Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

ECLESIASTES 12:13

ECLESIASTES 12:13

De tudo o que se tem ouvido, a suma é: teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem.

Um tempo produtivo.

Tempo que voa.

Tempo que marca.

Tempo que, sob a tensão de ponteiros, mostra uma realidade imutável – começo, meio e fim de tudo.

As canções mais doces, que aos ouvidos eram familiares, de alegria, começam a enternecer, fazendo a harmonia e disposição da cantoria um final de vida que é a natureza humana – “e todas as harmonias, filhas da música, te diminuírem” (EC 12:4).

Eis que é chegada a face dos dias em que diremos “não tenho neles prazer”, emergindo desta verdade um apelo do escritor “lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias”.

Esta é a razão pela qual não devemos fixar nossos olhos e existência apenas neta etapa, onde a matéria começa e termina.

O filho de DEUS precisa e deve buscar e pensar nas coisas do ALTO, onde habita o SENHOR, pois como herdeiros da VIDA, é para lá que caminhamos.

As canções nunca serão as mesmas e certamente as deixaremos num canto da memória, reforçando o que diz Salomão.

Temer a DEUS e guardar a sua PALAVRA é fundamental para que saibamos para onde iremos.


LUCAS 18:42,43

LUCAS 18:42,43

Então, Jesus lhe disse: Recupera a tua vista; a tua fé te salvou. Imediatamente, tornou a ver e seguia-o glorificando a Deus. Também todo o povo, vendo isto, dava louvores a Deus.

Era um dia comum.

Ali estava o SENHOR dos senhores e o REI dos reis.

Afinal, já pensou por qual razão JESUS vivia nas ruas, locais ermos, desertos, nas portas de templos?

Pergunta o pobre cego: "o que era este?" (LC 18:36)

Quando, espontaneamente, um REI passaria e se daria a parar para ouvir o clamor de alguém da “plebe”?

Eis a voz: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!

Destacamos: (a) não importa o que digam, não desista de clamar – 18:39; (b) não importam as multidões e as vozes que possam atrapalhar, não desista de clamar – 18:39;  (c) JESUS sempre dará ordens em favor dos que realmente clamam (18:40); (d) não se envergonhe das suas limitações, afinal o próprio CRISTO, sabedor de tudo, lhe indaga quanto ao que deseja – 18:41; (e) JESUS, o REI, que parou para ouvir e ver, agora dá a resposta ao clamor de um moribundo, de alguém muito necessitado; (f) nunca deixe de exercer a fé, pois é sobre esta que JESUS certa vez diz que a tendo, montes serão lançados ao mar; (g) e por fim, aprendamos que quando o operar sobrenatural de nosso SENHOR ocorre, isto deve gerar em nós o LOUVOR DA GLÓRIA DO PAI.

Jesus, tem compaixão de mim!” – ELE sempre tem...


SALMO 40:4

SALMO 40:4

Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança

 

O que há de tão impossível para JESUS realizar?

Já parou para pensar em quem de fato JESUS foi aqui na Terra?

Quem era antes o VERBO e hoje é?

Pois bem, a ETERNIDADE DE JESUS lhe confere o caráter divino, dando-lhe poderes sobre todas as coisas visíveis e invisíveis – parece lógico?

Não é tão lógico quando pensamos em um tanto de gente que pesquisa sobre ELE nos sites de inteligência artificial, tendo informações, mas não se relacionando com o VERBO DA VIDA: sabem muito sobre, porém têm dificuldades de crer.

É fácil dizer que a fé é um despertar do Espírito Santo nos eleitos, mas precisamos encarar o fato de que muitos preferem o refúgio da racionalização excessiva.

Ao tentar justificar a crença apenas pelo intelecto, corre-se o risco de anular a fé e abraçar o ceticismo. O resultado? Vive-se sob respostas humanas, ignorando a voz de Deus em Sua Palavra Inspirada, deixando claro que:

(a) enquanto não conhecermos o AUTOR, sempre estaremos abrindo caixas de segredos apócrifos que de nada servem senão para confundir;

(b) enquanto não dermos um passo de fé, não chegaremos a um relacionamento profundo com DEUS e seu FILHO JESUS.

Uma questão comum até hoje e que Moisés levantou em seus dias: "Quando eu chegar diante dos israelitas e lhes disser: O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês, e eles me perguntarem: 'Qual é o nome dele?' Que lhes direi?"

Nesse anúncio perfeito — um verbo e um pronome — ecoa a voz que orienta o homem a descansar em quem ELE é, era e sempre será (Êxodo 3:14 e João 8:58).

E neste invólucro perfeito de um verbo com pronome e somente isto, eis a VOZ de DEUS orientando os homens a descansarem em quem ELE é... era... e sempre será.

Josué 1:9 dirá: “Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares”.

Mas JESUS lhes disse: "Sou eu! Não tenham medo!" (João 6:20)

Em quem você tem depositado sua confiança? O que mais precisa para crer?

“Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Pela fé entendemos que...” (Hebreus 11) – PERCEBEU? ENTÃO CREIA e CONFIE!

 (Pr Carlos Puck)