Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de janeiro de 2026

ATOS 28:25

 ATOS 28:25

Bem falou o Espírito Santo a vossos pais...

Quando pensamos no agir do ESPÍRITO SANTO, sempre imaginamos ações poderosas e transformadoras, como ocorreu no Dia de Pentecostes, ou quem sabe nos inúmeros textos em que vemos o derramar pela imposição de mãos apostólicas.

No entanto, ao citar a pessoa do ESPÍRITO, Paulo havia passado por um “tribunal” em que o arguiram sobre as razões tantas pelas quais queriam os judeus matá-lo.

Interessante que tantos o ouviram, inclusive em seu apelo ao Imperador da época, onde um grupo de pessoas não veem motivo de culpa, mas não tomam partido a ponto de libertá-lo.

Lições? Sim, muitas! Mas destacamos algumas: (a) o fato de não entenderem a mensagem e tentarem persuadir à morte, lembra-nos JESUS, quando está no meio dos fariseus; (b) uma defesa que poderia satisfazer para a liberdade por se tratar da VERDADE, mas que sequer era depurada pela mente deles; (c) um Agripa que comenta faltar pouco para ser feito um cristão.

Todos pecadores. Todos sob a tutela de DEUS. Mas sem DEUS e nenhum deles se convertendo, senão em opressores – DEUS muda quem ELE quer! Ai de nós!

E ali estava Paulo lembrando dos profetas que diziam que o ESPÍRITO não mudaria as pessoas, pela dureza de seus corações, e não havendo interesse divino em mudar.

Resta-nos saber se ainda estamos com o coração duro ou já fomos tocados? Isto deve causar-nos temor...

ATOS 27:25

ATOS 27:25

Portanto, senhores, tende bom ânimo! Pois eu confio em Deus que sucederá do modo por que me foi dito.

Em meio a grandes dificuldades, precisamos saber em quem cremos e se de fato Ele nos fala com clareza.

Não precisamos temer se conosco Deus está, mesmo que perdas ocorram.

Paulo navegava pelos mares revoltos, tempestades fortíssimas e já havia recebido a mensagem angelical de que o barco sofreria perda total.

As garantias eram pelas vidas, mesmo que estas o estivessem levando ao seu destino final, a prisão e posterior condenação - imerecido castigo, porém seguia animando o povo, fazendo-os acreditar no impossível.

Penso que, como JESUS, a quem Paulo servia, sob sua voz, a tempestade cessaria, como de nosso SENHOR.

“Tenham bom ânimo”, dizia Paulo e assim posso replicar em meio às nossas tempestades, mares agitados da alma, tristezas profundas e até mesmo perdas irreparáveis - tenha bom ânimo e confie em DEUS.

Paulo foi provado, sofrido, massacrado e falsamente acusado, pois as trevas haviam se levantado contra ele e não importava o tamanho do que inferno.

Qual a nossa esperança?

Será a mesma de Paulo, ou teimamos em olhar os revezes e valorizá-los mais do que a voz de Cristo que também dizia: "tenham bom ânimo!" (João 16:33)

Escolha hoje o CAMINHO, a JESUS ou siga os seus próprios pensamentos... Em DEUS devemos confiar.


Salmo 62:5

SALMO 62:5

Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança.

O que podemos fazer quando estamos sem o controle das situações?

Simplesmente confiar em Deus.

Por isso, em Deus podemos ter pleno conforto.

Mesmo nas horas mais complexas e inexplicáveis.

E nem sempre obteremos explicações.

Por isso chamamos de esperança, pois Ele é a nossa Salvação - apenas creia.

Quando achei que poderia ter soluções próprias, percebi que não acrescentaria um dia sequer à minha existência, nada poderia mudar pelos meus esforços.

Tudo isso, quando percebi que era "pobre e necessitado".

Mas foi nesta hora que "olhei para os montes" e soube que acima deles estava o "Céu dos céus", onde se assenta poderosamente o CRIADOR de todas as coisas.

E me vendo frágil, fraco e necessitado recorri ao "socorro bem presente na tribulação", de onde extraí mais do que meras justificativas, e pude ter a vida eterna.

Foi ali, nesta minha alma desesperada e triste, que pude encontrar nova razão para viver e agora vivo na esperança do Filho de Deus, JESUS; e ainda silencioso, oro a Ele, em quem minha alma alimenta a esperança.

Foi no meio desta luta que encontrei refrigério e vi minha alma restaurada pelo supremo Pastor.