Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Tiago 3:2

 

Tiago 3:2

Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.

 

Uma das lições mais preciosas que extraímos do Livro de Tiago é sobre a força do pecado num resumo de suas origens, NOSSA LÍNGUA.

No entanto, abordará algo também importante: “Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo” (2:3) – ele quer retirar o legalismo que afronta a GRAÇA e o AMOR e mostrar como foi que DEUS nos alcançou, impondo a continuidade da nova vida mediante as obras.

Não viemos a esta vida para ficarmos perdendo tempo com palavras que matam, pois o REINO de DEUS é composto de “PALAVRAS DE VIDA ETERNA”.

Eis o dilema: “Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?” (2:20) – como podemos exercer a FÉ sem aplicarmos os ensinos do SENHOR sobre AMOR, PERDÃO e CARIDADE? – Seremos hipócritas como os fariseus.

Davi diria: “não sejais como o jumento ou o cavalo, que somente são dominados pelo cabresto” (Salmo 32:9).

Tiago reforçará: “a língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo INFERNO” (3:6).

POR QUE LIDAR COM A LÍNGUA? (ELA FALA DO QUE ESTÁ CHEIO O CORAÇÃO)

Tiago nos leva a uma reflexão importante: "Pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos?" (3:12) – ele fala a crentes e sabe que podemos nos perder – logo, a sabedoria passa por entendermos a seguinte idéia do apóstolo: "de uma mesma boca procede bênção e maldição; meus irmãos, não convém que se faça assim" (3:10) – abençoe a pessoa e veja se não tem que se banhar em CRISTO.

A língua é raiz de males terríveis, que consome, devora todo o corpo – E AGORA TRANSFIRA ISSO PARA O CORPO DE CRISTO:  "está cheia de peçonha mortal; com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus” (3:8-9) – o que você fala mostra muito de quem você é de verdade: cuidado!

MUDEMOS URGENTE, dá tempo: simples assim de entender!

A Carta aos Hebreus 13:15 nos diz: "Por meio de JESUS ofereçamos continuamente a DEUS sacrifício de louvor, que é FRUTO DE LÁBIOS que confessam o seu nome": abençoe – abençoe – abençoe! Não retenha o que recebeu pela GRAÇA.

Um coração humilhado na presença de DEUS certamente entenderá e buscará mudança, antes que o “fogo se alastre” e consuma tudo que JESUS realizou.

Pr. Carlos Puck

 

Romanos 3:10-26

Romanos 3:10-26
“Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer, pois todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis"

Uma das esperanças que alimento, quando prego ou escrevo, é que ao ler, pessoas tenham a noção exata do que DEUS está lhes falando.
E longe de atestar ser perfeito ou qualquer outra coisa.
E nisto, ponho-me no meu lugar, tendo a clara realidade paulina: "Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, QUE SOU O PRINCIPAL, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna" (1 Timóteo 1:16).
Assim vemos Paulo anotando em sua caderneta o que JESUS disse: "pe algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra nela" (João 8:7).
Como somos arrogantes e pretensiosos, tirando das pessoas a oportunidade, de em seu erro, poderem chegar ao pleno PERDÃO e conhecimento da GRAÇA que a nós fora comunicada.
Somos DEUS, perfeitos e intocáveis? Óbvio que não!
Abraão, ao ouvir a sentença sobre os povos, intercede, mesmo sabendo ser alguém diferente dos que receberiam o juízo (GN 18).
"Misericórdia, não sacrifícios" (Mateus 9:13) e "não há um só justo na terra" (Eclesiastes 7:20) – o que você tem feito em relação ao outro: perdoado e buscado reconciliação para SERVIR DE TESTEMUNHO ou atirado a primeira pedra, colocando-se acima de CRISTO?
Certa vez uma pedra fora atirada por alguém e o interessante que no saltar da pedra, ela tornou a ferir quem a atirara – quando pensamos em CRISTO como o a PEDRA ANGULAR, podemos imaginar ELE vindo nos julgar com o mesmo peso com que julgamos, tirando de nós toda prepotência de perfeição.
Consegue suportar isto ou mudará de ideia agora?