Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de julho de 2025

Atos 1.11

“...por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir.” Atos 1.11


Vou tirar um pouco do contexto escatológico angelical e imprimir uma ideia que me veio à mente e não soe heresia, afinal tempos muitos caçadores que ao invés de absorver uma mensagem e reter o que é bom, acabam anulando peças preciosas da escrita humana.

Costumo dizer que iluminação dos seres humanos e anjos, até mesmo de jumentas e corvos, cabe ao Poderoso Deus, que a tudo usa para seu propósito, quando nós largamos a sadia e preciosa PALAVRA e dedicamos nossa vida a semear vento.

Claro que devemos e é bíblico rejeitar teses de "velhas caducas" e de gente profana, que acha que pode tudo em nome de DEUS.

Mas não!

Jamais teremos autorização para a blasfêmia, ou seja, criar monstros a partir da revelação divina.

Então, sigamos:

a. Olhar para cima nos gera em CRISTO, que deixou a Terra e ampliou a visão de ETERNIDADE. Porém os servos vestido de branco alertam que ELE voltaria, mas que neste "aguarde", a MISSÃO de "IR E SALVAR AS GENTES" era a grande prioridade. E explico: JESUS ainda não voltou e se vão basicamente dois milênios de espera. Imagina ficar olhando para o CÉU e deixar de cumprir as suas ordens. Quem sabe seja este o teste maior, de replicarmos o AMOR que ELE nos deixou, a fim de olharmos para o próximo e apontar o CAMINHO para o REINO;

b. Cito Mateus, o evangelista, seguidor do MESTRE, que ouviu e anotou uma dica preciosa: "Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me" (Mateus 25:35,36). O advérbio de tempo nos ajuda a pararmos de olhar para o Céu e agirmos: "Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes" (Mateus 25:40). O fato de tirarmos os olhos como aconselharam os anjos não minimiza o fato de realmente "o REI estar às portas".

c. Ainda vou ao texto de Tiago, um conselheiro de tirar o chapéu, por destacar as obras como prova da nossa fé: "Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando" (Tiago 4:17). Veja que ele aplica o verbo saber, ou seja, então façamos. Temos o costume de jogar para entidades o fazer o bem, socorrer as pessoas, quando na verdade somos sal e luz para as pessoas, senão apenas seríamos postes sem alma. E por isso muitos têm sido pisado pelos homens, como sal que perde o sabor. É vergonhoso deixar de olharmos para frente e ficarmos olhando como aquelas pessoas, para as nuvens.

d. E concluo com João: "aquele que não ama não conhece a Deus" (1 João 4:8), "se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é, em nós, aperfeiçoado" (1 João 4:12), e veja, o termo JUÍZO aqui referindo-se como parte da REVELAÇÃO e do AMOR que nos deu o SENHOR, "Nisto é em nós aperfeiçoado o amor, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, segundo ele é, também nós somos neste mundo" (1 João 4:17), e o ponto final, "aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê" (1 João 4:20).

Espero que os sustos do tirar de contexto, acabe por edificar nossa vida.

---------------------

Provérbios 3:27-28: "Não negues o bem a quem de direito, estando no teu poder fazê-lo. Não digas ao teu próximo: Vai e volta, amanhã to darei; tendo-o tu contigo"

Gálatas 6:9: "E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos"

Provérbios 19:17: "Quem se compadece do pobre empresta ao Senhor, e ele lhe recompensará o seu benefício"