Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Provérbios 4:13

Muitos cairão à nossa direita, mas por terem cedido aos maus conselhos.

Provérbios 4:13 “Retém a instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida.”

A expressão “reter” tem muito a ver com a perseverança, com absorver os ensinos para fortalecer a fé, manter-se na caminhada a fim de cumprir sua carreira, numa proximidade da fala de Paulo: “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus” (2 Timóteo 3:14,15).

 

(a) Provérbios 4:1-2 “Ouvi, filhos, a instrução do pai e estai atentos para conhecerdes o entendimento; porque vos dou boa doutrina; não deixeis o meu ensino”;

(b) Provérbios 4:10  Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se te multiplicarão os anos de vida”;

(c) Provérbios 4:14  Não entres na vereda dos perversos, nem sigas pelo caminho dos maus”.

 

O Salmo 1 nos habilita o entendimento claro do que devemos fazer e a recompensa por não estarmos perdidos pelas nossas ideias e escolhas.

Precisamos entender o valor de ser “bem-aventurado”, e assim, vivermos adequadamente.

Nosso SENHOR está pronto a derramar ricas bênçãos, porém precisamos receber e guardar a instrução, a sabedoria, a PALAVRA DE DEUS.


1 Samuel 7:12

Importância do testemunho hoje: Ele é o mesmo sempre.


1 Samuel 7:12 "Então Samuel pegou uma pedra e a ergueu entre Mispá e Sem; e deu-lhe o nome de Ebenézer, dizendo: Até aqui o Senhor nos ajudou."


Olhamos para nossos dias e percebemos que os assuntos se tornam escassos.

A Bíblia me consola nestas horas, pois vendo o que ela traz de mensagem, consigo me fazer presente naquele contexto.

Mas o aprendizado deve ser seguido também com a nossa história com DEUS.

O Senhor relata algo de sua Providência.

E não pode parar, afinal, cada grão de arroz que comemos é pela boa mão do Senhor.

Mas não posso e nem devo encerrar as ações divinas no passado.

Conto tudo e mesmo no presente, este tal testemunho.

Ora, não temos nada no futuro palpável e claro, podemos sim, falar das promessas de uma Eternidade cheia de CRISTO e do PAI.

Mas hoje, quem é DEUS para nós e o que ELE tem feito?

Há um hino muito cantado nos nossos cultos ao Senhor: "conta as bênçãos, dize-as quantas são, recebidas da divina mão, vem dizê-las todas de uma vez e verás surpreso quanto Deus já fez"... (J. Oatman Jr - 1856/1926 / E. O. Excell).

Bem, segue meu estímulo de sairmos do medo de contar as bênçãos e falar de tantos benefícios para conosco da parte do nosso Deus (Salmos 116:12).

Tudo que DEUS faz é de suma importância para edificar nosso próximo – Encoraje-se e fale!


2 Pedro 3:3-4

 Ficar firme na fé não é apenas uma proposta, mas uma condição da fé.


2 Pedro 3:3-4 "Eles dirão: “O que aconteceu com a promessa sobre a volta de Cristo? Desde que os nossos antepassados morreram, todas as coisas continuam do mesmo jeito que eram desde o princípio da criação!”

Ouvindo um pastor, já ancião, falando acerca das últimas coisas e da multiplicação da impiedade, vejo motivo para nos aprofundarmos ainda mais nos nossos conceitos de perseverança, posto que muitos podemos ser postos à prova.

E pensei mesmo umas coisas: que para mexer com a fé, nem sempre nos atacam diretamente, mas aos nossos mais chegados, como filhos, cônjuges ou pais e amigos.

Disso, percebo o valor da fé bíblica:

(a) os apóstolos viram em seus dias a dor de permanecerem fieis a princípios – hoje, nos dias de partidos comunistas que perseguem os bons costumes e assim os praticantes da fé, têm posto à prova quem se diz parte da fé cristã;

(b) os argumentos de sistemas sempre passarão pelo critério deles, e não bíblicos – colocarão a PALAVRA DE DEUS em xeque, a fim de enfraquecer convicções morais, dando valor a imoralidade;

(c) desestimularão, por pressão, seja cadeia ou provações, a prática de nossas vozes, pregações, valores cristãos.

Por que motivo digo tais coisas?

Paulo viu em Corinto pessoas duvidando da ressurreição e mesmo dentro da comunidade – logo se colocou contra (1 Coríntios 15:12-13).

Ou preservamos nossa fé em CRISTO ou abriremos mão dela, para estarmos inseridos neste sistema.