Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

JOÃO 14:21

JOÃO 14:21 - Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele

Ao lermos que o VERBO se fez carne, acabamos percebendo a ligação de CRISTO com toda sua PALAVRA, o que ELE mesmo chamará de MANDAMENTOS.

JESUS tem sem si mesmo a prerrogativa de ser o VERBO e ainda, em carne, andar segundo todos os MANDAMENTOS dados por DEUS à humanidade.

A partir desta correlação aprenderemos ainda mais das condições impostas a todos nós para observarmos, praticarmos e andarmos na PALAVRA do SENHOR.

Esta Lei (PALAVRA) é a distinção entre o povo de DEUS e o que não é seu povo.

Em CRISTO o AMOR do PAI se cumpre em favor dos seus eleitos, para que através deste AMOR reconheçamos a DEUS como PAI, recebamos a SALVAÇÃO e tenhamos a posse da VIDA ETERNA, que JESUS chamará de “muitas moradas”.

A expressão “não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim” (JO 14:1-4) se conecta a esta VERDADE de um tempo eterno que se abre aos filhos de DEUS em condições que leremos abaixo:

(a) JESUS é o agente que organiza tempo e espaço, para que suas acomodações eternas reflitam seu caráter redentivo, preparatório em sua primeira vinda e um chamado para que os olhos estejam sobre a PALAVRA, pois nelas estão a VIDA ETERNA e as ocorrências exatas dos tempos e eras para que ELE nos buscar;

(b) Que ELE voltará se torna uma realidade imutável; daí a necessidade que sejamos “ouvintes e praticantes”, “frutíferos abundantes”, chamados para a proclamação do REINO definitivo, vivendo de forma digna DELE;

(c) Nossa união com CRISTO começa em suas ações aqui, em sua obra por nós, e será consumada quando no nosso encontro com ELE, a nossa glorificação.

As condicionantes estão nos últimos capítulos de João: “se me amais, guardareis os meus mandamentos” (14:15), “eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco”, “o Espírito da verdade... que vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós”, que “vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” (14:16,17,26).

Jesus fala: eu amo o Pai e faço como o Pai me ordenou” (14:30,31/ DT 6:4-5).

Por isso ELE disse que estejamos tranquilos: “deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou, não como o mundo a dá... por isso não se perturbem os seus corações, nem tenham medo” (14:27) – “Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês” (JO 14:18).

Pr Carlos Puck

 

 


JOÃO 15:11

JOÃO 15:11

Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa

Uso algumas inserções de versos em tudo que escrevo para dar ainda mais clareza à fala bíblica e assim entendemos onde o SENHOR quer chegar.

Vejamos que JESUS diz, em João 15, pela sequência do texto, antes do Getsêmani, antes da oração final pelos seus, antes da cruz: “para que a minha alegria esteja em vocês” – paradoxal – a inexorável trilha para a morte.

Fiquem felizes porque: (a) “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor”; (b) “vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado”; (c) “sem mim nada podeis fazer”; (d) “permanecei em mim, e eu permanecerei em vós”; (e) “se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço”; (f) “ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos”; (g) “tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer”; (h) “se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa”; (i) “quem me odeia também a meu Pai”; (j) odiaram-me sem motivo.

Ora, logo se conclui que se ELE falou para sermos alegres, mesmo nas tribulações, então é possível.

Eis a fonte real de tamanha alegria: “ameis uns aos outros, assim como eu vos amei - meu mandamento é este” – ELE se deu por amor a nós. Viva JESUS!