Pesquisar este blog

sábado, 25 de janeiro de 2025

Pedro - Pedro

Pedro nega a Jesus (MATEUS 26)

69 Ora, estava Pedro assentado fora no pátio; e, aproximando-se uma criada, lhe disse: Também tu estavas com Jesus, o galileu.

70 Ele, porém, o negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes.

71 E, saindo para o alpendre, foi ele visto por outra criada, a qual disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o Nazareno.

72 E ele negou outra vez, com juramento: Não conheço tal homem.

73 Logo depois, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente, és também um deles, porque o teu modo de falar o denuncia.

74 Então, começou ele a praguejar e a jurar: Não conheço esse homem! E imediatamente cantou o galo.

75 Então, Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe dissera: Antes que o galo cante, tu me negarás três vezes. E, saindo dali, chorou amargamente.


16:23 Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens.


Lucas 22:31-34

Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos. Ele, porém, respondeu: Senhor, estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão como para a morte. Mas Jesus lhe disse: Afirmo-te, Pedro, que, hoje, três vezes negarás que me conheces, antes que o galo cante.


Mateus 26:35

Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo.

Mateus 26:54

 Mateus 26:54

Como, pois, se cumpririam as Escrituras, segundo as quais assim deve suceder?

O inevitável por conta de estar escrito.

Eis nosso SENHOR pronto para sua morte e sendo beijado por alguém que "ironiza" e chama de “amigo”.

Sacerdotes, anciãos, pessoas que deveriam conhecer as ESCRITURAS, porém as ignoravam por sua interpretação fora de ordem e sua dura cerviz.

E sabendo de tudo, JESUS não se deixa defender por espadas, tem a seu dispor anjos e nem por eles chama, senão ao PAI a quem recorreu quando em ORAÇÃO.

Não existe melhor CONSOLO para a alma humana do que ir até o PAI e lhe entregar tudo, mesmo diante de tantas pessoas más e aflições que, por estarem escritas, se cumprirão.

Mas tudo tinha FUNDAMENTO, já profetizado e agora a se cumprir.

Esquecemos nos momentos difíceis de duas verdades: “nossos dias estão escritos e determinados” (Salmo 139) e que “todas as coisas cooperam” (Romanos 8).

Não se torna menos doloroso se estamos com DEUS, pois vemos nosso CRISTO sofrer, se sentir desamparado, ser exposto numa cruz – mas a diferença do “está escrito” e do “está consumado” é nossa CONFIANÇA no PROJETO DIVINO para nossas vidas.

Use de SABEDORIA quando for ORAR, deixe no ALTAR as dores, ainda que sejam intensas e se intensifiquem cada vez mais.

Mas não tenha medo: nosso PAI é o mesmo que estava ouvindo seu FILHO JESUS naquele monte, onde o sangue escorria de seu rosto – “SEJA FORTE E CORAJOSO”, assim está escrito e se cumpra.

Mateus 26:36-38

 

Mateus 26:36-38

Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar; começou a entristecer-se e a angustiar-se; ficai aqui e vigiai comigo.

Humano sim, com todas as emoções afloradas como qualquer ser humano que passa pela consciência de que vai morrer.

Tentamos transformar nosso ser em casca de super-herói, quando na verdade nem nosso SENHOR negou suas dores e tristezas.

ELE expressa sua dor da melhor maneira possível: chamando pessoas para estarem com ELE naquele momento de dor e angústia e nisto me recordo do Salmo 116:3-4: "Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza. Então, invoquei o nome do Senhor: ó Senhor, livra-me a alma".

Gosto de completar com este recurso que nosso CRISTO teve em seu momento insuportável: "andarei na presença do Senhor, na terra dos viventes" e "e invocarei o nome do Senhor" (116:9-13).

Mas quero fixar meus olhos em algo importante: JESUS havia dito aos seus discípulos que haveria negação, traição, dúvida, testes e mesmo assim os chama para uma parceria de CONSOLO e amizade, deixando um testemunho de que não precisamos passar nossas lutas sozinhos e que não podemos deixar de pedir socorro: "acolhei-vos uns aos outros" (Romanos 15:7); "levai as cargas uns dos outros" (Gálatas 6:2-5); "procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia" (Hebreus 10:25); "dediquem-se uns aos outros com amor fraternal" (Romanos 12:10).

Se somos de JESUS precisamos agir como Ele agiu e sabendo que mesmo sendo DEUS, chamou os seus para perto de SI: seus amigos.

Mateus 26:33

 

Mateus 26:33

Disse-lhe Pedro: Ainda que venhas a ser um tropeço para todos, nunca o serás para mim.

Como sustentar nossos votos ou palavras?

Assim tem sido na história, DEUS mostrando ao homem que confiar em si mesmo e em sua humanidade é um erro terrível.

Quando JESUS, diante da celebração da Páscoa Judaica, de uma reunião em que ELE renova a ALIANÇA, relaciona com seu SANGUE e oferece aos seus a comer e beber, ELE mesmo está mostrando a GRAÇA SALVADORA, dando entendimento que é DELE que procede a iniciativa de oferecer-se e se dar em favor de muitos.

Pedro e seus amigos querem tomar lugar e dizer que estavam juntos e que eram incapazes de deixá-lo sozinho.

Pedro veio a ser um elemento importante na disseminação da fé cristã, mas isto não o impediu de negar seu MESTRE e SENHOR, de ser repreendido por CRISTO, e ainda ser alvo de ORAÇÃO por JESUS quando dito que satanás estava a buscá-lo.

Precisamos despertar de uma vez por todas para as tais confissões positivas que nada mais são do que melodias para amaciar o ego, coachs que se acham num padrão alto e além do normal humano.

Precisamos entender que a escola apostólica é um gerador de testemunhos dos tipos que emergem na humanidade, e dali saem modelos para comparação: os filhos de Zebedeu tem uma mãe que quer pô-los um de cada lado de JESUS, e seguem Iscariotes e Tomé.

Ao olharmos a necessidade de conversão, veremos que o que somos jamais servirá, se JESUS não reescrever nossa história, não para esbanjar arrogância e vaidade, mas para sabermos quem somos – seres sujeitos a falhas, tais quais aqueles homens.