Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de junho de 2026

SALMO 51:11

 

SALMO 51:11 (I)

Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo

As Escrituras revelam que o acesso a DEUS exige reverência. No Antigo Testamento, o incenso sagrado (Êxodo 30:34-38) - moído e queimado exclusivamente para o SENHOR - prefigurava o sacrifício de JESUS. Quem o copiasse para uso pessoal era copiosamente excluído, pois o que é SANTO exige SANTIDADE.

É nesse universo que Davi mergulha ao clamar pelo Ruah (a vida e presença do ESPÍRITO). Após seu pecado, ele temeu o caos e a rejeição que outrora consumiram Saul. Davi compreendeu que a presença de DEUS era sua maior alegria e que o seu erro ameaçava sua SALVAÇÃO. Ele descobriu, na dor, que o valor da vida reside em um espírito voluntário e submisso, que reorganiza a vida e traz a responsabilidade sobre os atos, reconhecendo que a presença do ESPÍRITO SANTO é condicional.

Devemos vigiar nossas atitudes para não abrirmos vazios na alma que ameacem nossa COMUNHÃO. Mais do que uma certeza abstrata, a SALVAÇÃO exige ZELO, pois custou a vida do FILHO DE DEUS. Desprezar o REINO (ESPÍRITO) em nós é pisar nessa fonte da VIDA.

Viver sem o sopro divino é perder a essência da "imagem e semelhança" do CRIADOR. Que o clamor por um "coração puro" guie nossos dias, para que o SENHOR jamais se retire de nós, sustentando sempre essa relação viva de PAI e filho.


SALMO 51:11 (II)

Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo

A revelação bíblica tem o propósito de moldar o caráter de CRISTO no ser humano que foi salvo pela GRAÇA DIVINA. No precioso momento de confissão e absolvição de Davi, compreendemos o preço devastador de suas escolhas e o peso de suas vivências.

Davi testemunhou seu antecessor, Saul, se perder espiritualmente; ser rei não o ressignificou como homem de DEUS. Davi presenciou Saul ser atormentado por um espírito maligno (1 SM 16:14), experiência que inspirou o temor expresso no v.11. Quando cede à tentação de possuir Bate-Seba e enviar Urias à morte, colheu consequências trágicas em sua vida: violência familiar, traições, exílio e o profundo luto por seus filhos.

A LEI exigia a pena de morte por apedrejamento para os envolvidos em adultério. Ao ordenar a morte de Urias para encobrir seu pecado, Davi acumulou a culpa de homicídio, cuja sentença era a morte.

O clamor do Salmo 51 não é um brado no vazio, mas a súplica de quem viu Saul sofrer o abandono de DEUS, e o temor não era a morte a priori, mas perder a COMUNHÃO com o SENHOR (v.11). Davi recorre à GRAÇA: “Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade”. Pensemos seriamente sobre esse episódio - 2 SM 12:13-31 – pois não há pior coisa que o SENHOR nos abandonar e retirar de nós o SANTO ESPÍRITO.

SALMO 51:11 (III)

Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo

Considere que o ESPÍRITO SANTO está sobre a criação desde o princípio. Sem Ele, a ordem sobre o caos jamais existiria. Ele também é o instrumento de poder sobre o povo de DEUS em vários momentos, como disse Isaías: “o Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas” (IS 61:1).

Essa realidade presencial da pessoa do ESPÍRITO foi ratificada por JESUS ao ordenar: “ficai na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder”. Ele garantiu: “vós sereis batizados pelo Espírito Santo, não muito depois destes dias”, e concluiu: “recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas [...] até aos confins da terra”.

Perceba a clareza com que Davi entendeu essa importância ao clamar a DEUS que não retirasse dele o seu ESPÍRITO. Sem ELE, Davi seria apenas um receptáculo vazio, uma lâmpada sem óleo.

Por outro lado, o que Davi viu em Saul foi alguém que cumpria apenas um protocolo temporal. O fim de Saul foi trágico: jogou-se sobre a própria espada (1Sm 31), um desfecho que nos lembra o de Judas.

Logo, precisamos nos encher do ESPÍRITO, pois ELE é de suma importância para que cheguemos ao final de nossa carreira como crentes e pessoas com utilidade na MISSÃO e CHAMADO ao EVANGELHO da SALVAÇÃO.


SALMO 51:11 (IV)

Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo

O que seria de nós sem o Espírito Santo? Já pensou nisso? Sem Ele, reinaria a escuridão e estaríamos mergulhados no abismo que o pecado e a injustiça geram.

Muitos vivem sem rumo, distantes de Deus. Nós, porém, fomos alcançados pela graça e pelo maravilhoso conhecimento de Cristo. Recebemos a promessa do Consolador, a presença viva do Espírito Santo em nós, o que nos torna filhos de Deus.

É interessante ouvir de JESUS: “se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei” (JO 16:7), e completa deixando a divina missão do ESPÍRITO de DEUS: “quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo - do pecado, porque não creem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado” (JO 16:8-11).

Em Efésios 1, as Escrituras nos lembram de que fomos selados com o Santo Espírito da promessa após crermos na palavra da verdade. Ele é o penhor, a garantia da nossa herança eterna, para o louvor da glória de Deus.

Esse é o mesmo Espírito que Davi temeu perder o contato, a unção e a comunhão. Ao clamar para que Deus não o retirasse, Davi reconheceu que nada somos sem a presença divina. Diante disso, qual tem sido o nosso maior temor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário