Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

UM MERO TUTOR - UM AUTÊNTICO SALVADOR - Gênesis 4:9,10

UM MERO TUTOR - UM AUTÊNTICO SALVADOR - Gênesis 4:9,10

Disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Ele respondeu: Não sei; acaso, sou eu tutor de meu irmão?

E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão clama da terra a mim.

Um dia lendo a PALAVRA me deparei com este verso, onde DEUS chama, ainda sem acusar, Caim, a fim de que o mesmo confessasse seu pecado já cometido, já posto em coração.

Vi questões importantes gerada ali:

(a)    Que moral um assassino do próprio irmão tem para falar com DEUS daquela forma?

(b)    DEUS sequer trouxe sobre este homem a acusação, utilizando-se da mesma comunicação que teve com seus pais, quando ao invés de perguntar, fê-los pensar e logo saberem que ELE tudo sabia.

(c)     Mais que tudo, os laços familiares são mostrados aqui como totalmente falhos, pois por conta de ofertas oferecidas, é gerado no coração de um irmão o ciúme ou inveja, além do que a questão de não se colocar como alguém que cuidava.

(d)    E por fim, a arrogância, que sabemos, precede a devassidão da alma, revelando que somos realmente em nosso interior.

É impressionante que ainda hoje pessoas se tornam arrogantes, se colocando acima ou contra o CRIADOR, e julgando-se melhor do que quem o fez.

Neste diálogo de servo arrogante com seu DEUS que agora traça seu JUÍZO, vemos a expressão “TUTOR” que destaco como algo de suma importância quando olhamos para JESUS, num future distante, mas que ao invés de saber de DEUS sobre o sangue de gente sobre a Terra, não se coloca arrogante, mas leva sobre SI o papel de SALVADOR, mais que mero cuidador.

Esta expressão mostra a riqueza de CRISTO quando se destitui e se oferta a SI mesmo como um produto de qualidade que superará qualquer oferta que possa ter sido doada ao PAI.

E tudo isto sendo DEUS, sem arrogância, mas se fazendo SERVO.

Esta deveria ser a reação de Caim, quando DEUS o chama, quem sabe lembrando do que Adão fez e tentou se esconder, mas que DEUS trouxe uma veste nova para o cobrir.

Como filho de Adão, Caim, agora maldito por DEUS, se torna algo repugnante.

Cuidemos com o Natal, para que não nos esqueçamos que tudo que somos e temos vem do PAI DAS LUZES, de um DEUS que sonda corações e que nos JUSTIFICA mediante a OBRA DE CRISTO.

A arrogância é um veneno para quem deve, como todos os seres humanos.

JESUS está além do guarda, cuidador ou tutor – JESUS é o EMANUEL, o VERBO que se fez carne para nos dar a VIDA.

Isto deve  reger nosso Natal, pois em breve DEUS pedirá contas de nossas ações – e não haverá arrogância ou lugar para esconder nossa face da DELE.


UMA ÁRVORE, UM CRISTO E A VIDA - Gênesis 3:24

UMA ÁRVORE, UM CRISTO E A VIDA - Gênesis 3:24

Gênesis 3:24 E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da ÁRVORE DA VIDA.

 

ETERNIDADE é algo que na mente do homem só existe por ter sido posto ali pelo CRIADOR, citado em Eclesiastes 3:11-12 por Salomão e anexado à existência humana para que entendamos a “imagem e semelhança de DEUS” em nós.

Quando leio Gênesis, na formação do homem, oriundo do pó e tendo em si o sopro da vida, e de repente vou até o livro de Apocalipse, onde se identifica a Árvore da Vida, numa ligação profunda com o CRISTO SALVADOR, o EMANUEL, VERBO QUE SE FAZ CARNE, entendo claramente os ditos divinos sobre JESUS ser o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA.

As sombras de Gênesis estão todas postas no cumprimento do final dos tempos, quando o SENHOR tomará para si todos os seus escolhidos, deixando de fora aqueles por quem JESUS não deus sua vida e nem lavou com seu SANGUE.

A medida do JUÍZO DIVINO está posta desde o início, na expulsão do JARDIM, quando há o impedimento, anjos posto com espadas, numa figura de proteção do CAMINHO para a ÁRVORE DA VIDA.

Nada e ninguém terá acesso sem passar pelo CORDEIRO, PASCAL e do NATAL, o mesmo prometido que viria esmagar a velha serpente, que era a figura de satanás e que toma formas angelicais ou possui pessoas para as destruir.

O primeiro homem foi expulso para que entrasse em cena o REAL FILHO DO HOMEM, o único DIGNO de ser honrado e exaltado.

Querubins e espadas revolviam a fim de mostrar o PODER que somente JESUS poderia ultrapassar e assim, baixar o poder da morte a fim de GERAR em VIDA o ser humano caído.

ÁRVORE DA VIDA é a figura de um CRISTO que veio nos levar além da estrela do Natal, lugar onde poderemos passar a ETERNIDADE, tempo e espaço de DEUS e com DEUS.

Por CRISTO JESUS a ÁRVORE ESTÁ POSTA, seus frutos nosso alimento eterno e se negarmos a VOZ de quem tudo revelou, saberemos que “se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro” (Apocalipse 22:19), considerando sempre que CRISTO abriu o NOVO TEMPO em que “nunca mais haverá qualquer maldição” (Apocalipse 22:3), quando o tema será único: “adora a Deus” (Apocalipse 22:9).

Uma ÁRVORE, um CRISTO e a VIDA.


O VALOR DE NENHUMA ESTÁ EM CRISTO - Romanos 8:1

O VALOR DE NENHUMA ESTÁ EM CRISTO - Romanos 8:1

Romanos 8:1 Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. 

Quando olho para a obra consumada de CRISTO, em todo seu alcance, não minimizo os enlaces do diabo, as mazelas e falência de minha carne, a destruição que o pecado traz em sua bagagem.

Não tento imaginar nem por brincadeira que “não sei o preço que foi pago na cruz”, ficar cantando canções vazias que indicam um caminho sem respostas deixados pelas marcas no Calvário - eu sei bem o preço e sinto sua dor!

Penso sempre nas dores e humilhação do Natal de JESUS, vindo em forma humana, sendo DEUS, sendo de natureza pura e santa.

Reflito que o FILHO DE DEUS, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus”, mas em sua simplicidade “fez-se servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana” e “a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz” –remetido pelo PAI ao ventre humano, deixa para trás seu estado de GLÓRIA – um ventre, uma manjedoura, uma cruz, uma sepultura e a ressurreição e sua posterior GLORIFICAÇÃO (FL 2).

Em tudo isso, e diante disso, porém, olho para a obra prima de Paulo, a carta aos Romanos, e mergulho de cabeça, pois nada disfarça o PODER DA GRAÇA, o que ela representa de fato para minha existência.

DEUS nunca esteve morto, pois sempre foi DEUS.

ELE cumpriu um rito para mostrar o que realmente era o pecado, que o homem, ao preferir a voz de satanás, colocou em seu coração a morte, que foi totalmente lançada sobre nosso CRISTO Amado, num nascimento e morte que trazem nova razão para viver.

Paulo é nobre ao escrever, dando de dedo no pecado e no diabo, na morte: NENHUMA CONDENAÇÃO HÁ, POIS É CRISTO QUEM MORREU e RESSUSCITOU – Isto é o natal de CRISTO – VIDA.


O ESPÍRITO CONFIRMA - Lucas 1:41

O ESPÍRITO CONFIRMA - Lucas 1:41 

Ouvindo esta a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre; então, Isabel ficou possuída do Espírito Santo.

Quando JESUS andava entre as pessoas tudo mudava, todos sabiam quem era e mesmo tentando negar o fato, ainda assim, havia ALGUÉM muito além dos humanos para testificar que ali estava o FILHO DE DEUS.

Duas coisas notáveis são:

1. Ambas engrandecem ao SENHOR e reconhecem, no ventre de Maria, o SALVADOR e SENHOR;

2. Pelo Espírito Santo, poder de Deus para quem crê, Isabel se mostra sabedora de quem estava ali, em sua casa e de sua indignidade de receber o Senhor ali.

Aprendemos em definitivo que a testificação de quem realmente é CRISTO só se dá pela influência e poder da pessoa do ESPÍRITO SANTO.

"... Isabel diz - e de onde me provém que me venha visitar a mãe do meu Senhor? ...  Maria diz: a minha alma engrandece ao Senhor..." (Lucas 1:43 e 46)

"Estremecer" na presença de JESUS, pelo poder que emana do SENHOR Espírito, mostra realmente os fatores sobrenatural da criança e de sua ligação com o Céu.

Tais revelações não são inatas, posto que a fé para crer é dom de DEUS.

Quando olhamos todo o ambiente de Natal no planeta, algo diferente de mera admiração deve andar de nossa alma: o reconhecimento, pelo ESPÍRITO, de quem realmente é CRISTO, e seu próprio senhorio.

Caso contrário, é tão enfeite quanto às árvores enfeitadas ou o tal Noel, que leva fama, mas nada fez.

Precisamos, para isto, da ação plena do ESPÍRITO SANTO, que além de nós apontar e nos fazer tremer, nos revelar o FILHO , o SALVADOR e o SENHOR.

JESUS VEIO PARA OS SEUS.

Não o rejeite, como fizeram no primeiro século, mesmo tendo vozes proféticas.

JESUS nasceu para nascermos de novo.

A festa de Pentecoste marcou um tempo de transformação no coração das pessoas pelo PODER do mesmo ESPÍRITO que fora derramado para os de DEUS e muitos viram, muitos creram e muitos se converteram - outros não - de que grupo você faz parte?