Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Salmo 51:3

Espelho, espelho meu: existe alguém mais santinho do que eu?

Salmo 51:3 "Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.”

As pessoas têm corrido atrás de tratamentos emocionais, contratando profissionais a fim de descobrir sobre suas aflições mais profundas.

No entanto, quando olhamos para o espelho, temos o costume de agitar nosso ego, a fim de nos sentirmos plenos, autossuficientes e até mesmo boa gente.

Nascemos em pecado e isto já seria o suficiente de olharmos para o espelho e vermos a cruz que levou nosso CRISTO à morte.

Mas o espelho é mais um objeto de Narciso, onde o que se vê é uma magia em torno de nós mesmos, de uma idolatria de sonhos e projetos, e de uma beleza que esconde uma natureza caída.

O Salmista revela algo interessante: “conheço minhas transgressões”, numa atitude de saber que é pecador, e não apenas pela natureza herdada de Adão, mas pelo seu próprio ato.

O erro ou pecado não lhe sai da mente, ou seja, “sempre diante dele”, e tirando sua paz interior.

E óbvio que se deixou enganar por si mesmo e até pode ter tentado ocultar, mas num repente divino e da GRAÇA, Davi se vê pecador e sabedor de coisas que fez e que não agradaram ao SENHOR.

Mas o recurso de Davi não está nele mesmo, mas em DEUS: “purifica-me, e ficarei limpo”, “apaga todas as minhas iniquidades”, “não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito” e “cria em mim, ó Deus, um coração puro”.

Será ideal se fizermos esta leitura de nós mesmos!

 


Efésios 3:20-21

Sempre podemos pedir o que quiser. Mas está em DEUS não nos dar o que é mal.

Efésios 3:20-21 "Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre.”

Quem disse que temos competência para sabermos o que é o melhor para nós quando mal conseguimos entender o rumo da vida?

Claro, tentamos nos sentir seguros no que somos e conquistamos, mas isto não nos dá condições de sabermos se de fato algo nos fará bem ou mal.

E por isso PEDIR, CONFIAR e ENTREGAR nas mãos de DEUS nossas vidas, sabendo que ELE e tão somente ELE pode nos dar o que é PERFEITO, BOM e AGRADÁVEL, segundo a sua VONTADE.

Vejamos e entendamos:

(a) "Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis" (Romanos 8:26-27);

(b) "Pedem, mas não recebem, porque pedem com más intenções, com o fim de gastar nos seus prazeres" (Tiago 4:3);

(c) "Porque do coração procedem maus desígnios" (Mateus 15:19), "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto" (Jeremias 17:9-10).

Pergunta e resposta rápida do Céu: “Quem poderá entendê-lo? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos” (Jeremias 17).

DEUS faz mais do que pedimos e pensamos por conhecer o que nos fará bem e se algo não saiu como deveria, pense que o PODER é do SENHOR.

Como temos nos achegado com DEUS em oração?