Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Salmos 33:1

Salmos 33:1, 22 "Exultai, ó justos, no SENHOR! Aos retos fica bem louvá-lo"


Um dos salmos de Davi que fala sobre pecado perdão, confissão e misericórdia é o 32.


O Salmo 33 abre com a expressão "aos retos" e vamos entender que: (1) pecadores não arrependidos não têm acesso a DEUS considerando que o pecado os separa de DEUS; (2) pecadores não confessos perdem o que chamamos de oportunidade de acesso; (3) pecadores sem um ADVOGADO não têm como entrar na presença de DEUS por ser ELE SANTO; (4) pecadores que passam por CRISTO, têm seu coração arrependido, que confessaram seu pecado seja qual for e deste se livrou, a fim de manter-se diante do SANTO DEUS...

Estes podem ser chamados de retos.

Adequadas as suas vidas a DEUS e a CRISTO, estar em pecado deverá certamente trazer desconforto, incômodo, tristeza.

Se porventura a pessoa peca, acha que tudo está normal, e que DEUS tem que recebê-la como está para ficar como está, tal pessoa não nasceu de novo, não entendeu o chamado à SANTIDADE e tampouco conhece um SALVADOR SANTO que é JESUS. 

Pegar credos humanos envoltos em vontades e desejos decaídos apenas atestará que tal pessoa vive um equívoco, uma cegueira que o levará ao interno.

Estar consciente de que o céu é o local dos retos, é perceber o Salmo 1 ecoando sobre todos os salmos.


Somente aos retos é que se torna lícito e recebido o louvor.

--------------------------

33:22 "Seja sobre nós, SENHOR, a tua misericórdia, como de ti esperamos"

2 Pedro 3:3-4

Ficar firme na fé não é apenas uma proposta, mas uma condição da fé.


2 Pedro 3:3-4 "Eles dirão: “O que aconteceu com a promessa sobre a volta de Cristo? Desde que os nossos antepassados morreram, todas as coisas continuam do mesmo jeito que eram desde o princípio da criação!”

Ouvindo um pastor, já ancião, falando acerca das últimas coisas e da multiplicação da impiedade, vejo motivo para nos aprofundarmos ainda mais nos nossos conceitos de perseverança, posto que muitos podemos ser postos à prova.

E pensei mesmo umas coisas: que para mexer com a fé, nem sempre nos atacam diretamente, mas aos nossos mais chegados, como filhos, cônjuges ou pais e amigos.

Disso, percebo o valor da fé bíblica:

(a) os apóstolos viram em seus dias a dor de permanecerem fieis a princípios – hoje, nos dias de partidos comunistas que perseguem os bons costumes e assim os praticantes da fé, têm posto à prova quem se diz parte da fé cristã;

(b) os argumentos de sistemas sempre passarão pelo critério deles, e não bíblicos – colocarão a PALAVRA DE DEUS em xeque, a fim de enfraquecer convicções morais, dando valor a imoralidade;

(c) desestimularão, por pressão, seja cadeia ou provações, a prática de nossas vozes, pregações, valores cristãos.

Por que motivo digo tais coisas?

Paulo viu em Corinto pessoas duvidando da ressurreição e mesmo dentro da comunidade – logo se colocou contra (1 Coríntios 15:12-13).

Ou preservamos nossa fé em CRISTO ou abriremos mão dela, para estarmos inseridos neste sistema.


----------------

1 Corinthians 15:12-13   12 Ora, se é corrente pregar-se que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como, pois, afirmam alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos?  13 E, se não há ressurreição de mortos, então, Cristo não ressuscitou.

Paulo escreve a crentes.


2 Pedro 3

3 tendo em conta, antes de tudo, que, nos últimos dias, virão escarnecedores com os seus escárnios, andando segundo as próprias paixões

4 e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.

9 Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada;

11 Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade,

12 esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão.

13 Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça.11 deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade,

17 Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza;

18 antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno.


Hebreus 10

O privilégio de acesso dos crentes à presença de Deus

19 Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus,

20 pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne,

21 e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus,

22 aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura.

23 Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.

24 Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras.

25 Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.


35 Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão.

36 Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.

37 Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará;

38 todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma.

39 Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.