Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de outubro de 2024

Mateus 15:19 / Isaías 55:7 / Salmo 51:5-10

 Despertemos para a realidade da natureza humana, senão a ilusão nos matará.


Mateus 15:19 "Porque do coração procedem maus desígnios...”

Isaías 55:7 "...se converta ao Senhor, que se compadecerá dele..."

Salmo 51:5-10 "Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe."


O coração humano é mal por natureza e dele procede todo mau desígnio.

Seria simples apenas lançar a ideia sobre Adão, mas a realidade é que desde que nasce, o pecado já domina todas as ações e intenções.

Observe a criança que antes de receber informações intelectuais e culturais já se comporta como alguém que tem demandas estranhas ao que todos querem chamar de pureza.

Isto se dá por:

 

(a) Jeremias 17:9 "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?"

(b) Provérbios 6:14 "No seu coração há perversidade; todo o tempo maquina o mal; anda semeando contendas."

(c) Genesis 8:21 "...é mau o desígnio íntimo do homem desde a sua mocidade..."

 

Quando JESUS surge na vida de alguém surge a possibilidade desta pessoa compreender que "acima de tudo, guarde (ser humano) o seu coração, pois dele depende toda a sua vida" (Provérbios 4:23) e que, como Davi, pode clamar "cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável" (Salmo 51:10).

Lidar com a depravação humana é das mais difíceis tarefas, porém foi para isso que CRISTO veio: "salvar o que estava perdido" (Lucas 19:9-10).


2 Timóteo 2:24-26

(I)

2 Timóteo 2:24-26

24 Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente,  25 disciplinando com mansidão os que se opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade,  26 mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade. 

 

Voltar à PALAVRA se faz urgente, pois o inferno aguarda os infiéis.

Quanto se torna difícil termos que confrontar lideranças em pecado, no erro, na parceria com a falsa religiosidade.

Eis que em meio a turbulentos humanistas, em meio a religiosos profanos, que não diferiam muito de nossos tempos, surge homens e mulheres dispostos a pagar um preço por crer na PALAVRA e tão somente tê-la como AUTORIDADE suprema.

E destes testemunhos que a muitos custou a vida, e muita perseguição nos séculos passados, destacamos os velhos pontos que precisam ser trazidos de volta aos olhos do povo de DEUS, para uma prática real e quem sabe, de pureza da Igreja:

 

(a) Sola Scriptura: Somente a Escritura

(b) Sola Fide: Somente a Fé

(c) Sola Gratia: Somente a Graça

(d) Solus Christus: Somente Cristo

(e) Soli Deo Gloria: Glória Somente a Deus

 

Se abrirmos mão desta realidade enfatizada pelos reformadores, estaremos mergulhando no caos aberto por satanás.

Estamos esquecendo rápido o preço que foi pago na cruz pelo SENHOR, e que alcançou servos no passado, retirando-os da acomodação política e conveniente da igreja de seu tempo.

E creio que temos vivido tempos em que a paz pela PALAVRA pode ser gerada entre todos ou quem sabe, o cisma para a MARAVILHOSA LUZ - CRISTO.

 

 

(II)

A riqueza da GRAÇA não está em nós, mas em DEUS, que nos amou primeiro.

Voltar para a MARAVILHOSA LUZ é o grande milagre que as ESCRITURAS podem trazer ao ser humano.

 

(a) Somente a Escritura, pois o despertar da fé está intimamente ligado à VERDADE revelada;

(b) Somente a Fé, pois nada pode ser colocado entre o crer em CRISTO como SALVADOR e a VERDADE que nos faz vê-lo;

(c) Somente a Graça, pois tentando colocar-se como centro de tudo, o homem agora é destronado para que ao invés de pensar merecer algo do REINO, caindo em si, reconheça o senhorio de DEUS;

(d) Somente Cristo, pois todas as ESCRITURAS apontam para o FILHO DE DEUS, que veio para salvar o que estava perdido, ser o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA;

(e) Glória Somente a Deus, e sempre, como Paulo nos ensina, toda honra e glória a quem é devido.

 

O ser humano, com sua falsa religiosidade tenta se colocar como alvo das atenções do CÉU, quando na verdade ele é quem deve olhar para o SENHOR.

Penso no Eden, onde Adão tentou se esconder de DEUS ao ouvir seu chamado, e pela GRAÇA, DEUS o chama, buscando-o e fazendo com que reconheça pela confissão o erro que cometeu.

Ainda que teimemos nesta caminhada em nos desviarmos do projeto do SENHOR, certamente jamais deixaremos estes pontos se apagarem.

 

(III)

De repente nos vemos cercados de ações tão similares às dos séculos passados...


O que dizer mais sobre tão preciosos versos?

 

(a) A contenda se faz necessária tão somente se, como nos dias dos reformadores, os ouvidos e os olhos do clero não forem abertos pelo SENHOR;

(b) Que toda brandura poderá ser o aspecto em que nos envolveremos para acalmar os ânimos dos que, por um toque do ESPÍRITO, se alvoroçarem e partirem para lutas infames;

(c) Que toda a instrução seja levada à LUZ da PALAVRA, assim como tentaram nossos irmãos do passado;

(d) Que o arrependimento seja visível para que a VERDADE não seja posta à prova por insensatos e infelizes homens que mentem quanto ao pecado e à perversão da exegese bíblica;

(e) Que a sensatez torne a reinar nos ambientes da igreja de CRISTO, mas sem matar os bons ensinos da BÍBLIA, como foram os líderes que comercializavam relíquias e indulgências;

(f) E temos consciência que nossa luta nunca será contra carne e sangue, mas contra o diabo e seus anjos, que manipulam a VERDADE desde o Eden e tentaram com JESUS, tendo sido frustrados.

 

Nossa vontade é que sempre lembremos do que fizeram nossos antepassados, a fim de evitarmos todas estas mentiras que têm voltado aos púlpitos e templos, que não ouso chamar de igreja.

Que DEUS nos proteja.