta vida e abandonados à sorte.

Mesmo JESUS afirmou não nos deixar órfãos (João 14).

Na dor e na angústia, no medo e na solidão, nos ataques mais vis do inimigo, nas piores horas da vida, nas perdas inexplicáveis - eis ali o SENHOR levando sobre SI as nossas dores.

DEUS se mostra presente, assim como JESUS no barco, para nos despertar à confiança.

Não fomos chamados a heroísmos, mas sim termos coragem e não sermos tímidos, enfrentarmos e lutarmos o bom combate sabendo que ELE estará junto.

Por isso não desanimamos (2 CO 4:16-18)

Em nome de CRISTO e no poder do DEUS SOBERANO, REAJA!

Pr Carlos Puck


João 15:5

João 15:5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.


Argumento 1: como pode um galho sobreviver desligado da sua fonte de alimento, a árvore.

Argumento 2: um galho fora de sua sustentação logo secará e se para alguma coisa servirá, será apenas a consumação de seu fim, o fogo.

Argumento 3: Jesus garante em muitos momentos ser Ele e apenas Ele a videira e por videira e verdadeira, entenda-se Jesus como a única fonte de vida para a qual fomos chamados e fora dele nada sobreviverá à eternidade, senão para o fogo.

Argumento 4: este usado por um pastor (Josemar Bessa), já publicado que afirma que "se Jesus disse, é isto e pronto", e claro, se cremos ser Ele Senhor e Videira.

Argumento 5: sempre afirmo que a Bíblia é o Livro do Deus Verdadeiro e suas palavras servem de orientação ao seu povo. No entanto em hipótese alguma a humanidade passará sem que esta mesma Palavra Divina lhe sirva de destinação de juízo. Vede os dias de Noé.


Permanecer é o que a PAAVRA DE DEUS chama de perseverar NELE e em suas PALAVRAS.

Somos os ramos. JESUS é a VIDEIRA.

Desde os tempos mais antigos, filhos são reconhecidos na sociedade como "filho de quem você é".

E ao olharmos aos textos bíblicos, ou acreditamos que JESUS afirma ser um com o PAI, que ELE e o PAI são de mesma substância, ou tudo que se diz crer do REINO DE DEUS se torna um flagrante engano.

Precisamos atestar pela PALAVRA a nossa fé.

Estamos diante do CRER ou NÃO CRER.

Qual será a expressão exata de nossa fé em tempos que se tenta provar que JESUS é isto ou aquilo, e ainda se tentando provar o fato?

Pense nisso!


-----------------

-----------------


Texto base:

João 15:1-11


15:1 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.

15:2 Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.

15:3 Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado;

15:4 permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim.

15:5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

15:6 Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam.

15:7 Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.

15:8 Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.

15:9 Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor.

15:10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.

15:11 Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo.

---------


Textos auxiliares:


Eu e o Pai somos um. Os judeus pegaram, então, outra vez, em pedras para o apedrejarem. Respondeu-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas procedentes de meu Pai; por qual dessas obras me apedrejais? Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia, porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo.

João 10:30-36


Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto. 

João 14:7


Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? 

João 14:9


Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 

João 14:1