Gênesis 12:3 "em ti serão benditas todas as famílias da terra"
Ao lermos este chamado de DEUS para abençoar as famílias da Terra, aprenderemos:
[1] somos abençoados para abençoar, jamais para sermos e guardarmos. Tudo que DEUS faz por nós é para comunicar ao próximo. Senão as famílias sequer reconhecerão a intenção primária de DEUS sobre nós.
[2] há necessidade de mobilidade (verso 1), dinamismo, deslocamento, saídas, despedidas, partidas, seguindo em frente, tendo a coragem de depender do SENHOR. Amplia-se o chamado a este servo em tempo posterior, quando DEUS fala de um herdeiro (JESUS) e ao mesmo tempo requisita a ELE o seu sacrifício. Daí as ações por fé, para que, na dependência de DEUS, as idas e vindas, sejam cobertas pela presença divina.
[3] Davi, posteriormente, comporá o Salmo 40, que relatará detalhes do que é anunciar o que o SENHOR faz em nossas vidas, para que saibam, os próximos e os distantes, que há um DEUS que chama e que sustenta.
[4] sair da casa dos pais e dos parentes é depender de DEUS, somente DELE.
[5] ser bênção não é nada mais que dividir o "CÉU" que recebemos com todos que estarão no caminho por onde passaremos - ir para uma terra, pressupõe passar por muitos locais e ser conhecido. Em meio aos medos e inseguranças, até mesmo em dias da incredulidade de Sara, o erro e a precipitação nos servirá de amostra de que esperar requer plena confiança.
[6] em meio à caminhada haverá gente do bem e gente do mal (verso 3): nossa JUSTIÇA sempre será nosso DEUS, proteção e refúgio.
Assim, e percebendo que quando DEUS chama, se de fato é ELE quem chama e envia, ELE será o responsável pelo sustento e cuidado.
Hoje conhecemos a história da Providência na vida de homens como Moisés, Elias e tantos outros a quem o SENHOR se apropriou, enviou e sustentou.
Confie no SENHOR: eis a vocação de todos os cristãos e povo de DEUS.
Precisamos nos conectar à ORAÇÃO e à PALAVRA, como elementos essenciais aos que reconhecem o SENHOR como DEUS e PAI para extrairmos plena capacidade de entendimento e coragem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário