Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

1 Coríntios 11:28

1 Coríntios 11:28 

Examine-se, pois, o homem a si mesmo...


Síndrome de Adão: talvez seja esta a ênfase do verso paulino, quando da ministração da Ceia, considerando que no passado, ao invés de assumir a culpa, o homem a lança spbre a "carne de sua carne", a tão amada Eva e que agora recebe a pedrada do marido.

Outra vez, do encontro de JESUS com homens que desejavam apedrejar uma pecadora, e largam suas pedras após avaliarem a si mesmos, quando interpelados pelo MESTRE.

(a) nos versos 20- 22, Paulo os repreende e diz que não são dignos de elogios pelo comportamento que traziam à igreja, tampouco do descuido com o próximo e da negligência com a santidade do vento;

(b) noutro instante o Apóstolo irá mostrar a importância de se conhecer, de estar apto e de poder participar, sabendo a razão da existência da Ceia: faz um comparativo do servir ao outro ao invés de trazer, pela ignorância  da obra de CRISTO, a divisão e o agir erroneamente.

De modo algum Paulo censura por censurar.

Analisar-se a si mesmo é saber se está preparado, com conhecimento de causa, pois o SENHOR que é representado ali, na sua morte, o fez por causa de pecadores e não se torna justo ignorar esta OBRA e participar, sendo parte de um grupo que foi absolvido.

"Tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão", esta é a base para sairmos ilesos da mesa do SENHOR.