Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Genesis 1:1,3,11,22,31

Genesis 1:1,3,11,22,31

Criou Deus... disse Deus... e assim se fez... e Deus os abençoou... viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom


Ler a Bíblia sendo conduzido pelo ESPÍRITO SANTO, traz à mente a instrução necessária para melhor entendermos e obedecermos.

Certo é que não temos um DEUS distante, mas que se envolve com a criação – ELE está presente e CONTROLA tudo (Isaías 40:12-18).


Nestes versos podemos buscar força e esperança (Isaías 43:13).

(a) o ato criativo do SENHOR não é de um artista que põe numa tela ou no gesso a inanimação e cópia, tampouco uma I.A. que imite algo já criado, quem sabe nem robôs ou produtos que pareçam ter vida própria – DEUS em sua obra fez tudo perfeito e controlável;

(b) o incrível que tudo ocorre sob o PODER de sua VOZ, somente dando suas ordens e de forma ordenada;

(c) quando vemos que a conclusão traz a consciência de leitores sobre o que DEUS fala, acontece, devemos entender ainda mais o significado do “cale-se diante DELE toda a terra” (Habacuque 2:20);

(d) o toque perfeito do VERBO DIVINO, que posteriormente se FAZ carne e habita entre os homens, relata a profundidade com que DEUS coordena toda a criação FEITA, sobre a qual DEUS lança a sua bênção, a ponto de DAR ORDENS que a mesma, agora, possa se multiplicar e gerar;


Quando sob seu olhar para a OBRA PRONTA, DEUS elogia, louva-se a SI MESMO, a fim de estabelecer o limite entre CRIADOR e criação: tudo fora feito perfeito, sendo “muito bom” – tudo agradável.

Com isto, aprendemos sobre confiança, esperança, bem-estar, tudo sob o CONTROLE de QUEM iniciou a BOA OBRA e vai completar (Filipenses 1:6), inclusive da nossa SALVAÇÃO – CONFIE!


Marcos 2:21-22

Marcos 2:21-22

Ninguém costura remendo de pano novo em veste velha... ninguém põe vinho novo em odres velhos...

Os trajetos percorridos pela PALAVRA DE DEUS são cheios de surpresas: estes dois versos podem ter caráter literal e ao mesmo tempo alegórico – e vamos ver alguns detalhes agora.

Perguntas maliciosas da parte dos religiosos da época: “por que fala ele deste modo? Isto é blasfêmia! Quem pode perdoar pecados, senão um, que é Deus?” (Marcos 2:7); “por que come e bebe ele com os publicanos e pecadores?” (Marcos 2:16); “por que motivo jejuam os discípulos de João e os dos fariseus, mas os teus discípulos não jejuam?” (Marcos 2:18); “por que fazem o que não é lícito aos sábados?” (Marcos 2:24) – chamo-os de malandros, sem nenhuma intenção de bem, coisas de gente má, odres velhos, hopócritas.

Crianças cheias de perguntas não trazem esta malícia, por isso a viagem ao coração da pureza e das boas intenções é importante.

A veste velha e o odre velho são “produtos” que não comportam o NOVO, e neste caso, o MESSIAS, que traz MUDANÇA, que gera VIDA e ESPERANÇA – e em meio a isto, curas e milagres ocorrendo – eles perderam a OPORTUNIDADE de se calar ou crer.

O capítulo 2 de Marcos ainda mostrará: “e anunciava-lhes a palavra”, “o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados”, “darem glória a Deus”, “os teus pecados estão perdoados” e “levanta-te, toma o teu leito e anda”.

Estamos diante de pessoas que poderiam apenas interpretar JESUS como o prometido no Antigo Testamento e recebe-lo, mas sua “velha tradição” os cegou a ponto de não amarem a LUZ.

Pensemos: que tipo somos e o que fazemos diante de CRISTO?


------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------

Por que fala ele deste modo? Isto é blasfêmia! Quem pode perdoar pecados, senão um, que é Deus? (Marcos 2:7)

Por que come e bebe ele com os publicanos e pecadores? (Marcos 2:16)

Por que motivo jejuam os discípulos de João e os dos fariseus, mas os teus discípulos não jejuam? (Marcos 2:18)

Por que fazem o que não é lícito aos sábados? (Marcos 2:24)

--------------

Marcos 2:21-22

Ninguém costura remendo de pano novo em veste velha; porque o remendo novo tira parte da veste velha, e fica maior a rotura. Ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho romperá os odres; e tanto se perde o vinho como os odres. Mas põe-se vinho novo em odres novos.

--------------

Muitos afluíram para ali, tantos que nem mesmo junto à porta eles achavam lugar; e anunciava-lhes a palavra. (Marcos 2:2)

para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados (Marcos 2:10)

a ponto de se admirarem todos e darem glória a Deus, dizendo: Jamais vimos coisa assim! (Marcos 2:12)

Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados. (Marcos 2:5)

Qual é mais fácil? Dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer: Levanta-te, toma o teu leito e anda? (Marcos 2:9)